Encontre seu filme!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Maurício Saldanha vs. Pablo Villaça


Antes de começar, um pequeno comercial para um amigo cinéfilo: http://www.youtube.com/IcaroMPA :P

O crítico de cinema, Pablo Villaça, que criou um dos primeiros portais que falam especificamente sobre cinema, o "Cinema em Cena", fez uns vídeos em Julho de 2010 em que ele criticava a posição sobre o fundador do portal "Cabine Celular", Maurício Saldanha, que defendia a série Twillight, ou Crepúsculo. O video de Villaça fora muito bem recebido pelo público cinéfilo, mas muitos também criticaram sua posição, mas o video de Saldanha recebera muitas avaliações negativas do público e até fora insultado como homossexual por defender a tão polêmica série.

Ontem (17/02/2010) aconteceu um estopim da rixa entre os dois. Pablo Villaça lançou comentários bem ácidos, no Twitter, sobre o vídeo em que Saldanha comenta sobre 127 Horas falando que Maurício era um "câncer na crítica cinematográfica" e que ele fez erros muito feios por confundir os termos "edição" e "montagem". Acontece que Pablo não citou Saldanha diretamente, apenas deixara implícito, o fundador do Cabine Celular acabou descobrindo por meio de outros internautas e ocorreu uma discussão via Twitter, mas Maurício decidiu que os dois discutissem via Skype que seria transmitido para o Ustream.

A DISCUSSÃO

Estava acompanhando a discussão e tenho que dizer que fiquei um tanto decepcionado com o fato da discussão ter sido muito mais pessoal do que profissional. Óbviamente a conversa tinha como alguns assuntos o cinema, mas noto que a chateação sentida pelo Maurício era muito mais pessoal, pois ele achou que os comentários do Pablo foram mais diretos à pessoa do que críticas construtivas sobre seu modo de falar sobre os filmes, tanto que Saldanha se mostrava muito magoado quando disse sobre o termo "câncer na crítica cinematográfica". Então, na minha opinião, acho que teria sido bem melhor se os dois falassem em particular do que transmitir para tantas pessoas que, no chat Ustream, dividiam-se em inúmeros insultos tanto para Villaça quanto o Saldanha. Mas, nem por isso, acho que a discussão não saiu positivamente para os dois lados que, acho, saíram com suas visões sobre si mesmos mudadas.

Quem assiste os vídeos do Cabine Celular sabe que o estilo do Maurício é muito mais imperativo e que quer mostrar a imediata reação sobre o que ele sentira sobre o filme. Tanto que no vídeo que fora criticado pelo Villaça, ele chega a tirar a camiseta e soltar grandes exaltações sobre o longa. Demorou um tempo para entender o porquê de Villaça ter feito comentários que criticassem o estilo do Maurício, acontece que isso é explicado. Segundo Pablo, o que se torna prejudicial no Cabine Celular é a falta de experiência e afinidade de Saldanha com os termos técnicos do cinema e também o fato de ter um público tão grande e passar a este afirmações errôneas que poderiam influenciar o desenvolvimento do conhecimento das pessoas sobre tal filme que viram. Muitos falaram que o Maurício não estava sabendo falar, estava atropelando, pulando de assunto, dentre outras coisas. Sobre isto tenho a dizer que, concordem comigo, esta discussão entre os dois deveria ter sido muito mais pessoal e subjetiva do que algo público, afinal se alguém se sentia ofendido o assunto não deveria ter ido ao público ou qualquer rede social aberta para todos. Então, acho que as críticas ao Saldanha não seriam muito apropriadas pois era ele que se sentia ofendido, ele que queria entender e isto torna um assunto muito mais particular para os dois.

Concluindo este (mini)comentário, creio que aprendi mais sobre a personalidade destes dois ícones cine-maníacos da internet do que aprendi sobre o cinema, lembro-me de citações de filmes como Antes do Amanhecer, O Discurso do Rei e, claro, 127 Horas. Fiquei muito contente com o reconhecimento do Pablo em relação ao Cineplayers, Omelete, entre outros grandes portais do cinema. Falando em personalidade, acho que o Maurício compreendeu que seus conhecimentos em vocabulário cinematográfico deveria ser mais estendido e ser mais profissional no que faz, afinal o Cabine Celular tem um público bem grande. Sobre o Pablo, o crescimento dele foi muito mais ético(que ironia!) do que cinematográfico, ele é um tanto arrogante, mesmo que seja um crítico brilhante na minha opinião. Compreendendo que ofendeu o Maurício, Pablo reconhece o que fez e pede desculpas, demonstrando humildade por sua parte, admitir abertamente que errou, algo que nunca tinha visto antes em suas críticas ou videos, mas não importa já que isto é mais uma característica marcante se sua pessoa.

