Encontre seu filme!

sábado, 11 de junho de 2011

A garota ideal (2007)


Saber contar uma boa história é um mérito que não pode ser furtado a certos diretores. Em cinema, muitas vezes menos é mais, e basta reunir atores talentosos e um roteiro bem escrito. A garota ideal (Lars and the real girl, 2007) segue exatamente essa linha de raciocínio, ao trazer no centro de sua trama o adorável Lars Lindstorm (Ryan Gosling). Ele é um jovem extremamente tímido, que vive quase isoladamente em uma pequena cidade do interior dos EUA. Todos na cidade já o conhecem exatamente por essa característica, e até sua cunhada Karin (Emily Mortimer, de Ponto final) e seu irmão Gus (Paul Schneider, de Tudo em família) já sabem que o simples fato de contar com sua presença em um jantar de família é uma grande vitória.

Esse caráter arredio de Lars é evidenciado logo no início do longa de Craig Gillespie, quando Karin e Gus apostam entre si para ver se ele irá ou não ao jantar organizado para os três em sua casa. Karin aposta que, dessa vez, depois de numerosos convites, o cunhado irá à reunião, mas Gus não acredita na realização dessa possibilidade. De fato, ele acaba estando certo, pois Lars inventa uma desculpa qualquer para não aparecer na casa da cunhada. Ao mesmo tempo, o protagonista é construído por Gosling como alguém cheio de manias e tiques, que parece encontrar na solidão voluntária um refúgio seguro contra o envolvimento com as pessoas ao seu redor. Seu comportamento preocupa a família e os poucos amigos mas, até então, é apenas um traço marcante de sua personalidade.

A situação começa a ganhar contornos mais graves quando Lars surge com “alguém” muito particular para apresentar à família. Ela atende pelo nome de Bianca, mas não se trata de uma pessoa comum. Há um detalhe fundamental que serve de alarme para todos à sua volta: Bianca é uma boneca inflável, um dado que Lars ignora, mostrado através da maneira que ele trata a nova companhia. Para o rapaz, ela é absolutamente real, e a mulher de sua vida. É por esse detalhe que A garota ideal se torna, ao mesmo tempo, atípico e próximo do seu público. A atitude de Lars pode ser lida como uma tentativa extrema de encontrar um ser para dividir sua vida e suas angústias sem a possibilidade de sofrer qualquer tipo de rejeição. O personagem é o retrato da insegurança, e tentar dialogar com ele é como pisar em ovos. Por conta dessa novidade apresentada por Lars, entra em cena Dagmar (Patricia Clarkson, correta), uma psicóloga que aconselha Karin e Gus a participar da fantasia do protagonista, agindo como se Bianca fosse real.

Inicialmente relutantes, eles acabam convencidos de que esse pode ser o primeiro passo para a recuperação de Lars, que passa a levar a vida com a boneca na mais completa normalidade. Ele a leva a festas, e fala por ela como se ela pudesse se comunicar com ele, causando espanto em todos na cidade. Mas, assim como Karin e Gus, logo todos os habitantes do lugar estarão participando da grande farsa de agir conforme Lars. Contada a sua sinopse, A garota ideal se apresenta como uma comédia. Porém, por trás do verniz cômico, esconde-se uma história comovente sobre a procura de um homem por alguém que o complete. O filme se constrói sob o prisma da melancolia, e os sorrisos que consegue arrancar de seus espectadores são muito mais contidos do que os que se verificam normalmente em películas do gênero. Em linhas gerais, ele pode ser definido como um conto moderno sobre a necessidade de uma companhia, da qual ninguém pode se furtar. Lars, em sua procura pela completude, enfia os pés pelas mãos, mas deixa uma lição importante: nunca devemos recorrer a subterfúgios não-ortodoxos para encontrar nossa felicidade.


A garota ideal também se beneficia de uma trilha sonora envolvente, perfeitamente adequada à atmosfera de desalento do personagem que, no seu íntimo, parece saber que sua namorada não é aquilo que deveria procurar. Como já foi dito anteriormente, a boneca é uma espécie de plano de fuga de Lars, uma fuga de uma realidade com a qual ele se sente incapaz de lidar, fazendo-o recorrer a esse tipo de expediente estranho. O elenco do filme está bastante afiado, e Emily Mortimer se mostra mais uma vez como uma atriz eficiente e tarimbada, na pele de uma mulher que se esforça para entender o drama do cunhado e auxiliá-lo a vencer seus medos. Mortimer tem um currículo precedente respeitável, no qual se destacam Querido Frankie (Dear Frankie, 2004), Ponto final (Match point, 2005) e Paris, te amo (Paris, je t'aime, 2006), filme que primam pelo bom gosto e por roteiros bem escritos. Em Paris, te amo, ela atuou no segmento “Père Lachaise”, dirigido por Wes Craven, em que fazia uma mulher discutindo com o marido no cemitério homônimo. Na briga, intervinha o fantasma do escritor Oscar Wilde, o que dava ao curta um teor de suspense cômico.

Paul Schneider, por sua vez, trabalhou anteriormente em Tudo acontece em Elizabethtown (Elizabethtown, 2005) e O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford, 2007), em que passou quase despercebido. Também é um ator talentoso, e vale conferir seu desempenho na pele de Gus, o irmão mais velho de Lars que parece bastante conformado com a situação do personagem, não fazendo grande coisa para que ele mude. Sua química com Emily Mortimer é notável, e eles entregam juntos ótimas performances. Já Ryan Gosling é um feliz exemplo de jovem talento. O ator consegue “entrar” profundamente em seu personagem, fazendo-o ser totalmente crível e carismático e, por isso, passível de gerar identificação. Seu Lars matiza com discretas sombras tristes a agonia de um rapaz em não conseguir um lugar na sociedade em que está inserido e, principalmente, um lugar no coração de uma namorada de carne e osso. Na verdade, existe uma pretendente para ele, mas Lars não é capaz de enxergar a bela jovem que está diante de seus olhos perscrutadores. Gosling tem uma carreira composta por bons título, entre os quais estão O mundo de Leland (The United States of Leland, 2003), Um crime de mestre (Fracture, 2007) e Half Nelson (idem, 2006), que jamais viu surgir uma vaga para ser exibido em circuito comercial. No mais, A garota ideal chega ao seu fim sem se preocupar em ser objetivo, causando uma sensação de pertencimento àquela história que, com a chegada de seu fim, traz a nítida e incômoda sensação de orfandade. Na simplicidade de seu bom roteiro, escrito por Nancy Olivier, está o bom desenvolvimento de uma ideia interessante, que causa impacto justamente pelo que traz de insólito. Aceitar o convite de assistir ao longa é embarcar em uma experiência de comoção (cuja etimologia é “mover junto”) diante de um personagem que, de tão real, parece estar prestes a saltar da tela a qualquer momento, e a fazer parte de nossos cotidianos de maneira perfeitamente mimética.

Nota: 8,5

3 comentários:

  1. Nao cheguei a ver esse filme ainda. Nao conhecia o trabalho de Gosling, conheci com o Blue Valentine, e depois de ver, fiquei curiosa para ver outros trabalhos do ator. Ele parece ser mto bom, nao?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico mudando a data em que verei esse filme, vou procurá-lo já, segunda vez que ele aparece na minha frente e eu ignoro. Parece ser bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir