Encontre seu filme!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006)


Engrassadíssima comédia, com um "provável" talento de Sacha Baron Cohen, interpretando um repórter do Cazaquistão que viaja aos Estados Unidos para fazer suas loucas e descabidas reportagens. Digo "provável", pois não me é certo se ele é realmente um bom ator. É possível que seja, mas até que se prove o contrário... Baron atua em uma comédia que não é necessário requisitos que um grande ator precisa ter. Até porque, qualquer ator que interprete um personagem que conta uma boa piada enquanto atua, consegue arrancar risadas e gargalhadas dos espectadores, fazendo-se assim que sua popularidade aumente. Pode ser que esteja errado, mas talvez esse seja o caso. Mas não pensem que é só em comédias que esse tipo de situação pode vir a acontecer. Na minha opinião, o mesmo acontece com Casey Affleck em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, onde o mesmo interpreta o assassino de uma das figuras mais emblemáticas do faroeste e um dos bandidos mais conhecidos de todos os tempos. Embora seja convincente neste papel, não é competente o bastante e pode ser que nunca venha a ter uma interpretação que chegue, pelo menos aos pés do que ele tentou fazer em O Assassinato...

No caso de Borat, o roteiro une o que muitos podem adorar e outros podem detestar: palavrões, cenas de nudez e sexo, coisas que não valem a pena serem comentadas, devido ao nível de "baixaria" do filme. Algo que pode me desmentir é a indicação do filme a Melhor Roteiro Adaptado. Não achei-a merecida, pois outros roteiros muito mais bem escritos poderiam entrar em seu lugar, como o O Último Rei da Escócia. Fora que, embora a história seja hilária, porém verdadeira, ela não passa de uma piada em relação aos estrangeiros asiáticos. Eu, se fosse "cazaquistanês" (não sei se é assim que se fala), odiaria assisitr a um filme que trata um personagem de minha própria nascionalidade como uma espécie de "bicho do mato" ou como um perdido em um país desenvolvido, ou na linguagem popular, uma agulha no palheiro.

Em relação a atuação de Sacha Baron Cohen, ele aparece muito cômico e é o único artefato do filme que não desagrada, embora também não agrade. Baron atuou em Sweeney Todd, como o personagem que dizia ser o melhor barbeiro de Londres. Nessa interpretação, apesar de ser um dos mais coadjuvantes do filme, é uma das grandes caracterizações do filme de Tim Burton.

Borat é uma comédia muito engraçada que vai agradar a uma pequena parcela do púlblico adulto que gosta de comédia forçadas e uma grande parte do úblico adolescente, embora a censura do filme não aconselha que esses jovens assistam ao filme, devido as cenas "impróprias" e põe impróprias nisso. Mas se você gosta de comédias com piadas extravagantes, uma história (apesar de ser verdadeira), absurda, você irá gostar de Borat.

Nota: 5.0

2 comentários:

  1. Minha comédia favorita! É tão politicamente incorreto e ofensivo que me fascina, kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Borat devia ser estudado, kkkkk. É incrível como ele se utiliza de um comportamente aparentemente "inferior e selvagem" para mostrar o preconceito das pessoas. Ao invés de dizer que elas são, ele as induz a ser. Genial.

    ResponderExcluir