Então, este comentário não ficou muito grande, só foi algumas impressões que eu tive da conversa. Desejo que o Maurício continue com o Cabine Celular que é um canal muito interessante e bacana, também que o Pablo continue a escrever excelentes críticas e que minha admiração por ambos continue.

12 comentários:

  1. Ótima matéria, João.

    Mas eu, particularmente, tenho uma grande simpatia pelo Villaça, pois diferente do Saldanha, ele possui um excelente auto-controle, além de um ótimo senso de respeito. O Saldanha é histérico, gosta de chamar a atenção, além de seus comentários serem muito óbvios.

    É isso ;)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não vi essa discussão, mas, como já ão gosto do Saldanha mesmo, prefiro me abster de comentar, hoho! Mas, pelo que to vendo, Villaça fez o que um monte de gente gostaria fazer há muito tempo, hoho! Villaça forever!

    ResponderExcluir
  3. @Rafael W.
    Comentários obvios? hauhauhau como assim? o cara se emociona no cinema usa mais o coração dentro do cinema diferente do villaça

    @Márcio M Andrade
    O grande problema do villaça é a arrogancia e achar que é o dono do mundo, o cara é extremamente didático em tudo q critica, pessoas como ele só faz pessoas e mais pessoas se afastarem do cinema

    Mauricio Saldanha tem uma legião de fãs bem maior que o villaça e isso é indiscutivel, o cara sente cinema na alma diferente de outros, cinema é vida, cinema é sentimento, mas parece que a maioria dos que acham "espertos" já esqueceram disso

    O grande problema que vejo é o preconceito com a saga crepúsculo, é de uma infantilidade isso inacreditável, nao julgo pelo filme mas é fato que é uma obra que arrecadou milhões e vai arrecadar ainda, mas as pessoas insistem em criticar tudo aquilo que faz sucesso, isso é triste no brasil

    CINEMA É VIDA MEUS AMIGOS,

    ResponderExcluir
  4. O fato do Mauricio Saldanha ser mais popular que o Pablo Villaça é só um reflexo da IDIOTIZAÇÃO que existe nos meios de mídia atuais. Isso sim é triste.

    ResponderExcluir
  5. @Rafael Medeiros

    Suas frases são totalmente injustas. Qualquer pessoa que assiste um bom filme se emociona, inclusive o Pablo, basta ver algumas críticas ou audiocasts que perceberá. Ex.: Eu me emocionei em Titanic, mas não chorei. Minha irmã derramou litros, isso significa que ela é mais coração que eu?! Sem sentido.

    Pablo arrogante? Sim ele é deixa isso claro. Agora, o que há de errado em ser didático em tudo que criticar. Seria sensacional se todas as pessoas que realizassem uma crítica, explicassem o motivo ao invés de simplesmente xingar/criticar.

    Sobre o Saldanha ter uma legião de fãs maior, bem.. você está errado. Conte o CinemaEmCena (site do Pablo) e entenderá do que estou falando.

    Por fim, não há preconceito com Crepúsculo (ok, de algumas pessoas sim). Para a maioria, o problema são os filmes, que sim são ruins e isso é um fato inegável. Atuações ruins, direções grosseiras, efeitos especiais escrotos, etc.

    ResponderExcluir
  6. Olá João... Analisando seu comentário e obre minha opinião a respeito, percebo que o Maurício é um cara que coloca suas críticas através da emoção própria como se ele quisesse estabelecer aos seus espectadores uma ordem de "não vá assistir por que é uma porcaria", com certeza ele tem consciência de que as coisas não funcionam assim. Já sobre o Pablo, não tenho muito o que falar pois estou conhecendo o estilo dele agora. Já acompanhava o Maurício a mais tempo e percebi essa arrogancia quando elem criticou os filmes PADRE e O ÚLTIMO MESTRE DO AR e até outros que não me recordo. Com todo o direito de opinião, continuo essa participação falando que esses dois filmes me agradaram sim e que a opinião do Maurício não influenciou a minha, afinal ele com a dele e eu com minha. É claro! Fiquei sabendo justamente hoje sobre a tal polêmica e quando vi esse post resolvi me manifestar. Tenho também um blog e estarei adcionando o seu por lá. Estou um pouco sem tempo para atualizações, mas voltarei as mesmas o quanto antes. Parabéns pelo Cine Lupinha!!
    Meu blog e canal www.megaschoolclips.blogspot.com / www.youtub.com/newmegaschoolclips

    ResponderExcluir
  7. O Pablo é fantástico isso não entra nem em discussão, porem NÃO ACHO QUE A CRITICA SEJA PELO LADO PROFISSIONAL, caso fosse mesmo ele teria feito a muitos e muitos outros críticos de cinema, e AFINAL POR QUE O MAURICIO?
    Tá eu escutei os motivos dele, agora não posso deixar de lado meu "pé atras" com isso, por que afinal ele foi bem mas muito especifico com o Mauricio, isso eu não intendi.

