Encontre seu filme!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Como Treinar o seu Dragão (2010)

Nos últimos anos, a Dreamworks veio entregando animações medíocres e que não conseguiam agradar nem as crianças, logo, minha visão sobre a mesma acabou se tornando desanimadora. Seu início, relativamente, satisfatório com animações como Formiguinhaz, O Príncipe do Egito e Shrek foi caindo à partir de O Espanta Tubarões. Após muitos resultados insatisfatórios, me deparei com o trailer de "Como Treinar o Seu Dragão", no mesmo momento senti um pressentimento de que aquele seria mais uma animação boba e sem graça, admito que me enganei. "Como Treinar o Seu Dragão" é, ao lado de Shrek e Shrek 2, o melhor filme da Dreamworks.

Soluço é um jovem viking que possui uma característica que o deixa chateado, o fato de ser filho do chefe da tribo dos vikings e não possuir nenhum traço de coragem e força. Os vikings da aldeia de Soluço caçam dragões que aparecem para pegar suas ovelhas e seus mantimentos. De todos os dragões, há o mais perigoso e jamais visto, o Fúria Noturna que é um dragão que nenhum dos vikings se atreveu a enfrentar. Certo dia, Soluço captura Fúria Noturna, mas não tem coragem de matá-lo e eles começam uma amizade que levará Soluço a descobrir mais sobre as criaturas que seu povo tanto teme.

Como característica notável, o longa se diferencia por possuir diálogos espertos e bem elaborados. Aliás, a parte comunicativa do filme(diálogos e expressões), é muito eficiente pois acabam mostrando muito de seus personagens, tanto os vikings quanto os dragões. Se cada dragão possui uma característica que é diferente em relação aos outros, o espectador pode realmente sentir essas características singulares não só pelo visual, mas também pela caracterização de personalidade de cada um. O roteiro que foi adaptado de um livro, com certeza, levará alguma indicação ao Oscar para Melhor Roteiro Adaptado, caso contrário, seria uma injustiça.
Podemos considerar o filme como também uma grande carga emocional. A química Soluço-Banguela(ou Fúria Noturna) é uma das relações mais bonitas e convincentes da história das animações. Essa relação(homem-criatura) já tinha sido usada em Ratatouille, que também é bastante tocante, mas é usada com um excelente "degrau" para deixar o resultado do filme mais divertido. Enquanto Soluço e Banguela se conhecem mais e cada uma vai conquistando a confiança do outro, Soluço aprende técnicas de dominação não-letal contra os dragões, outro ponto positivo do roteiro, se manter dinâmico e equilibrado.
A parte técnica-visual da animação também é maravilhosa. Os cenários de cada parte do filme são lindos, mostrando muitas formas opostas entre um e outro. Por exemplo, o filme se concentra entre a aldeia dos vikings e o pequeno "oásis" onde Banguela repousa. Através dos personagens, podemos sentir inúmeras sensações que dependem de cada cenários que, por sua vez, dependem do visual destes cenários.

Óbviamente, este filme não é melhor que os filmes da Pixar(WALL-E, Toy Story, etc.), mas podemos perceber que a Dreamworks possui chances de mostrar muito maior e mais criativa do que parece. Com certeza, 2010 será o ano em que teremos gigantes em disputas de animações, Shrek Para Sempre e Toy Story 3 estão nessa briga e já ganharam um fortíssimo adversário.


Nota: 8.0


Um comentário: