Encontre seu filme!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Homem-Aranha (2002)


"Homem Aranha" é um dos melhores filmes de Super Heróis de todos os tempos. A energia que o longa transmite é arrebatadora, e poucas vezes se conseguiu tal feito. Quando se tem uma equipe técnica impecável, que possui um diretor que realmente se importa com o que está produzindo, atores envolvidos verdadeiramente, e além de tudo, um roteiro que respeita o universo do herói, surge daí um mega sucesso! Tanto é que o filme levou milhares de pessoas aos cinemas, quebrando inúmeros recordes de público e alavancando, como em nenhum outro momento, a fama do araquínideo!

Quando começaram os rumores de que uma produção do filme estava sendo preparada pela Sony, os fãs começaram as especulações, que sempre existem quando se trata de alguma adaptação de um herói tão famoso e querido. Rumores de atores e diretores eram frequentes, mas apenas quando confirmaram o diretor Sam Raimi, que as coisas se acalmaram um pouco (apesar de muitos não acreditarem no potencial do diretor). Quando Tobey Maguire foi escolhido para viver o herói, dúvidas e questionamentos surgiram, mas que ao ascender das luzes do cinema em 2002, todas as suspeitas de fiasco foram apagadas.

O uniforme do herói era um dos maiores mistérios da produção, guardada a sete chaves, que quando foi revelado ao público, conseguiu aumentar ainda mais a ansiedade dos fãs. Ao ser lançado, o público se viu maravilhado com o cuidado técnico imposto por seus realizadores, elevando ainda mais a aceitação e empatia ao longa. Tudo foi devidamente preparado, estudado e posto em prática em seus mínimos detalhes, totalmente em respeito à obra original dos quadrinhos, que envolve todo o universo do herói, os personagens, suas relações, os conflitos de cada um, etc.


Efeitos sonoros de qualidade, o eficiente Danny Elfman e suas trilhas que realmente encantam e empolgam, uma edição excelente que mantém um clima atraente e interessante, não deixando a bola cair em momento algum ao longo da projeção, mesmo em cenas paradas e aparentemente sem ritmo. Tudo está um primor. A fotografia que deixou a cidade de Nova York encantadora, com uma claridade excessiva, com cores vibrantes, mas sem exageros gráficos, combinando com personagens vivos, alegres e expressivos.

Os personagens compostos pelo trio Maguire, Dunst e Franco estão em sintonia total, onde não só eles, mas todos os coadjuvantes se mostram interessantes dentro da trama movimentada, que para em pouquíssimos momentos. A forma como Raimi conectou os personagens e suas trajetórias foi brilhante, harmonizando os acontecimentos de sua obra. "Homem Aranha" é, mais do que tudo, um filme leve, daqueles que não são chatos e que passam rapidamente. O encanto em ver o herói se balançar pelos prédios de Nova York é uma sensação maravilhosa, tão bem realizado os efeitos especiais, que dão show aliados a uma poderosa trilha sonora!

A primeira vez que fui aos cinemas foi justamente em 2002 para ver este longa e, claro, não me decepcionei em momento algum. A adrenalina passada, os sentimentos que a trama e todos os envolvidos queriam transmitir ao público, tudo foi conseguido com méritos. É impossível não vibrar com os embates entre o herói e o Duende Verde. Hoje, em 2010, muitos outros filmes foram lançados e possivelmente, ocuparam seus lugares de destaque entre o grande público, com seus efeitos de primeira, mas naquele ano, "Homem Aranha" conseguia atingir um público não apenas por seus efeitos maravilhosos, mas por conter em sua trama, personagens interessantes, um roteiro bem amarrado e coerente, respeitando o universo do herói, e muito mais que isto.


Tobey Maguire se mostrou excelente vestindo o universo do araquinideo, acabando com os rumores que o cercavam antes das filmagens. O ator cria não apenas um herói magnifico e empolgante, mas também concebe um Peter Parker brilhante, aprofundando em sua mente, sua personalidade. Peter e Aranha receberam um tratamento digno e correto de Maguire. Não existe exageros, seus conflitos são desenvolvidos de forma coesa, bem construidos e conectados ao demais personagens, suas responsabilidades e, consequentemente, suas ações futuras.

Tanto Mary Jane, quanto Harry Osborn ganharam seu devido espaço na trama, interpretados por Dunst e Franco, desenvolvendo suas personalidades ao longo da projeção de forma impecável. A forma como se relacionam é fantástica, o clima existe e a química dos atores está perfeita. Toda a trama desenvolvida para eles, os colocam em momentos delicados, de pura adrenalina e emoção. Tudo é feito sem pressas, tendo em vista que uma trilogia fora idealizada, e tempo não faltaria para avançar com os personagens. Harry teve seu grande momento no terceiro filme e Mary Jane encontrou neste primeiro, o momento para se desenvolver, até porque nos demais filmes, pouco foi aproveitada além das obviedades necessárias para sua personalidade.

Personagens como J.Jonah Jameson, interpretado brilhantemente por J.K. Simmons, deixam o filme mais engraçado e interessante. O ator realmente encarnou o editor do Clarim, e os grandes momentos cômicos do filme são seus. Suas falas são super divertidas, prende a atenção do público, além de pequenos detalhes que deixam o longa uma experiência ainda mais legal. O vilão, vivido por Willem Dafoe é ótimo dentro da trama, contando também com seus dilemas e dificuldades de manter uma identidade secreta, dando muito trabalho ao herói, bem como colaborando para deixar o nível de ação e emoção do longa atenuada. Ótimo trabalho de Dafoe.


Sam Raimi se mostrou um diretor bastante responsável ao dirigir, não só este, mas as duas continuações da franquia. Respeitou as características dos personagens (mesmo com algumas modificações, como a teia do herói e a armadura do vilão, que desagradou alguns fãs mais exigentes), deu novo fôlego à vendagem dos quadrinhos do Homem Aranha, como também lhe trouxe novamente a fama, prestígio e credibilidade, diminuida ao longo dos anos. Se entregou de corpo e alma ao projeto e construiu um belo filme, de parte técnica impecável, ao final, tornando-se um dos longas de Super Herói mais queridos na atualidade.

Abrindo com chave de ouro sua trilogia, "Homem Aranha" é divertido, emotivo e empolgante, elementos primordiais para entreter o público durante seus 121 minutos. Cenas de tirar o fôlego, personagens cativantes, uma história amarrada e bem construída, efeitos especiais maravilhosos, fotografia e trilha sonora belíssimas, clima de HQ, são apenas alguns dos vários pontos positivos deste longa. É diversão garantida por mais de 2 hrs.

Nota: 9.5



4 comentários:

  1. Filmaço de quadrinhos.

    Tanta confusão para sair o filme de Homem-Aranha e o resultado foi realmente espetacular.

    Estou receoso é com a nova versão. Acho que em time que esta vencendo não se mexe......e foi o que fizeram.

    Mas, esse filme do aracnídeo é perfeito. Dou 10.

    ResponderExcluir
  2. Discordo quase completamente com o Daniel e o Renato.

    O filme tem alguns pontos fortes, isso é indubitável nomeadamente a interpretação do Willem Dafoe e do James Franco, bem como os efeitos especiais.

    Contudo na minha ignorancia cinéfila vejo esta obra Sam Raimi como um filme fraco, e só se tivermos em conta que é um filme de super heróis o posso considerar um filme mediano, dada as "tragédias" que tem sido lançadas como o Quarteto Fantastico, Demolidor, Catwoman, X-men (2,3 e aquele do Wolverine), etc.

    Voltando ao filme, Tobey Maguire e Dunst têm interpretações fracas(atenção, eles até são actores razoáveis) seguindo a batuta do filme, o que desilude qualquer fã de longa data do Homem Aranha.

    O filme sofre do mal de muitos filmes de Hollywood, que toda a gente considera fenomenais e que na verdade só se preocupam em mostrar muitas explosões e frases feitas para entreter (e não conseguem minimamente) as massas deixando de lado a historia e o conteúdo.

    É triste ver um dos maiores heróis de ficção do século XX numa historia tão fraca marcada por personagens despidas de carácter e um argumento tão superficial. Até o romance do filme é qualquer coisa de ridículo. As sequelas do filme foram horriveis, mais uma não obrigado!

    Felizmente com filmes como Iron Man, Watchmen ou os novos do Batman estão a mudar o paradigma dos filmes de super heróis para bem melhor.

    Quando eu quiser ver um filme com explosões, falas baratas, sem historia e com muita pouca densidade, assisto aos clássicos do Van Damme, Steven Seagal ou o ultimo trabalho do Jason Statham...

    Forza Daniel e parabéns pelo Blog. Desculpa lá vir aqui contra - atacar, mas não posso mesmo com alguns filmes de super herois mainstream.

    ResponderExcluir
  3. Acho que homem-aranha o filme, não foi feito para ser uma obra de arte, o longa se mantem quase fiel aos quadrinhos, tendo alguma aptções que talvez não dessem certo na telona, o filme foi feito para você ir com os amigos e familia ao cinema e se diveritir, sim, com explosões, frases idiotas e cenas de um romance bobo. eu não esperava mais do que isso, pois é um filme inteiramente familiar.
    ao contrario de Batman e Wachtman que são filmes muito mais adultos

    ResponderExcluir
  4. Concordo Jefferson, no entanto acho que se podia ter feito mais no filme a todos os níveis. E como eu disse tendo em conta os filmes de super heróis já feitos até o considero um filme médio.

    Quando falei de Watchmen e Batman, poderia ter falado de filmes menos eruditos como Thor, Blade, Iron Man ou o novo Hulk. A nota atribuída de 9,5 é que acho um bocado abusada...

    Abraço, Hernanimed

    ResponderExcluir