    Falo como um GRANDE fã do Mauricio, acho ele um cara fantástico, e tbm como critico de cinema.

    BASTA ENTENDER QUE ELE FAZ UMA CRITICA DIFERENCIADA. NÃO É AQUELA CRITICA COMUM. E ISSO DEVE SER VALORIZADO.

    Acho que o Pablo perdeu a "oportunidade de ficar quieto", afinal se ele queria mesmo ajudar o mau, pq colocar isso em publico daquela maneira ...

    ISSO ESTÁ ME CHEIRANDO OUTRA COISA, não sei o que ao certo, mas não acho que seja pelo lado profissional.

    ResponderExcluir
  8. Não quero opinar sobre fofoca!

    Só vou falar da minha opinião e experiência com os dois.

    Não acho o Pablo arrogante, acho q ele tem opiniões contundentes só isso, agora o didatismo já citado é apenas coerência intelectual, pq jornalismo é informação, fato, pesquisa, reportagem e opinião.

    Já o Saldanha só emite opinião (erroneamente interpretada como emoção por muitos), deixei de me divertir com vários filmes depois de assistir as "críticas" do Maurício pela expectativa gerada por ele no calor do momento.

    O Maurício carece em muito de coerência nos argumentos dele, por preguiça e ignorância Intelectual. As pessoas não são auto-ditatas para exercer a profissão de crítico, estudam Jornalismo, Filosofia, Lógica e etc para terem a capacidade de dissertar com propriedade sobre os temas abordados em suas teses, como defesas de Mestrado ou Doutorado, um editorial de verdade como é uma resenha de um filme ou uma crítica de verdade.

    Esse pseudo-jornalismo de blogs e afins criam esses "intelectuais de Wikipédia", isso me deixa extremamente preocupado com as gerações futuras que se formam intelectualmente só com a internet. Acho que é essa a preocupação das pessoas que criticam o Maurício, que tem sim muita responsabilidade sobre os fãs dele, e pelas opiniões que ele expressa na internet sem embasamento para tanto.

    Mas acho o Maurício extremamente competente do ponto de vista da subjetividade, como ele é carente técnicamente acho q ele poderia explorar mais o conteúdo artístico autoral e subjetivo dos filmes que ele "critica".

    Abraços à todos, e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  9. Fato que vc nota que o Pablo é um crítico profissional respeitoso! Já o Maurício é na verdade um pseudo-crítico amador que se acha o tal, arrogante ao extremo, gosta de chamar atenção, histérico que chega a ser ridículo!

    ResponderExcluir
  10. "Segundo Pablo, o que se torna prejudicial no Cabine Celular é a falta de experiência e afinidade de Saldanha com os termos técnicos do cinema...". Não se trata da afinidade com termos técnicos e sim a falta de embasamento.

    ResponderExcluir
  11. Olá, o meu comentário já vai com algum tempo de atraso, mas estava a ouvir um rapadura cast sobre o justin bieber, e ao ouvir os comentários de Maurício Saldanha não pode deixar de ficar com uma curiosidade: será que existem criticas ao Maurício Saldanha. Encontrei este post, tenho apenas a dizer que cada um é livre de ter a opinião que quiser, desde que não se ache o dono da razão. Acompanhando o repadura cast (podcast sobre cinema) tenho percebido a agressividade com que o Sr.Mauricio defende as suas opiniões e maior ainda a violência com que crítica as opiniões contrárias à sua. A meu ver é uma atitude intolerante, e como tal merece um tratamento semelhante. Já encaminhei o link desta discussão no youtube para ver mais tarde. Para finalizar, não sou minimamente fã do fenomeno Bieber, logo não partilho das opiniões "impostas" pelo poscaster mensionado.

    ResponderExcluir
  12. O Maurício não faz crítica de cinema, ele apenas compartilha sua opinião e sentimentos. O Pablo é crítico de cinema e, como tal, analisa filmes a partir de questões técnicas.

    ResponderExcluir