Encontre seu filme!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Branca de Neve e os Sete Anões (1937)


O primeiro longa metragem animado da história do cinema, foi levado as telonas pelo gênio Walt Disney em 1937, criando a partir deste grandioso momento cinematográfico, um novo marco para este gênero!

Disney nasceu em Chicago em 1901, onde ao longo de sua adolescência cresceu o seu fascínio por estas práticas, tendo em vista sua enorme criatividade e esforço, onde no fim da década de 20 capitaneou um estúdio para curtas animações. Em 1928, Disney apresentou o primeiro desenho sonoro, ocasião esta que marcou o lançamento do maior personagem do autor, Mickey Mouse! Em 1932, o autor também lançou o primeiro desenho totalmente colorido...Apesar de toda a revolução que este proporcionava para a cultura cinematográfica, percebeu que os curta-metragem que produzia não eram suficientes para lhe trazer o retorno financeiro, empregado nas produções, já que estes eram usados apenas para tampar 'buracos' nas programações...Assim resolveu surpreender a todos revelando que pretendia realizar um longa metragem de animação!!!

Em 1934, Disney decidiu que iria produzir um filme de animação envolvendo um dos grandes trabalhos da coleção dos irmãos Grimm, a Branca de Neve e os Sete Anões. No início todos o chamaram de louco, afirmando que ninguém estava preparado para ficar cerca de 1 hora e meia no cinema assistindo apenas desenhos! Bateu o pé e esqueceu os comentários negativos e seguiu em frente em seu projeto!

A Branca de Neve e os Sete Anões estreou em 21 de dezembro de 1937, registrando enorme sucesso de público e crítica, onde tornou-se tão popular que foi dublado em mais de 20 idiomas ao redor do mundo, como também sequências foram animadas especialmente para estes países, como os nomes dos anões que aparecem nas cabeceiras de suas camas....O nome de cada anão apareceu escrito na língua de seu país referente! Rapidamente este filme criou um novo parâmetro para o gênero, influenciando os autores seguintes!


O 'Príncipe' foi o personagem que mais deu trabalho aos desenhistas do estúdio, devido as dificuldades em se animar um personagem masculino daquele porte. Era para o personagem ser aproveitado em muito mais cenas, porém este empecílho dificultou o processo, diferentemente dos demais personagens, que possuiam formas mais caricatas, podendo ser desenhadas de forma mais livre e com mais criatividade!

Durante meses, vários compositores e músicos trabalharam para deixarem músicas e cenas em sintonias, onde Disney via a necessidade e importância de se ter boas canções durante a projeção. 25 músicas foram compostas e gravadas, onde Disney escolheu as 8 que foram lançadas no longa! Várias cenas foram feitas completamentes, porém não foram utilizadas, como uma cena onde os anões constroem uma cama para Branca de Neve ou uma outra, musicalizada, onde os mesmos tomam sopa cantando...acabaram ficando de fora devido a falta de importância para o desenvolvimento da trama. Mesmo com o filme quase pronto, Disney cortava muitas, até cenas inteiramente feitas, tudo para que no fim, ficasse do jeito que desejava!

O longa é considerado um marco por vários elementos, como a forma que foi conduzida e sincronizada as cenas com belas canções...personagens extremamentes carismáticos e o desenvolvimento da trama, muito bem produzida. Por muitas vezes Disney se perguntava: "Mas será que ela cair aqui ela não iria morrer na queda?"..ou seja, era grande a preocupação com a inverossimilhança da história, mesmo se tratando de um desenho animado, onde os personagens estavam acostumados em cair de grandes alturas e nunca se machucarem! O desfecho da história é emocionante, onde Disney soube compor bem um trama que era composta com aventura, comédia, romance e drama! O longa foi relançado posteriormente inúmeras vezes, arrecadando ótimos R$ 184,925,486 milhões, totalizando os lançamentos!

Nota: 9.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário