Encontre seu filme!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Indicações ao Oscar - Comentários

Chegou-se, oficialmente, à reta final da mais badalada premiação cinematográfica do planeta. Sem muitas surpresas, a Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas (nome chique da Academia) divulgou hoje, terça-feira (25/01), através de seu presidente Tom Sherak e da vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante do ano passado Mo'Nique, a lista dos indicados para o Oscar 2011. A cerimônia, que se dará no dia 27 de fevereiro, promete poucas surpresas. Aqui vai um rápido comentário sobre as principais indicações.

Brevemente, o Cine Lupinha publicará as apostas de todos os editores para a competição e também para a infame Framboesa de Ouro. Lembrando que este artigo não se trata de uma aposta sobre os possível vencedores, apenas uma análise das indicações.

Melhor Filme
Mo'Nique e Tom Sherak apresentam os indicados à categoria de "Melhor Filme"

Novamente foram dez indicados sem muitas surpresas. A presença de A Rede Social tira grandes chances dos demais filmes dado o favoritismo intenso do filme. Grande vencedor do Globo de Ouro, o filme de David Fincher é o peso-pesado da vez no concurso, sendo considerado uma obra-prima biográfica moderna. Sua vitória é quase certa, mas a Academia pode surpreender com os outros poderosos concorrentes. Entre ele está Cisne Negro, a mais nova avassaladora obra de Daren Aronovsky: este poderoso thriller psicológico tem chances reais de tirar o prêmio do "filme do Facebook". Há também a presença de A Origem, sem grandes chances de vitória: apesar de seu enredo poderoso e da sua abordagem incansavelmente empolgante, o filme é visto pela grande crítica como apenas um "blockbuster com cérebro", nada mais. Outro filme com remotas chances de vitória é Toy Story 3, a terceira animação na história a ser indicada ao Oscar e a segunda da Pixar. Uma eventual vitória da animação pode ocorrer devido à pesada propaganda que os produtores da Disney estão fazendo para promover o filme, pedindo para que os produtores da Academia façam dele "a primeira animação na história a ganhar o Oscar de melhor filme". Os demais concorrentes, enfim, possuem chances quase nulas de vitória.


Melhor Diretor
David Fincher, o favorito da categoria.
O favoritismo de David Fincher diminui nesta categoria, pois outro grande nome, Darren Aronovsky, está em seu caminho. Apesar de se prever a vitória do primeiro devido ao seu favoritismo, esta categoria segue muito equilibrada. Os irmãos Joel e Ethan Coen, lendas vivas do cinema, voltam mais uma vez para a arena da Academia e prometem ser concorrência dura para os diretores citados acima. Os senhores Tom Hooper (O Discurso do Rei) e David O. Russel (O Vencedor) são extremamente competentes, mas oferecem pouca ameaça para os demais concorrentes.

Melhor Roteiro Original
Cena de A Origem, um dos pesos-pesados de Melhor Roteiro.

A Origem, um dos filmes mais badalados do ano, é o grande nome desta lista, embora não possua um favoritismo decisivo. A seu favor pesa a extrema originalidade de Christopher Nolan ao abordar o tema de "sonhos" e convertê-lo em um blockbuster brilhante. O "contra" é que o filme é justamente isso: um blockbuster, e a Academia tem um histórico de certo desprezo por roteiros de filmes "arrasa-quarteirões". A pedra em seu sapato é O Discurso do Rei, com chances reais de vitória mas pouco conhecido pelo grande público, em comparação. Não há grandes esperanças para os demais da lista, e é provável que a disputa fique apenas com esses dois pesos-pesados do cinema.

Melhor Roteiro Adaptado
Cena de Bravura Indômita, a maior bilheteria do irmãos Coen.

Toy Story 3 conseguiu o milagre de se safar da ira do Sindicato de Roteiristas, que queria barrar a indicação do filme para Melhor Roteiro, fosse ele adaptado ou original. A vitória não é tão impossível para a animação, que conquistou quase a unanimidade da crítica norte-americana e é citado como uma das melhores animações da história. Infelizmente, no meio do caminho tinha um A Rede Social, o grande favorito da categoria. A vitória do filme é quase garantida e o outro poderoso concorrente, Bravura Indômita, dos irmãos Coen, fica de certa forma ofuscado perante a universal aclamação desses dois filmes. Os filmes 127 Horas e Inverno na Alma terminam com o título de "enchimento de linguiça" da categoria, com possibilidades de vitória quase inexistentes.

Melhor Ator
Jesse Eisenberg. Sem a proteção do favoritismo de A Rede Social, será que ele consegue?

A briga aqui se dá com três grandes nomes: o novato Jesse Eisenberg, por sua interpretação do robótico Mark Zuckerberg em A Rede Social, Javier Bardem, pelo seu filme Biutiful, e Colin Firth, por O Discurso do Rei. O favoritismo do "filme do Facebook" cai por terra nesta categoria, visto que o ator não foi laureado no Globo de Ouro, tradicional "termômetro" do Oscar. Colin Firth, o grande vencedor do Globo, é o que possui maiores chances, mas a sua disputa com Javier Barden se dá quase no "ombro a ombro", resultando no fato de que o vencedor desta categoria é um dos mais difíceis de se prever.

Melhor Atriz
Natalie Portman, a favorita do prêmio. Graças a Deus, para as concorrentes, que esta competição não é de beleza.

A presença esmagadora da belíssima ex-aluna de Harvard Natalie Portman, com sua atuação em Cisne Negro, ofusca as possibilidades de todas as outras concorrentes. Mesmo que ela e Annete Benning tenha sido as vencedoras de Melhor Atriz no Globo de Ouro (por Drama e Comédia, respectivamente), as chances de Benning ficam diminutas quando se avalia "melhor atriz" como um todo. O favoritismo aqui, portanto, é quase que decisivo e qualquer outra escolha além de Portman será, definitivamente, a surpresa da noite.

Melhor Longa de Animação
Cena de Como Treinar seu Dragão. Perto de Toy Story 3, resta aos demais concorrentes o papel de "azarões".

Dizer que Toy Story 3 é o favorito da categoria é chutar cachorro morto. Pela quarta vez consecutiva a Pixar pode levar para casa a cobiçada estatueta dourada. Perto deste filme, que se tornou a menina dos olhos de ouro para a crítica mundial, os outros dois concorrentes parecem nem existir: O Ilusionista, pequena jóia saída do cinema europeu, é o que menos tem chances de vitória pois, embora possua uma bela arte e um enredo impactante, é simplesmente pequeno demais para o academicismo pujante do Oscar. Como Treinar seu Dragão, a grande surpresa da DreamWorks (e, numa opinião pessoal, o filme que mais merece este Oscar), também oferece pouquíssima resistência.

Últimos Comentários

Numa rápida análise, O Discurso do Rei foi o grande "indicado", com o número de surpreendentes 12 indicações, mas sem chances reais de vitória em nenhuma grande categoria além da de Melhor Ator. Como era de se esperar, o fracasso brasileiro de bilheteria Lula - Filho do Brasil ficou fora da disputa por Melhor Filme Estrangeiro. Mesmo assim, o país tupiniquim tem chances de ganhar o primeiro Oscar de sua história com o inesperado documentário Lixo Extraordinário. E Helena Boham Carter conseguiu uma indicação para Melhor Atriz Coadjuvante, mas não graças ao parado Harry Potter 7.1 e sim a O Discurso do Rei.

9 comentários:

  1. Ótimo texto para cada categoria...
    Os meus preferidos são 'Cisne Negro' e 'A Origem', porém se formos esperar do Globo de Ouro 'A Rede Social' ganhará, mas vale lembrar que ano passado 'Avatar' se consagrou campeão no Globo de Ouro, porém perdeu para 'Guerra ao Terror' no Oscar, então, acho que haverá grandes surpresas nessa edição do Oscar!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as indicações foram previsiveis, apesar de algumas surpresinhas (me surpreendi quando vi os nomes de Nicole Kidman e Javier Bardem pra melhor ator e atriz). Espero que o dia da premiação nos traga mais boas surpresas.

    Mas acho que A Rede Social leva mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ficarei muito feliz se A Rede Social ganhar, é um ótimo filme, e sou um grande fã de David Fincher. Apesar de que Toy Story 3 é muito bom, mas mesmo assim, torço por A Rede Social.

    ResponderExcluir
  4. Nolan de fora, Ilha do Medo e O Escritor Fantasma sem nenhuma indicação. Sinceramente, se não fosse pelo Fincher, Bale e a Portman, esse ano o Oscar seria bem chato.

    ResponderExcluir
  5. Vou torcer por Cisne Negro mesmo, apesar da quase certeza de que o filme do Fincher leva.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o filme com mais cara de Oscar é "O Discurso do Rei", pois o melhor filme deveria ser aquele que reúne o máximo de qualidades. Este tem produção caprichada, elenco bom e um interessante ponto de partida. Mas analisando os últimos vencedores, provavelmente o prêmio irá para a "Rede Social", infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Guilherme, nos últimos anos, a Academia só tem ido pelo favoritismo, e não pela real qualidade das peliculas. Uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Ainda tenho a esperança de que Cisne Negro ganhe...hehehe...
    No quesito surpresa, a indicação da Nicole Kidman foi menos surpreendente do que a indicação da Michelle Williams, já que Kidman vem sendo indicada em todos os prêmios na categoria de Melhor Atriz e Williams foi sendo indicada nos últimos prêmios - porém importantes. Bardem também foi outra surpresa e Oscar sem Nolan em direção é demais, A Origem é brilhante; Não sei Bravura Indômita dos irmãos Coen que tiraram a indicação de Nolan, então é só esperar dia 27 de fevereiro pra ver o que vai dar!!!

    ResponderExcluir