Encontre seu filme!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cinema - Faça você mesmo!

Uma coisa certa em quem edita e freqüenta nosso blog é o amor pelo cinema. Seja apenas como diversão ou como um instrumento de realização artística, todos aqui têm em comum a paixão pela sétima arte, pela magia de ver uma história contada através da grande tela. Muitos são apenas admiradores, sejam críticos profissionais ou leigos, que adoram estar do "lado de cá" da tela.


Entretanto, muitos outros são como eu, aspirantes a diretores, que realizam obras pequenas mas sempre importantes para nossa realização pessoal. Além do mais, como disse James Cameron, "todo filme, mesmo o menor deles, acrescenta algo ao cinema". Este post é um chamado a todos que desejam trabalhar com cinema e que já realizaram alguma obra (qualquer obra mesmo, mesmo que tenha sido exibida apenas no YouTube). Seguem-se abaixo quatro curtas que eu dirigi e roteirizei nos meus tempos de escola (não tão longe assim entrarei na faculdade esta segunda, he, he!).


A todos aqueles que já dirigiram, roteirizaram ou produziram, e que possuem seus vídeos disponíveis na internet, eu peço que enviem os links para meu e-mail (dcysne@gmail.com), seguidos com a identificação do autor da obra, claro! Publicarei suas produções* aqui no blog, que poderão ser comentadas e avaliadas pelos internautas e pelos editores!


Uma Constituição para a Bruzundanga (2008)

O glorioso país da Bruzundanga acabou de se tornar República! Mas um problema sério persiste: como organizar uma nova constituição? Para resolver tal questão, ninguém melhor que os competentes políticos bruzundanguenses! Adaptação de um capítulo ("A Constituição") do livro de Lima Barreto, "Os Bruzundangas". Vídeo em duas partes.

Como Preparar um Suco de Laranja (2009)

Fazer um suco de laranja é uma arte milenar que exige paciência, habilidade e talento fora do comum. E um garotinho desastrado vai acabar descobrindo essa verdade da pior forma possível...

Exorcismo (2010)

Quando um jovem rapaz é possuído pelo poderoso demônio Caatinga, resta à sua mãe procurar a ajuda de um desastrado padre para exorcizar o coisa-ruim. Entretanto, nada é tão fácil quanto parece... Vídeo em duas partes.


Tribute to Life (2011)

Este pequeno documentário ativista é, como diz o título, um tributo à beleza e à elegância da natureza. Valendo-se de uma compilação de vídeos do YouTube** e do belíssimo clássico "Born Free", cantado por Matt Monro, este vídeo pode causar certa polêmica por sua mensagem final, mas é inegável que todas as pessoas apreciarão a riqueza e a diversidade do mundo que nos rodeia. Vídeo em inglês***

*Isso não é nenhuma competição, é apenas um chamado para compartilharmos experiências e resultados cinematográficos. Entretanto, o CineLupinha preza pela qualidade, portanto os vídeos também precisam cumprir com alguns pré-requisitos básicos: 
1) Ter uma boa definição de imagem (não precisa ser nenhum high-definition, mas também não pode ser uma imagem de câmera 0,3MP!)
2) Ser uma obra cinematográfica, óbvio, e não aqueles vídeos caseiros de seu gato fazendo alguma coisa fofa!
3) Postarei a sinopse do filme abaixo de cada vídeo. Valerá a sinopse que se encontra no YouTube (ou em outro site de vídeos, se for o caso). Caso o realizador deseje uma sinopse diferente, pode mandá-la junto com o link do vídeo para meu e-mail.


**Nenhum direito autoral foi violado, visto que é uma produção sem fins comerciais;


***A adoção do idioma estrangeiro foi necessária para abarcar uma audiência mais ampla.

2 comentários:

  1. Gostei do blog. Parabéns!
    Abraços,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gostei da iniciativa. Conheci o blog pelo site Cineplayers.

    Tenho dois curtas para enviar:

    1
    Garoto ao verificar quem estava batendo a porta é surpreendido por um assassino em série que faz tudo parecer um acidente.
    http://www.youtube.com/watch?v=34QgZPVv-Ok

    2
    Um ladrão de conhecimento.
    http://www.videolog.tv/CINEATO

    Herácliton Caleb

    ResponderExcluir