Encontre seu filme!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apenas Amigos (2005)


Por que alguns filmes de comédia romântica, com temática bem interessante, como o caso de “Apenas Amigos” (Just Friends), não tem um roteiro mais bem trabalhado? Bom, simples de responder. Geralmente, filmes deste gênero são produzidos para o público relaxar e não refletir como filmes de drama ou suspense. Por ter uma linguagem mais popular e mais fácil de ser compreendida, acaba tendo um roteiro simples e sem nenhuma pretensão. Porém, têm filmes de comédia romântica que são bons com um roteiro forte, como o caso de “Um Lugar Chamado Notting Hill” (Notting Hill, 1999) e “Uma Linda Mulher” (Pretty Woman, 1990).

“Apenas Amigos” é um filme, infelizmente, na média para o seu gênero. Por não apresentar nenhuma novidade técnica e sem um bom roteiro, fica naquela lista de filmes em que não lembrarei daqui a dez anos. Dirigido por Roger Kamble, o mesmo dos mesquinhos filmes “Segundas Intenções” (Cruel Intentions, 1999) e “Tudo para ficar com ele” (The Sweetest Thing, 2002) e estrelado por Ryan Reynolds e Amy Smart, arrecadou em todo o mundo mais de cinqüenta milhões de dólares, o que foi mais do que suficiente para cobrir o custo total do filme. Uma historia leve e incoerente que vou esclarecer agora.

Chris Brander (Ryan Reynolds) é um jovem gordo e nerd que usa aparelho nos dentes e Jamie Palamino (Amy Smart) é uma jovem bonita e desejada pelos homens do colegial, moram em New Jersey e estão na formatura de segundo grau e são apenas amigos, mas, Chris quer ser mais do que amigo e está prestes a dizer isso à ela, só que quando ele vai dizer o que sente, ela fala que o ama como um irmão, o que deixa Chris arrasado por dentro e para piorar a situação ele é vitima constante de humilhação por parte de seus “colegas”. Com isso ele acaba mudando-se para Los Angeles e diz que se tornará alguém na vida.




Rico e namorador, dez anos depois do colegial, Chris agora é um produtor musical e está magro, sem aparelhos, bonito e uma espécie de “sabe-tudo” quando o assunto é a amizade com as mulheres. Seu mais novo trabalho é levar a pop star Samantha James (Anna Faris) para Paris, porém, um acidente o deixa preso por um dia em sua cidade natal e acaba reencontrando todos seus amigos do passado e claro, sua amiga, Jamie. Após o encontro ele vê mais uma vez o seu amor por ela crescer e fica na cidade o tempo necessário para poder ficar com ela. Porém, em seu caminho aparece um concorrente pelo amor de Jamie, Dusty Lee Dinkleman (Chris Klein), um médico, que segundo Chris, é impossível de concorrer com ele para conquistar o amor de Jamie, pois Dusty é um cara perfeito.

A partir daí a historia toma direções previsíveis e nagativas. Um triângulo amoroso surge entre eles. Chris acaba decepcionando Jamie por não ser mais aquele cara por quem ala gostava tanto no colegial. Chris descobre que Dusty só quer ficar com Jamie para se vingar dela, pois no colegial ela não quis ficar com o Dusty. Chris percebe que a ama e vai atrás dela no fim do filme (como todo filme de comédia romântica). Porém, é no final onde o filme me decepciona tanto: Se o nome do filme é “Apenas Amigos”, por que então eles acabaram juntos? Odeio quando um filme não é coerente quanto ao seu título! Ao final percebemos a negatividade que o filme é. Não que seja ruim, mas também não é bom. É um filme com falhas, clichês e falta de roteiro. A temática é boa, mas poderia ser mais bem trabalhada.

O filme trabalha temas interessantíssimos, mas, poderia ser mais bem trabalhado. O tema principal é o amor entre amigos. Quem nunca gostou de uma garota e ela apenas queria a amizade? Acho que todo mundo já viveu uma situação parecida com essa. Outro tema forte do filme é o amor entre irmão. Chris e seu irmão só vivem brigando e discutindo, mas eles se amam por isso. Quem tem irmão sabe que o que o filme mostra é verdade. Quem nunca brigou com um irmão? Acho que todos, mas ainda assim amamos nossos irmãos.

“Apenas Amigos” chega a ser muito divertido, mas é só isso. Nada além de divertido. Sem nenhuma complexidade e pretensão e sem um bom roteiro, é recomendado para apenas aqueles que gostam do gênero e que gostam dos atores. Com uma direção mesquinha e uma atuação abaixo do nível dos atores o filme é fraco e, com certeza, será esquecido daqui a alguns anos.

Nota: 5.0



3 comentários:

  1. Ryan Reynolds está super bem caracterizado no filme ;) Boa análise!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É uma comédia água com açúcar e nada mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. nossa esse ryan reynolds é um gato kkk

    ResponderExcluir