Encontre seu filme!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Embriagado de Amor (2002)

foto de Embriagado de Amor

É louvável a um diretor, apresentar a seu público seu talento em obras seqüentes, provando a si mesmo e a todo o resto que seu talento não se resume a mera peça única. Paul T. Anderson conseguiu provar isso. E conseguiu com maestria. Seu trabalho em Embriagado de Amor mostra que sua capacidade atrás das câmeras (e assinando um roteiro) são indiscutíveis. Este filme acerta em com suas propostas, e torna-se um presente a nós, ávidos a uma comédia romântica brilhante e totalmente diferenciada.

Após atingir o ápice com Magnólia, esperava-se muito do próximo trabalho advindo do diretor e roteirista P. T. Anderson, seu projeto em questão seria uma comédia romântica, o que pôs o público com o pé atrás, isso porque, trata-se de um subgênero um tanto desgastado e escasso de originalidades. Entretanto, Embriagado de Amor conseguiu-se firmar num patamar consideravelmente superior a maioria do gênero, pois este consegue aderir aos típicos clichês, situações e cenas atípicas e inovadoras, tornando-se um filme divertido, original e ao mesmo tempo sério.

Conta a história de Barry Egan, um homem problemático e recluso, que tem seu dia-a-dia interrompido quando um estranho acidente de carro acontece, e um pequeno piano é deixado para trás, a partir disso o rapaz acaba por conhecer a mulher pela qual irá se apaixonar, então sua vida passa a mudar completamente em decorrência de tais acontecimentos.

Embriagado de Amor marca a presença de Adam Sandler como o protagonista da trama, ator que até então não realizava grandes façanhas em sua carreira, porém, nesse o roteiro, a direção e o próprio personagem conseguiram extrair de Sandler uma grande atuação, coisa não muito corriqueira tendo em vista o desempenho do mesmo em obras anteriores e posteriores. O mais bonito disso tudo é a seriedade com a qual os problemas pessoais de Barry são abordados, fazendo-nos refletir sobre seu drama, e as venturas e desventuras que o mesmo vive no decorrer da duração.

O elenco todo mantém-se afiado e poderoso. E ainda que seus personagens apareçam menos, o talento que os interpretes transpiram é algo mais que notável. Destacando Emily Watson, vivendo o amor do personagem de Sandler, e o sempre ótimo Philip Seymour Hoffman com seu divertido antagonista Dean Trumbell.


Embriagado de Amor é dotado de simbolismos e mensagens profundas sobre o amor e os problemas de um homem. Anderson imprimiu a força do amor sobre a vida de um cara paranóico e inseguro, e com o desenvolvimento da trama, mostrou o quão definitivo esse sentimento foi na vida de nosso protagonista. Poucas vezes nos deparamos com um roteiro tão estranho e ao mesmo tempo tão profundo. Embriagado de Amor mescla todos os elementos que possui ao seu favor, e destila uma sofisticada e ímpar obra sobre a influência do amor sobre as pessoas.

Para muitos, o filme poderá não agradar, pois não estamos falando de um projeto corriqueiro, trata-se de um filme reflexivo, que possui uma metragem pequena, porém lenta, acompanhando perfeitamente o amadurecimento interno do protagonista. Como puderam notar, o filme é uma comédia romântica inconvencional, e talvez por isso, seus méritos emergem sobre as demais, pois sua força encontra-se não apenas externamente, mas sim em sua lindíssima mensagem central sobre os sentimentos.

O filme possui aspectos que além de o distinguirem da maioria, o classificam como Cult, pois assim como os demais trabalhos de Paul T. Anderson, Embriagado de Amor não agrega todos os públicos, por exigir do espectador mente e sentidos ativos as mensagens e reflexões, para que dessa forma possamos assimilar e sentir a obra por completo.

Por fim, só posso classificar este filme em uma palavra: Lindo! Todo o esmero que Paul Thomas Anderson empregou só confere a este uma força e singularidade ainda maior. Embriagado de Amor possui a beleza e a simplicidade necessárias para concretizar seu maior objetivo (e creio que o de todas as comédias românticas), ser uma obra verdadeiramente apaixonante.

“Eu tenho um amor na minha vida, que me faz mais forte do que tudo o que possa imaginar.” (Barry Egan, Punch-Drunk Love)

Nota: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário