Encontre seu filme!

terça-feira, 15 de março de 2011

Foi Apenas um Sonho (2008)

Desde seu primeiro filme, “Beleza Americana”, Sam Mendes sempre mostrou ser contra o famoso “american way of life”, criticando este discurso até não poder mais, os seus filmes apresentam um ponto de vista bastante crítico a este estilo de vida, que é baseado na superioridade dos cidadãos americanos, em pontos de vista econômicos e sociais. E Foi Apenas um Sonho, um dos seus últimos filmes, não deixa de ser assim.

O filme conta a história do jovem casal Wheeler. April e Frank, que sempre sonharam em ter o mais alto padrão de vida. Eles compram uma linda casa na Revolutionary Road, uma rua agradável, bastante arborizada e seus dois filhos passam o dia brincando. April é dona de casa, lava, passa, cozinha, limpa a casa, e, de noite, espera seu marido que trabalha em um escritório de uma empresa, como vendedor.

Para os outros e, inclusive, para eles, que se consideram superiores (foram criados para que isso fosse verdade) tudo está perfeito. Mas nada é o que se parece. Aqui, a frase de marketing de Beleza Americana pode ser muito bem aplicada novamente: Look Closer – “Olhe mais de perto”.
Se olharmos mais de perto, veremos que suas vidas não são perfeitas. Longe disso, veremos que o casal Wheeler está cansado da monótona e anestesiante rotina, que eles brigam constantemente, que eles não estão felizes, pois precisam manter o estilo de vida e o mundo de porcelana onde vivem que, caso caísse, se quebraria em mil pedaços.

Isso é o que acontece com a grande maioria das pessoas, não somente americanas, pois o “american way of life” se espalhou para o mundo como se fosse a verdade absoluta. As pessoas estão entorpecidas, anestesiadas com as suas vidas, com a rotina. É como se vivessem com uma programação “tenha sucesso econômico, mantenha as aparências, não importa se você não é feliz”. E graças ao capitalismo selvagem e também para manter o status é isso o que acontece. Isso se tornou natural, porque se tornou mais fácil, mais cômodo.


Pois bem, cansados de sobreviver apenas (e não mais viver), o casal Wheeler decide cometer uma loucura: deixar de uma vez por todas suas vidas anestesiadas, e se mudar para Paris, onde eles poderiam viver e descobrir o que querem de verdade. Porém, quando contam para os seus amigos sobre o plano de se mudar para Paris são tachados de loucos e que iriam se esquecer de toda essa história com o tempo. Afinal, é bem mais fácil deixar de lado as verdadeiras vontades. A sociedade tem medo de se arriscar, pois, se alguém fizer isso, essa pessoa será chamada de louca ou insana, e os equilibrados são os acomodados.

April: Se for doido significa viver a vida como se ela importasse então eu não me importo se somos completamente loucos. E você ?

Frank: Não.


A fotografia triste, sem muitas cores e um pouco embaçada ajuda a reforçar o caminho triste que a história toma com o passar da projeção. Mas, o grande ponto alto do filme são as atuações - Kate Winslet e Leonardo DiCaprio estão mais maduros do que em Titanic – que seguram Foi Apenas um Sonho de ponta a ponta.

Apesar de o alvo da crítica de Sam Mendes ser o mesmo de “Beleza Americana”, Foi Apenas um Sonho não contem muitas ironias e sarcasmo. E, apesar de gostar mais do filme anterior, o brilhantismo do mais atual se foi afetado, foi muito pouco, pois ambos são ótimos e cumprem, brilhantemente, o que propõem.

Nota: 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário