Encontre seu filme!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Notas sobre um Escândalo (2006)


“As pessoas confiam a mim seus segredos.
Mas a quem posso confiar os meus?” (Barbara Covett, Notes on a Scandal)

Eis aqui um valioso exemplar do quão consistente e sólido pode ser um drama atual, não necessitando para isso de números alarmantes em sua bilheteria, e nem de muito destaque comercial em sua produção. Notas Sobre um Escândalo apresentou-se ao mundo no ano de 2006, e trouxe consigo um debate relevante sobre tópicos sociais corriqueiros, desde a homossexualidade à pedofilia. Baseado num renomado e premiado romance, o filme parte rumo a um diagnóstico a personalidade das pessoas, ampliadas em grau elevado, mostrando, através da ótica - e das palavras - de uma única personagem, o quão dolorosa e insuportável pode ser a solidão de um ser humano.

O filme em questão expõe através de uma atmosfera gélida e desafiadora, a perspectiva de vida de uma mulher sobre si mesma e todos a sua volta, imprimindo sobre os eventos que apresenta através das páginas de seu diário, seus sentimentos e opiniões sobre cada um. Assim como seu título sugere, o filme aborda em sua trajetória, escândalos, de caráter sexual e íntimo, sendo cada qual destes elementos analisados e criticados sobre a visão da protagonista da trama. Sua narrativa consiste em um acompanhamento as páginas do diário de Barbara Covett, uma mulher solitária, que vê em sua colega de trabalho Sheba, a nova professora de artes, uma oportunidade de suprir o seu vazio. Entretanto ao descobrir que esta está mantendo um relacionamento criminoso com um jovem aluno de 15 anos, Barbara se torna a maior protetora deste segredo, e deste, procurará tirar vantagens para si mesma.

Notas Sobre um Escândalo traça um meridiano entre o drama destas duas mulheres e uma constante tensão no decorrer de sua trama, tornando os elementos presentes em sua narrativa, um produto estimulante para os sentidos e o psicológico do espectador. Temos como único juiz de todas as situações apresentadas, a desequilibrada Barbara, que possui seu diário como único confidente de seus segredos, sentimentos e de sua profunda solidão. O responsável por incrementar esta eficaz mistura de gêneros e de narrativas é o roteiro escrito por Patrick Marber (Closer - Perto Demais), que conecta o público com o entrelace das tramas de Sheba e Barbara, em um drama concreto dotado de fórmulas que aderem ainda mais a sua força e consistência.


Tal como o poderoso roteiro, temos as grandiosas interpretações da dupla de atrizes Judi Dench e Cate Blanchett, adicionando - especialmente a primeira - ainda mais profundidade e dimensão as suas respectivas personagens. Foram concedidas a ambas, indicações justas no prêmio da academia, e mesmo que não tenham saído vencedoras, elas, definitivamente, fizeram juz à qualidade da obra em questão. Um aspecto peculiar que torna o projeto ainda mais seletivo quanto sua apreciação por parte do público é que em Notas Sobre um Escândalo somos apresentados a uma narrativa fria de todos os fatos mostrados ali, seja pela narrativa de uma personagem apática, ou simplesmente por ser este o foco da trama, tratar assuntos pesados através de uma abordagem insípida e objetiva.

Estamos diante de um poderoso drama que testa seus personagens através de eventos e circunstâncias extremas, e seu público a partir da trajetória e dos rumos que seu desenvolvimento trilha. É uma amostra palpável de que o cinema atual pode sim presentear o público com grandes obras, mesmo que estas não possuam grande repercussão comercial ou altas quantias em seus números de bilheteria. Notas Sobre um Escândalo é uma prova nítida de que é dentro das pequenas conchas que se escondem as mais preciosas pérolas.

Nota: 8.0

3 comentários:

  1. adoro esse filme!!!
    muito bom e tenso
    recomendo assistir CASA DE AREIA E NÉVOA e PECADOS INTIMOS!

    ResponderExcluir
  2. Pecados Íntimos eu já vi, excelente por sinal. Vou procurar seguir sua recomendação e ver A Casa de Areia e Névoa. :D

    ResponderExcluir
  3. Eis aqui um filme muito injustiçado. Realmente Notas Sobre Um Escândalo é muito bom. Pecados Íntimos eu não gostei, agora Casa de Areia e Névoa realmente vale a pena, sendo que é até melhor que Notas

    ResponderExcluir