Encontre seu filme!

domingo, 24 de abril de 2011

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)


Os relacionamentos amorosos sempre foram para nós como um veículo onde poderemos compartilhar a direção de nossas vidas com aqueles que confiamos, e assim, além de fornecer apoio e carinho, nossa pessoa amada nos fornecerá também a segurança de que, mesmo que não tenhamos o controle sobre tudo em nossa vida, ela sempre estará ao nosso lado como um fiel co-piloto para os momentos mais difíceis. Mas o que isso tem haver com a obra em questão? Simples, todos os cinéfilos sabem que Woody Allen sempre foi um grande aficionado em apresentar ao público sua ótica sempre afiada sobre os relacionamentos amorosos, desde sua dinâmica inicial (à primeira vista, o primeiro beijo...) aos problemas que sempre desconectam dois seres outrora unidos.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall [1977]) é, indiscutivelmente, o primeiro grandioso sucesso de Allen, pois é nesta obra que vemos a face (ou seria sua mente?) do diretor de forma autentica, uma vez que o filme discute, de maneira extrovertida, o relacionamento de um homem extremamente neurótico (Woody Allen) e uma mulher completamente desajustada (Diane Keaton), algo que se encaixa bem no perfil de sua vida pessoal, tendo em vista que a maior parte das obras de Allen são um reflexo de alguma experiência em sua vida, bem como os personagens, que são alter-egos (aqui, no caso, Alvy Singer é um fragmento da inquieta personalidade de Allen) de seu ‘eu’ complicado. Mais do que um filme de comédia corriqueiro, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa serve como um portal para transportar-nos a uma mente de Woody Allen, um recanto genial, complicado, e, sobretudo, fascinante.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa chegou desmoronando qualquer padrão já estabelecido em uma comédia romântica até ali, seu humor é tão a frente a seu tempo que até hoje, este é um dos filmes que além de agradar a todos, serve como referência e fonte de inspiração para inúmeros títulos no circuito. A saborosa história de amor entre o humorista judeu Alvy Singer e a desajustada Annie Hall é retalhada em fragmentos para contar as venturas e desventuras desse bagunçado relacionamento amoroso. Isso mesmo, para contar a história do relacionamento desses dois, Allen optou por inverter totalmente a cronologia dos fatos, pulando fora da linha padrão do “começo, meio e fim”, e assim mostrando os momentos de glória e as desavenças do casal protagonista. Uma artimanha eficiente e deveras original, que rendeu a Allen não apenas aprecio público, mas também reconhecimento artístico, sendo seu filme indicado a inúmeras categorias dos prêmios da Academia, inclusive a de Melhor Filme, a qual se saiu vencedor.


Mesmo que seja revestido sobre uma cortina de sarcasmo, ironia e um humor da mais alta voltagem, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa aborda a dificuldade verossímil de se estabelecer em um relacionamento amoroso. No começo tudo é um mar de rosas, e depois se torna um tsunami de espinhos, Allen mostra tudo isso, de maneira sempre apropriada a proposta bem humorada do filme. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foge de qualquer estereótipo a ele empregado. Não é um filme comum. E, é nessa sua “esquisitice” que encontramos sua graça e primor, tendo em vista que as inúmeras bizarrices presentes no roteiro servem somente para engrandecer uma grande realização.

Se fosse adaptado pela visão de um cineasta diferente, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa seria mais uma comédia romântica dispersa no tempo, porém a mão de Woody Allen tornou esta uma obra original, em termos técnicos e narrativos, pois Além de contar com um desenvolvimento deveras inovador, este filme ainda chega a incluir cenas em gráfico animado, dando a obra um efeito mais incomum do que já propunha sua trama, porém não menos incrível. Sendo assim, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa não é uma experiência que nasce e se evapora quando os créditos sobem. Não. Esta é uma obra para se levar com apego, não somente por suas virtudes cinematográficas, mas por ser um retrato inovador e divertido dos relacionamentos amorosos, onde sempre poderemos contar com a ótica afiada de Allen sobre as idas e vindas do amor, assim como sempre poderemos contar com essa grande obra para nos divertir e encantar em qualquer momento ou situação que estejamos vivenciando.

Nota: 8.0


Um comentário:

  1. Adoro esse filme! É, na minha opinião, um dos melhores trabalhos de Woody Allen!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir