Encontre seu filme!

domingo, 9 de janeiro de 2011

5 Cenas Inesquecíveis de 2010

A soma das partes pode não ser sempre melhor que as partes em si: muito melhor do que um ótimo filme é um ótimo filme com cenas memoráveis, daquelas que marcarão para sempre nossa experiência de cinema. São cenas ainda mais profundas do que a própria obra, cenas marcantes, cenas que permanecerão em nossas mentes como um lembrete do quão surpreendente pode ser o cinema.

Abaixo estão as minhas cinco cenas prediletas de 2010. Algumas já são imortais, outras são simplesmente memoráveis, mas todas inesquecíveis. Note, aliás, que elas não estão em ordem de preferência.

Cuidado. Os parágrafos abaixo contém spoilers.

1. A luta no corredor (A Origem)

Como seria brigar com alguém em um ambiente onde a gravidade se altera a cada segundo? Pensando nessa incógnita divertida, Nolan acrescentou ao fantástico roteiro de "A Origem" uma das melhores cenas de luta da década, onde dois personagens trocam socos em um corredor onde o chão de repente se torna teto, e vice-versa. Magnificamente coreografada, é uma cena simples (Nolan utilizou apenas cabos para fazer levitar os atores) e ao mesmo tempo complexa e fascinante (como coreografar uma luta que se desenrola em um ambiente praticamente giratório?) Some-se a isso a música frenética de Hans Zimmer e você terá um dos melhores momentos do cinema em 2010!

2. Zuckerberg e a namorada (A Rede Social)

A riqueza desta cena está, assim como em todo o filme, nos diálogos. Em uma das melhores aberturas para um filme em 2010, Zuckerberg despeja, não intencionalmente, toda a sua arrogância nata contra a sua namorada. Frases ácidas como "Comigo você irá conhecer pessoas que de outra forma nunca conheceria" resultam no rompimento do casal, seguido da resposta da garota, de longe a melhor fala de todo o filme: "Eu sei que você será, um dia, um gênio da computação bem sucedido e que continuará achando que não atrai mulheres pelo fato de ser nerd. Mas não é isso, Mark. Você não atrai mulheres porque você é um babaca!"

3. Soluço & Banguela - Final (Como Treinar seu Dragão)

Não, a cena de que eu falo não é a que se encontra acima. Infelizmente, a DreamWorks é bem mais rígida do que outras empresas no que se trata de divulgação de imagens de seus filmes na internet, e não pude encontrar a cena a qual me refiro. Um dos momentos mais bonitos e talvez o mais profundo em uma animação de 2010, a cena em que Soluço descobre ter perdido a perna na batalha, para ser depois amparado por seu também deficiente dragão Banguela, foi a única de uma animação neste ano a conseguir me fazer chorar. Por si só, já vale o filme inteiro.

4. O treinamento (Karatê Kid)

Sim, trata-se de uma cena clichê. Sim, você vê variações dela em muitos outros filmes de ação. Mas a cena que mostra a evolução do jovem aprendiz nas técnicas do karatê (ops, é kung fu) é tão incrivelmente bem feita, tão esplendorosamente fotografada e acompanhada por uma trilha tão energizante que desperta a auto-confiança de qualquer um. Equivale a Rocky treinando ao som de "Gonna Fly Now". Sua conclusão é magistral, com Jaden Smith finalmente executando o golpe mais difícil da luta (imagem) e a transição que se segue após esse momento é igualmente inventiva.

5. Os brinquedos no incinerador (Toy Story 3)

Apesar de não ter me tocado tão fortemente como o fez com os colegas que me acompanhavam na sessão (as garotas choraram), esta cena sombria de "Toy Story 3" carrega uma tensão; um suspense incomum para o gênero da animação. Clássica cena que diz "tudo está perdido até que...", este é o momento mais triste, desesperador e sufocante de toda a série. Portanto, a salvação que surge em seu final é igualmente intensa, surpreendente e aliviante. É um daqueles mágicos momentos que conseguem arrancar aplausos da platéia.

6 comentários:

  1. A Origem em 1° lugar foi justo. Filmaço, e grande cena!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico com Toy Story, melhor filme de 2010.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando, as cenas não estão em ordem de preferência. Só enumerei porque tenho uma péssima mania de organização! ;D

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar quero afimar minha indignação, por não já conhecer esse blog, mas enfim...Concordo com todas as cenas que tu selecionou ( O único que não assisti foi o Como Treinar Seu Dragão, mas a expectativa é grande muita gente tem falado muito da qualidade dele, vou dar uma procurada ).A Origem chegou pra ficar na história do cinema, Nolan vem conseguindo se superar a cada filme ( Apesar de achar Cavaleiro das Trevas sua obra-prima ). Karatê Kid fiquei surpreso por achar ele na lista, apesar de ter curtido bastante, e ter desconfiado muito dele antes da estréia. Karatê Kid...sendo que ele luta Kung Fu, Jackie Chan ( QUE ESTÁ MUITO BEM NO FILME ), e o filho do Will Smith não me faziam acreditar muito no filme, mas eu estava enganado, o filme é muito divertido e não fica devendo nada ao da década de 1980.A Rede Social o filme é memorável em tudo, não consigo pensar em algo negativo pra falar do filme, ele é ágil, inteligente, os diálogos são FODA, as atuações...A DIREÇÃO, a trilha sonora, edição...porra tudo é muito bem feito, e acredito que ele irá se destacar no Oscar desse ano. Agora pra mim a cena que vai marcar meu ano vai ser a de Toy Story 3 ( EU CHOREI )o filme é lindo, e pra quem era criança como eu que viu o primeiro filme e acompanhou a história se desenvolver durante esse tempo todo é muito legal ver a evolução dos personagens e do processo de animação.

    ResponderExcluir
  5. A cena de Zuckerberg com a namorada é fantástica. Em minha opinião, a melhor de 2010.

    ResponderExcluir
  6. E os clássicos?...cadê os classicos?
    "Horizontes perdidos"....."Casablanca"...cadê?
    "Blade Runner"...tudo bem.....sou bem mais velho do que os frequentadores deste blog...mas....a vida não começou ontem.....logo, deve ter alguma história....

    ResponderExcluir