Encontre seu filme!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)


♪ Ela,
pode ser a razão pela qual eu vivo
O porquê e pelo que eu estou vivendo
A pessoa que cuidarei nos tempos e nas horas mais difíceis
Eu irei levar as risadas e as lágrimas dela
E farei delas todas as minhas lembranças
Para onde ela for, eu tenho que estar lá
O sentido da minha vida é ela.

(Trecho da canção "She" de Elvis Costello)

Durante nossa vida, situações improváveis e totalmente surpreendentes vêm a acontecer, alterando misteriosamente os fatos posteriores e, eventualmente, nosso futuro. Trabalhando com este dilema temos uma das comédias românticas mais belas e ternas do cinema, que mostra o quão imprevisível pode ser o amor, e como este, de alguma forma, afetará nosso destino.

Julia Roberts é a estrela da produção, em todos os sentidos, pois esta encarna no filme uma renomada atriz de nome Anna Scott (que seria como um alter-ego seu na película), uma estrela consagrada do cinema que possui grande destaque na mídia, e uma imensa legião de fãs. Eis que em um fatídico dia, ela entra numa simplória loja de livros de viagem, e depara-se ocasionalmente com o dono do estabelecimento (Hugh Grant). Os dois se apaixonam, porém este relacionamento passa a ser ameaçado quando fofocas e boatos da imprensa começam a ser espalhados.

Notting Hill ao longo de toda a sua duração não pretende apresentar nada de revolucionário ou incisivo ao seu gênero. Absolutamente. E através desta simplicidade que este demonstra maior mérito, contar de uma maneira honesta e bonita, uma história cativante, envolvente e realmente, apaixonante.


Para ilustrar esta historia de amor é usado um contraste entre o mundo da fama e da riqueza vivido por Anna, e o mundo da simplicidade vivido por William, estes dois universos divergentes, cruzam-se de uma maneira inesperada, e durante toda a duração do filme percebemos o amadurecimento de ambos os personagens ao conviverem em realidades paralelas a suas.

Mostra, sobre as situações que o destino impôs a este improvável casal, o significado do amor na vida das pessoas, como elas podem se aprimorarem, se analisarem e se conhecerem a partir deste sentimento. Os clichês de Notting Hill reforçam a convicção de que esta obra não tentou reinventar seu gênero, entretanto, mesmo desta maneira o filme conseguiu consagrar seu nome e semear sua fama pro entre o final da década de 1990. Hoje, é uma das comédias românticas mais apreciadas e queridas pelo público.

Notting Hill é dotado de mensagens verdadeiras e honestas sobre o amor e a fama, destacando principalmente a importância e relevância destes para a vida de uma pessoa. Mostra através de sua trama a importância vital deste sentimento na vida das pessoas, podendo-se viver por ele, mesmo que para isso se abdique de tudo.

Em meio aos altos e baixos do relacionamento entre Anna e William podemos identificar nós mesmos ali, em projeção. Afinal, quem nunca sofreu por amor? E é através das idas e vindas do casal de protagonistas que Um Lugar Chamado Notting Hill toca de forma mágica neste sentimento, mostrando suas incoerências, suas dificuldades, mas acima de tudo, seu esplendor.

Nota: 8.0



2 comentários:

  1. Esse filme é uma das minhas comédias românticas favoritas. É uma daquelas obras que você não se cansa de rever. E isso é um testamento enorme à qualidade do trabalho de "Notting Hill".

    ResponderExcluir