Encontre seu filme!

sábado, 2 de julho de 2011

A Última Ceia (2001)


O título 'A Última Ceia', no original 'Monster´s Ball', veio de um costume da Inglaterra no séc XVI, onde na noite da véspera da execução de um condenado a morte, o mesmo recebia uma grande festa, onde todos comiam, bebiam, dançavam e cantavam. A história deste grande filme se concentra em duas histórias que acontecem paralelamente, até que finalmente se cruzam.

O filme mostra três gerações de homens que trabalham no corredor da morte: Buck Grotowski (Peter Boyle), que está aposentado, Hank Grotowski (Billy Bob Thornton) e seu filho Sonny Grotowsky (Heath Ledger). O roteiro aborda o relacionamento penoso entre ambos, onde hank é o capitão da equipe e seu filho Sonny está prestes a presenciar sua primeira execução. A segunda trama mostra Leticia Musgrove (Halle Berry) com seu filho na depressiva espera da execução de seu marido Lawrence (Seam Combs).

O diretor não poupou buscar realismo em suas cenas e extraiu de seus atores grandes interpretações, principalmente nas cenas que foram rodadas na prisão e a execução do condenado. As filmagens aconteceram em uma prisão real, na Penitenciária Estadual da Louisiana, onde o clima favoreceu toda a equipe e os atores, tendo em vista que no período das filmagens, cerca de 95 presos aguardavam sua hora chegar, o que contribui para dar um clima pesado e único na projeção. Nesta mesma prisão, cenas de 'Os últimos passos de um homem' (1995) dirigido por Tim Robbins e 'Irresístivel Paixão' (1998) do diretor Steven Soderbergh foram rodadas.

O roteiro se concentra primeiramente no relacionamento de pai e filho (Hank e Sonny), onde a execução de Lawrence afetará cerca de 5 pessoas dentro do filme. O diretor soube muito bem retratar o inferno da espera para a morte do personagem, onde todos os demais 'sofrem' de alguma forma com isto...Também aborda o pesado fardo de trabalhar no corredor da morte, onde é muito importante que o prisioneiro em suas horas finais, possa ter o máximo de dignidade e paz. Na sequência da execução, Sonny constrói um pequeno elo emocional com o prisioneiro, bem como também vomita na hora em que levam o prisioneiro para a cadeira elétrica, decepcionando o pai. Paralelamente a isto é mostrado Leticia e seu filho, em toda a angústia que cerca esta espera infernal. Seu filho come chocolates escondidos dela, onde ela alivia suas tensões no cigarro e na bebida. Todos esperam um último telefonema...que não chegará...Muitas vezes, o diretor filmou tomadas mostrando os guardas (pai e filho) de dentro da cela, onde os dois também eram prisioneiros de suas próprias vidas. Após a execução, Hank sofre um grande baque em sua vida, onde Heath Ledger demonstra mais uma vez seu enorme potencial de interpretação. O roteiro se volta então para o cruzamento das histórias de Hank e Leticia....

A Última Ceia foi filmado no final da primavera e no início do verão de 2001 em Nova Orleans, como também na Penitenciária Estadual de Louisiana. Devido ao orçamento limitado do filme (cerca de R$ 4 milhões), a equipe de filmagem seria pequena, onde teriam um prazo de 25 dias para filmarem o filme todo, sendo 1 semana de filmagens dentro da prisão. O fotógrafo Roberto Schaefer buscou, sempre que podia, não enquadrar ninguém no centro da tela, exceto o prisioneiro Lawrence. Em todo o filme, apenas ele possui a certeza do que vai acontecer contigo, pra onde vai... Os demais personagens sempre apareciam nas laterais da tela...onde a intenção era deixá-los desequílibrados e desconfortáveis com suas situações...

O filme não apresenta muitos diálogos, onde o silêncio de suas vidas já descrevam bastante o que estão sentindo.... Só após a morte de Sonny é que Hank pôde mudar sua perspectiva e também seu destino. A maioria dos personagens possuem características vulneráveis, odiosas, imcompreendidas e imperdoáveis que nascem da mesma raíz: A necessidade absoluta de serem amados. Hank e Leticia precisam passar por grandes perdas para perceberem isto. A intenção do filme é que este lidasse com emoções e não com ações!

Os atores realmente entregam grandes personagens, onde é aqui que se encontra o trunfo do filme e não em sua história...Interpretações convicentes e emocionantes marcam a projeção. Halle Berry se juntou ao elenco na última hora e concordou com os demais atores, em trabalhar por uma fração de seus salários normais! Sua poderosa interpretação foi digno de Oscar de Melhor Atriz! A arrebatadora cena de sexo entre Leticia e Hank é filmada de forma realista e honesta, elevando este filme a um patamar ainda maior!

Nota: 8.5



Nenhum comentário:

Postar um comentário