Encontre seu filme!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Superman - O Filme (1978)


Um clássico!

Superman O Filme foi considerado por muitos anos como a melhor adaptação de um herói dos quadrinhos para o cinema! Toda uma mega produção foi preparada para esse feito, que começou em 76, onde Ilya Salkind persuadiu seu pai, o magnata do cinema Alexandre Salkind a financiar não apenas o filme, mas sim uma trilogia com o herói!

Nomes de peso foram grandes responsáveis para a ampla divulgação do filme e criou-se imensas expectativas por parte de crítica e público. Mario Puzo, o escritor da obra-prima O Poderoso Chefão fora contratado para escrever o roteiro do filme, além de contar com a lenda Marlon Brando, interpretando Jor-el, pai do Superman e Gene Hackman, como Lex Luthor.

Com roteiro em mãos e astros confirmados, restava agora encontrar um ator que fosse capaz de interpretar um Superman convincente, e que fizesse valer o slogan do filme: "Você acreditará que um homem pode voar"..Depois de muitos testes, o diretor Richard Donner (que acabara de vir de um sucesso de bilheteria "A Profecia") optou pelo novato Christopher Reeve, que iria eternizar a personagem para sempre!


As filmagens foram realizadas em 03 locações distintas: O Planeta Krypton, no primeiro arco do filme, onde Brando acabou recebendo um cachê de R$ 3 milhões por 12 minutos em tela (Abalou toda a comunidade hoolydiana), o Kansas, onde Clark é criado por seus pais adotivos e a cidade grande Metrópolis.

Gigantescas maquetes foram usadas para conceber o planeta Krypton em todos os seus detalhes, onde a equipe técnica se utilizavam de inúmeros artifícios para realizar os efeitos especiais, tendo em vista na época que os efeitos não eram desenvolvidos como anos mais tarde viria a acontecer!

As filmagens no Kansas também receberam o suporte de grandes maquetes. A equipe plantou, meses antes das filmagens, cerca de 3 km² de trigo, para que as cenas na fazenda ficassem ainda mais convincentes. Aliás a atuação de Gleen Ford (Jonathan Kent) foi bastante elogiada pela crítica na época, entregando um personagem muito bem desenvolvido!


Após o desenvolvimento de nosso herói descobrindo seus poderes, chegamos a Metrópolis e toda sua correria de cidade grande, mudando a fotografia que vinha sendo utilizada.Somos apresentados aos demais personagens centrais, Lois, Jimmy e Luthor!

Todas as cenas de vôo de Reeve foram feitos com auxílio de cabos que o suspendia bem alto, utilizando fundos azuis também! Como Reeve era piloto antes, já possuia todo os trejeitos para desempenhar com maestria seu personagem, que aqui está muito melhor que Clark, onde em cena está muito exagerado e afoito, porém ao longo dos filmes ganhou maturidade e entregou um Clark muito bem interpretado!

Gene Hackaman nos presenteia com um Luthor mais excêntrico do que o normal, cheio de exageros e extremamente diabólico e engraçado! Margot Kidder não é bonita para ser a Lois Lane, porém não chega a atrapalhar o filme...aliás a cena de vôo com Superman está muito bem montada e encantadora! Atores secundários como Ned Beaty (Otis) e Jackie Cooper (Perry) estão soberbos em cena. Atores assim são fantásticos no quesito preencher a cena com maestria...


Após o lançamento do filme no natal de 1978, Superman O Filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, arrecadando cerca de R$ 300 milhões nos EUA e demais países, porém não muito satisfeitos ficaram os produtores Alexander e Ilya Salkind com o diretor Richard Donner, que constantemente mudava o roteiro, ao lado de Tom Mankiewicz, onde colocavam uma visão mais "correta" para o filme, tirando muitos exageros. Donner também, por muitas vezes extrapolou o orçamento, além de inúmeras discussões com os produtores....

Após o sucesso de Superman nos cinemas, os astros voltaram para finalizar as filmagens de Superman II, que estava sendo filmado simultaneamente, e ficaram chocados ao verem que Donner e sua equipe foram todos demitidos, e que em seu lugar Richard Lester assumiria!

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela equipe de produção, os atores estavam inspirados, os efeitos especiais foram realizados com muito cuidado e atenção, uma Trilha Sonora composta por Jhon Willians, que se tornou o hino do herói está magnífica, levando o Oscar, e um diretor que realmente se entregou para dar vida ao personagem!


Até hoje, este filme é muito bem aceito por novos fãs do herói, mostrando que este está a frente de sua época, sendo considerado o pontapé para adaptações de heróis para o cinema!

Nota: 10.0


5 comentários:

  1. Esse filme me lembra da minha infância.. gostaria que vcs colocassem novamente..

    ResponderExcluir
  2. Este filme é soberbo. Tudo é maravilhoso e perfeito. Vai demorar muito até algum filme de fantasia superar este. E olha que estamos falando de um filme que foi produzido na década de 70, onde não se tinha a facilidade que hoje os produtores de filmes têm com uso dos computadores. O filme é tão bom que a molecada de hoje, quando descobre o filme, nota que deveria ter vivido em outra época. E isto eu noto também na área musical. Por que será? Estamos regredindo? Os jovens de hoje não gostam das atualidades banais de hoje! Por que será? E olha que eles têm razão...

    ResponderExcluir
  3. superman foi o melhor filme dos otimos tempo

    ResponderExcluir
  4. superman foi o melhor filme dos otimos pempo

    ResponderExcluir
  5. seria bom que todos os que acreditam no herói que existe, em cada um de nós cobrasse mais na evolução do projeto smallville que já esta na sua 10° temporada pois é disso que cada um de nossos filhos de hoje precisam pra aprender lições que nem nos mesmos pais conseguimos passar, seja por falta de diversos fatores nos quais os próprios jovens falam que já estão cheios de conselhos e certos sermões nos quais eles citam quando querem fugir de conversas serias.
    Por tanto vamos tentar um mundo diferente galera!

    Me Chamo Leonard, tenho 29 anos e nunca desisti de lutar
    leonarddiegorsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir