Encontre seu filme!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Última Música (2010)


Miley Cyrus, a tão famosa e querida pelas adolescentes Hannah Montana, se tornou mais uma daquelas atrizes que tentam provar que possuem algum talento, quando na verdade, deveriam permanecer em seus seriados televisivos e gravação de videoclipes (Béyonce, Jennifer Lopez…). Não que haja problema em tentar papéis diferentes, mas o fato é que, para todos nós, existem limitações, e Cyrus prova isso neste A Última Música, adaptação do romance do escritor água-com-açúcar Nicholas Sparks (autor de Um Amor para Recordar e Diário de uma Paixão, além do recente Querido John), e onde a atriz teen tenta seu primeiro papel sério.

Na história, Miley Cyrus é Ronnie, uma adolescente com alguns problemas que, junto de seu irmão, vai passar o verão com o pai; este, divorciado da mãe dos garotos. Lá, ela precisa redescobrir os seus valores e “aturar” o amor de um pai que se arrepende amargamente de tê-los deixado.
Desta breve sinopse, podemos perceber que o problema central do filme está na própria obra literária de Nicholas Sparks. Novamente utilizando uma trama básica e completamente previsível, foi difícil para a diretora estreante Julie Anne Robinson conseguir escapar das armadilhas maniqueístas do roteiro, que possui inúmeras situações premeditadas, feitas com o único objetivo de emocionar a quem assiste. Tudo o que se passa na tela é mais do que óbvio: a protagonista é uma adolescente irritante, enquanto que o pai tem como único objetivo recuperar o amor de sua filha. Não poderia faltar, é claro, o irmãozinho inocente e metido a adulto e, o essencial, o galã bonitinho e sarado, em cuja primeira cena já surge suadinho e sem camisa, pronto para fazer a protagonista suspirar e, evidentemente, as adolescentes de 13 anos, fãs de Miley Cyrus, que estarão assistindo a esta montanha de clichês.



Falta para Sparks a sutileza para esconder toda essa previsibilidade, afinal, é possível utilizar os clichês ao seu favor. Todos os conflitos possuem conclusões apressadas, e por vezes, inverossímeis. O que dizer, por exemplo, da cena em que o pai vai até a praia onde a filha está protegendo ovos de tartaruga apenas para afastar o interesse amoroso da garota de perto dela? Algumas cenas depois, já vemos o pai feliz da vida pelo fato de sua filha ter beijado o rapaz! Nada menos que constrangedor.
Do mesmo jeito que Sparks é isento de sutileza, a diretora Robinson não apresenta a mínima força de vontade para criar algo interessante no que diz respeito ao andamento da trama. A diretora apenas leva a história adiante, não mostrando nenhuma força de vontade em tornar a história menos cansativa ou arrastada. A diretora não cria nenhum momento genuinamente bom, dando para cada cena o seu toque forçado e irritante.

E como já dito, Miley Cyrus prova que é uma atriz (ainda) cheia de limitações. Ora, para alguém que, até ontem, só participava de um seriado meia-boca da Disney, uma boa atuação não era de se esperar, certo? Dito e feito: Cyrus não apresenta a mínima segurança em cena, devendo principalmente nas cenas mais duras, quando não consegue transmitir nenhuma emoção realmente verdadeira. Pelo menos, a atriz admitiu publicamente que precisa tomar aulas de atuação, o que já é um ótimo pontapé inicial.


Liam Hemsworth, que interpreta o par romântico de Cyrus, não passa de um modelo em cena, que só faz exibir seu rosto bonito e corpo bem definido. Bobby Coleman, que já havia realizado um interessante trabalho em Ensinando a Viver, aqui possui pouco espaço como o irmão da protagonista, soando completamente desperdiçado, e por vezes insuportável. O único ponto forte do elenco é Greg Kinnear, que surge bastante à vontade em cena como o pai da protagonista.

Ao final, A Última Música não passa disso: um trabalho insosso e preguiçoso, feito com o único objetivo de levar o espectador as lagrimas a todo custo e passar a imagem de que Miley Cyrus está se tornando uma atriz séria. Será preciso um exemplo bem melhor…

Nota: 3.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário