Encontre seu filme!

sábado, 28 de maio de 2011

O Rei Leão (1994)


Antes da nova era dos desenhos animados totalmente computadorizados, antes dos efeitos 3D e antes da parceria Disney/Pixar, existiu um desenho que até hoje desbanca qualquer outro. Indicado e vencedor de 2 Oscar, O Rei Leão é absoluto em todos os aspectos.

Impossível não se encantar pela bela história do leão Simba, filho do rei da selva africana Mufasa. Muito apegado ao pai, Simba sonha em um dia ser rei também. No entanto, o reino anda ameaçado pelas tramas de Scar, irmão de Mufasa, que sempre cobiçou o trono. Num plano bem elaborado, Sacar mata seu próprio irmão e acredita ter matado seu sobrinho Simba, que acaba sobrevivendo e fugindo. Sozinho no mundo, Simba faz amizade com os malucos Timão e Pumba, e enquanto cresce, planeja voltar e recuperar o reino de seu pai.

A história traz elementos fortes, como usurpação, assassinato e vingança. Por outro lado, é repleta de leveza ao incluir comédia, romance e musicalidade. Num equilíbrio perfeito, o filme causa grandes emoções tanto em adultos como em crianças. Cada personagem é responsabilizado de trazer determinado elemento, como no caso da comédia ficar por conta dos carismáticos Timão e Pumba. Os sentimentos mais fortes vêm por parte de Simba, Mufasa e Scar, assim como o romance vem por parte da leoa Nala. Já o babuíno Rafiki é responsável por certo mistério e sabedoria, enquanto as hienas Banzai e Shenzi trazem medo e demência.


Para quem não percebeu, o filme traz claras referências à obra Hamlet, de William Shakespeare. Muito eficiente foi a transição dos personagens do livro para os personagens animados do desenho, assim como foi muito criativo traduzir a trama para o reino animal, ajudando a atrair as crianças para uma história tão adulta.

Outro aspecto essencial para o sucesso do filme é a belíssima trilha sonora. Composta pelo mestre Elton John, a trilha sonora recebeu o Oscar, assim como a linda música "Can You Feel The Love Tonight" levou a estatueta de Melhor Canção Original. Outras músicas fecham com chave de ouro a obra, como "Hakuna Matata" e "Circle of Life". Impossível não considerar essa trilha sonora como uma das mais belas do cinema.

A grandeza do filme foi reconhecida também pelo público, arrecadando uma bilheteria gigantesca, na casa dos 700 milhões, uma das maiores da década de 1990. Isso comprova que filmes infantis são os responsáveis por grande parte do lucro obtido pelas produtoras, tornando as crianças o público-alvo mais fiel do cinema.


Mais do que conseguir grandes bilheterias, O Rei Leão conseguiu se eternizar na mente e no coração de todos os que tiveram o privilégio de assisti-lo. Depois dessa obra-prima ainda vieram boas animações, principalmente com a parceria da Disney com a Pixar, mas nenhuma jamais se igualará em importância e beleza com O Rei Leão. Esse sempre será uma das maiores (se não a maior) histórias infantis do mundo, sabendo abordar temas importantes, como relações familiares e poder, como ninguém. Um filme mais do que obrigatório.

Nota: 9.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário