Encontre seu filme!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homem-Aranha 3 (2007)

 
O último filme da trilogia do Homem Aranha chegou aos cinemas em 2007, com status de maior produção daquele ano, sendo a mais aguardada por milhares de fãs ao redor do mundo! As expectativas aumentavam em função que os realizadores davam uma 'palhinha' do que estava por vir, seja em cartazes ou trailers pela net. Sem dúvida alguma, o vilão Venom era grande responsável por toda essa ansiedade por parte dos fãs, tendo em vista sua importância dentro do universo do nosso herói, sendo considerado por muitos o maior vilão do Aranha! Porém, o que menos se viu em tela foi o tão aguardado vilão, incrivelmente mal aproveitado pelo roteiro fraco e sem nexo do filme! Bom...vamos ao que interessa....

Após a conclusão das filmagens de 'Homem Aranha 2', a frente de trabalho colocou a mão na massa novamente a fim de dar vida ao último capítulo desta trilogia. As cenas de Peter paquerando pelas ruas em função de sua nova 'personalidade', cantando 'People Get Up and Drive Your Funky Soul', foram as primeiras filmadas em Nova York após o lançamento do segundo filme.

Como mostrado no final de 'Homem Aranha 2', Harry descobre o passado de seu pai, deixando claro que assumirá o legado do mesmo. Pois bem, é neste terceiro filme que finalmente Harry se torna o Duende Macabro(apesar deste nome não ser citado no filme), comprando briga com seu ex-amigo Peter! A grandiosa luta entre Peter e Harry logo no início do filme (erroneamente divulgada com antecedência pela produção do filme na net) começou a ser produzida 2 anos antes da conclusão do filme. A luta de ambos possuem cerca de 130 cenas em seu total, onde muitas foram resultados de uma combinação de filmagens reais com CG, contando com a participação de vários dublês, em especial Holland Diaz, que protagonizou talvez a cena mais perigosa do filme, caindo de uma altura de cerca de 15 metros (cena final da luta onde Harry bate com a cabeça e cai)! O segundo confronto partiu de um ideal mais corpo a corpo, levando em consideração que ficaria repetitivo mais um embate em CG pelos ares de Nova York. Esta segunda luta para ficar totalmente pronta levou cerca de 2 semanas! No fim Harry fecha seu ciclo em grande estilo, sendo para mim o melhor personagem do filme (leia-se mais interessante)! Willem Dafoe retornou mais uma vez para o seu papel de Norman Osborn. O ator se encontrava em Bangkok, onde voou imediatamente para Los Angeles para viver sua última participação nesta série de filmes.


O Homem Areia, um dos vilões favoritos do diretor Sam Raimi, foi interpretado por Thomas Haden Church. O ator foi escolhido pela produção após receber uma premiação em uma edição da Associação de Críticos em Los Angeles, onde chorou ao receber o prêmio, chamando a atenção dos produtores pela sua interpretação em Sideways! A grande cena do filme realmente é o nascimento do vilão, sendo realizado por cerca de 30 profissionais, onde trabalharam diariamente por 6 meses consecutivos para fazê-la. A cena é complexa e magnífica, sendo alvo de muitos elogios por parte da crítica especializada! Esta foi a última cena finalizada antes da equipe de produção divulgarem a data de lançamento do filme. Vários dublês foram enterrados, onde estes faziam ondas na areia, bem como os mais diversos movimentos, com intuito para que a equipe criasse uma cena em CG o mais perto da realidade possível. A luta do Homem Aranha contra o Homem Areia pelas ruas de Nova York foram uma das primeiras a serem filmadas, onde esta levou cerca de 10 dias para ser concluida. A cena é bem feita, onde dublês foram arremessados para trás com fios, carros sendo arrastados através de efeitos mecânicos, dentre outros. A sequência desta luta é Peter em cenas bem engraçadas, retirando areia de seu uniforme...Uma cena bem engraçada deste tipo acabou ficando de fora da edição do filme, onde Peter sofre para tirar areia de seus ouvidos! Na luta no subterrâneo, foram utilizados cerca de 190 mil litros de água na sequência em que Homem Aranha 'vence' momentaneamente o vilão. Na batalha final, o vilão de areia atingiu cerca de 25 metros de altura, mudando seu tamanho conforme as tomadas! Após serem esclarecidas algumas dúvidas, o vilão se dissolve em uma nuvem de areia e vai embora!

O grande e tão aguardado vilão Venom foi relegado para o último posto em prioridades aqui neste filme, aparecendo no fim da projeção, causando indignação por parte dos fãs! O roteiro se preocupa em priorizar as consequências da substância na personalidade de Peter, ao invés do vilão em si. A equipe de efeitos visuais encontrou vários problemas para iluminar a roupa preta no céu noturno de Nova York, utilizando-se de vários efeitos de luzes para encontrar um tom perfeito para a roupa! Os produtores queriam mostrar a roupa preta no inverno de Nova York, em contraste com as árvores secas cobertas de neve, dando um tom mais sombrio, porém as exigências das filmagens não permitiam, tendo em vista que o filme deveria ser filmado rapidamente e Nova York estava em Primavera. Para os sons de Venom, foram utilizados os 'gritos' de um Demônio da Tasmânia, mixados com outros efeitos sonoros, que compuseram muito bem os gemidos da criatura.

Sem dúvida Venom foi muito mal aproveitado, onde a duração do filme foi curta para tantos personagens darem as caras... A impressão que fica é que o filme foi mal feito, o que está errado. São muitos novos personagens que entraram neste capítulo, onde os relacionamentos entre eles ficaram superficiais. O vilão Venom, Gwen Stacy e Eddie Brock são personagens de grande importância neste universo, porém um filme nunca seria suficiente para explicar suas origens e desenvolver seus relacionamentos, tendo em vista que ainda teriamos que dar prosseguimento aos relacionamentos de Peter, Mary Jane, Harry, Tia May, o vilão Homem Areia, dentre muitos outros....


O roteiro é incrivelmente esquemático, dando raiva algumas vezes....Tudo acontece de forma rídicula, da forma mais simples possível....A meleca preta cai do céu e em seguida gruda justamente na mobilete de Peter...Eddie está na igreja no momento de ser 'possuído' pelo vilão, dentre muitos outros...As coisas acontecem justamente para dar prosseguimento aos planos do roteirista...sem contar a falta de inexpressividade de algumas interpretações, como a do capitão Stacy, pai de Gwen, que mesmo ao ver sua filha prestes a cair de um edíficio, não demonstra a menor importância...

O filme marca o amadurecimento dos personagens centrais, mesmo de que forma superficial e sem sentido por muitas vezes. Apesar de todo o fraquíssimo roteiro, personagens de mais na projeção e a falta de cuidado e tratamento com outros, as cenas de ação são empolgantes e bem realizadas, levando a platéia ao delírio com cenas de tirar o fôlego! A luta final levou cerca de 19 dias para ser filmada, apenas em uma unidade, das 4 que trabalharam na sequência, para se ter uma idéia do tratamento digno que sequências como estas receberam....Por um lado isto empolgou os fãs, por outro desapontou muitos, criando uma dualidade de opiniões incríveis, onde os fãs só foram possíveis AMAR ou ODIAR este filme!
 
Nota: 7.0

4 comentários:

  1. Esse filme poderia ser épico! MUITO potencial mal aproveitado! O problema é que nem todos tem um Chis Nolan pra cuidar do arranjo, né!

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos três filmes, provavelmente eu não cobre muito por não ser fã de quadrinhos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fiquei de rever toda a trilogia, mas só vi o 1° até agora. Putzz adoro demais!! Meu super-heroi preferido e filme de HQs tbm =D

    ResponderExcluir
  4. Os dois primeiros são muitos bons, mas o terceiro deixa a desejar, e o seu maior problema é o roteiro.

    ResponderExcluir