Encontre seu filme!

segunda-feira, 21 de março de 2011

De Olhos Bem Fechados (1999)


Stanley Kubrick realmente possuía um imenso fascínio por questões pouco abrangidas em produções cinematográficas corriqueiras, e sobre estes tópicos, o cineasta guiava discussões consistentes a partir do desfecho de cada uma de suas películas; estes debates surgiam através das interpretações e hipóteses que o espectador era permitido construir a partir de todo que lhe foi apresentado, sendo assim, os filmes de Kubrick até hoje, inspiram mais do que respeito no círculo cinematográfico, eles ainda promovem análises completas e atuais sobre problemas e assuntos envolvendo nosso meio social e humano.

De Olhos Bem Fechados é uma belíssima carta de despedida aos amantes do bom cinema, a qual após sua projeção, temos a plena certeza de que o aquele foi um último capítulo digno escrito por um gênio que deixou-nos um legado brilhante, que com certeza, enriqueceu os de seu público e acrescentou a arte de se fazer cinema. Este desfecho da filmografia de Kubrick corresponde a um de seus filmes mais controversos e peculiares, isso porque, além de ter sido repudiado por grande parte do público e crítica no período de seu lançamento, a produção não se encaixa definitivamente em um único gênero, sendo visto por muitos como um drama e por outros como um suspense – independente de qualquer uma dessas categorias a qual for observado, De Olhos Bem Fechados concretiza-se como uma obra genuína, que comprova, por definitivo, que Kubrick sabia lidar como ninguém, com os sentidos e o psicológico humano, não apenas de seus personagens, mas de todo o público.

Mais do que o impacto visual, o filme provoca em seu espectador estímulos sensoriais e vibrações psicológicas indescritíveis, que enaltecem sua relevância, tanto para o cinema, quanto para os que estão analisando e sentindo tudo que ali repassado. A trama aborda a estória do casal Alice e Bill, unidos há nove anos, que após uma comemoração festiva na casa de amigos, discutem sobre seu relacionamento em seu quarto, então ela revela uma fantasia sexual antiga que teve com um homem que eles conheceram tempos atrás. Extasiado com o testemunho da esposa, Bill não consegue extrair de sua mente a imagem que projetou dela e daquele homem em um ato sexual, então durante suas saídas noturnas, ele acaba por encontrar-se num mundo novo, onde as tentações sexuais mostram-se de maneira mais implacável e intensa que nunca.



Mesmo que aparente ser uma obra mais física, devido à temática sexual presente na obra, De Olhos Bem Fechados é uma obra voltada a tocar mais a inconsciência e os sentidos de cada indivíduo que o assiste; esta narrativa complexa surge com o intuito de promover inúmeras interpretações, derivadas nos múltiplos significados e metáforas presentes em sua trama. Os assuntos e as ilustrações sexuais presentes aqui, servem como o cenário para a demonstração de todos os ângulos da relação entre Bill e Alice, passando por seus medos, suas vontades, seus anseios, e claro, suas fantasias mais profundas e obscuras.

Neste ponto, é nítida a maravilhosa composição de personagens, que aprofundam ainda mais o conteúdo que o filme visa debater. Alice é uma mulher frágil, que busca o melhor para seu relacionamento familiar e a comunicação amorosa que tem com o marido, portanto, fica a cargo do espectador decidir se a fantasia sexual que ela revelou ao marido é realmente verdadeira, ou se foi apenas uma maneira encontrada por ela para estimular a relação (tendo em vista que, quando durante uma conversa entre eles, Bill diz nunca ter sentido ciúmes dela) e os sentidos de seu parceiro. Bill, por sua vez, é um homem reprimido sexualmente, e restrito quanto à demonstração de seus sentimentos, então a confissão de sua esposa - que é o fato que conduz o filme - o transporta a seu interior, que foi uma forma que ele utilizou para poder expressar suas vontades mais íntimas, logo suas fantasias sexuais.

De Olhos Bem Fechados sempre estará aberto a mais e mais pontos de vista que possam ser apresentados para decifrar os múltiplos significados que esta obra possui. Kubrick era um gênio, e mesmo que já tivesse comprovado isso em diversas produções anteriores, este filme contém, em grau elevado, uma amostra definitiva de sua capacidade ao conduzir uma obra de alta importância para social e cinematográfica. Stanley Kubrick encerrou grandiosamente sua respeitada trajetória no cinema, com uma produção de relevância suprema, que mesmo que não tenha sido devidamente bem recebida durante a época de seu lançamento, hoje é reconhecida através do valor que sempre possuiu, de uma inestimável obra de arte.


Nota: 10.0


7 comentários:

  1. 10,0 para este filme e 7,0 para O Exorcista? Por mais q eu tenha visto que não foram as mesmas pessoas que escreveram as críticas é interessante ver como o cinema desperta diferentes sensações nas pessoas.

    De Olhos Bem Fechados está bem abaixo de ser um Kubrick, pelo menos na minha opinião.

    http://icenema12.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Errata: eu vi errado, foi a mesma pessoas que escreveu as duas críticas, hehehehe! Mas a parte das diferenças vale mesmo assim.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao filme De Olhos Bem Fechados, eu não desrespeito, em momento algum, sua razão de não gostar do filme, até porque não é um filme que desperte muito o apresso das pessoas. Confesso que estava armado com mil contras para detestar este filme antes de vê-lo, devido a muitas críticas negativas para com ele, e como admirador do trabalho de Kubrick, eu me vi na obrigação de repudiar este filme se fosse aquém das expectativas que o diretor me dá direito a montar, mas, para minha surpresa absoluta, o filme me desarmou, me surpreendeu e me encantou, e o resultado está inteiro nesta crítica que escrevi. Eu não sei se ele vai continuar lá no meu Top Filmes para sempre, pode ter sido o calor do momento e eu voltar atrás depois, isso o tempo - e minha própria cabeça - dirá mais à diante, até lá, o lugar dele está garantido.

    Ah, e quanto a divergência de notas, já expliquei na crítica de O Exorcista - e até fiz um apuro de minha opinião nos comentários -, a nota 7.0 se deu devido as expectativas que construi para com esse filme, isso porque, as línguas dizem ser este o maior/melhor terror da história do cinema, e sinto a dizer, em minha opinião, está aquém deste status que recebeu.
    Para mim, O Iluminado de Stanley Kubrick ainda detém esse poder.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que De Olhos bem Fechados instigue o inconsciente e os anseios dos personagens e até de quem o assiste!
    Mas em um contexto geral não gostei do filme!!
    A respeito das divergências em relação aos gostos pelos filmes, acho isso sensacional, pois provoca discussões muito boas!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu adoro discussões, acho que elas enriquecem muito mais a compreensão e o debate sobre cinema. Eu poderia citar o porquê de eu ter visto maravilhas nesse filme que poucos viram, até os colocaria na crítica, mas iria soar pessoal e íntima demais, então prefiro comentá-los em "mesas-redondas" de discussão sobre a arte, o filme, e claro, o Kubrick.


    A divergência nesse caso soa até um pouco confusa, pois há muitos filmes agraciados pela maioria que dou notas médias, ou apenas boas - e vice-versa. Certamente, discussões e opiniões enaltecem o prazer de se ver e classificar um filme. Então, que sejam bem vindos os debates! :D

    ResponderExcluir
  6. Detesto esse filme.
    É um péssimo fim de carreira para Kubrick.

    ResponderExcluir
  7. Discordo, acho um digníssimo desfecho.
    Um gênio cinematográfico encerrando sua carreira com uma obra de arte profunda e com muito mais a oferecer e a debater do que a maioria supõe.

    Um filme subestimado, no fim das contas.

    De qualquer maneira, amo esse filme, e sou mais supeito a falar sobre tudo nele mais ainda, porque Kubrick é meu diretor preferido.

    ResponderExcluir