Encontre seu filme!

domingo, 24 de julho de 2011

Sexta-Feira 13 - Parte 5: Um Novo Começo (1985)

 
Como os produtores são insaciáveis por dinheiro não é. Após um ano do lançamento do referido capítulo final nos cinemas, Steinmann recebe o trabalho de ressurgir com a série e os personagens, a fim de pegar carona na alta fama que o mascarado possuía na metade da década de 80. O Capítulo Final tinha sido o filme que mais se deu bem nas bilheterias, se bem que estes valores se dão pelo fato da propaganda de desfecho da saga ter levantado a curiosidade do público e fãs. Este reinício contou com um pequeno orçamento, vindo diretamente dos lucros coletados do capítulo anterior, porém ao ser lançado se mostrou um grande fracasso de público, sendo massacrado pela crítica e fãs de filmes de terror.

Com certeza Sexta Feira 13 Parte V: Um Novo Começo é o pior capítulo dentro da saga original, que foi iniciada em 1980 e encerrada em 1989 com a viagem do vilão á Nova York. Não tem história, e o pouquinho que tem já se apresenta medíocre, os personagens são os mais ridículos e sem sentido de todos, os acontecimentos não possuem lógica, e o principal, que muita gente desconhece. Jason NÃO aparece neste capítulo, apenas em ilusões ou recordações de Tommy, o protagonista. Como que venderam um filme com o nome da saga sem seu principal personagem? Talvez por isto a pouca aceitação dos fãs em relação a este desastre de filme.

Um maluco pega uma máscara, coloca na cabeça e começa a matar Deus e o mundo, sem motivos algum, onde a justificativa sem vergonha que é passada ao final, é vingança pela morte de seu filho. O que isto tem a ver com sair matando todo mundo e ainda por cima se utilizando da lenda de Jason ninguém sabe. E o mais ridículo ainda é que o tal assassino nem pegou o cara que matou seu filho, então que raio de vingança é esta? Descontar sua raiva nos outros parece não ser uma boa opção. Agora não sei o que é pior, se é o protagonista totalmente apagado e sem carisma, onde Tommy não passa de um Zé ninguém sem personalidade, ou se é o vilão, que está em todos os lugares possíveis em todas as horas.


Chega a ser irritante acompanhar as seqüências de mortes, pois todos os adolescentes da vez não possuem um pingo de carisma, todos são chatos e insuportáveis, daqueles que merecem morrer o mais rápido possível. O problema é que o vilão nem é Jason, muito menos é imortal para estar em todos os locais de uma única vez. Morre um personagem na estrada, e lá está ele, em seguida já morre alguém dentro de uma casa, lá está ele novamente, e sempre depois de algum assassinato, ele mesmo aparece para recolher os corpos. Os roteiristas que pensaram em toda esta besteira devem ser presos, pois um filme deste além de acabar com uma mitologia inteira, ainda ofende a inteligência de qualquer pessoa que vai assistir a esta bomba.

Com o protagonista dizendo meia dúzia de palavras o filme todo, com um vilão comum que não é o Jason, com uma história sem sentido, com personagens insuportáveis e irreais, com acontecimentos sem lógica, tudo isto e um pouco mais deixam este quinto capítulo na lanterna da saga. Uma clinica de tratamento dentro de Crystal Lake, a imortalidade de uma pessoa comum, personagens extras que apenas aparecem para morrer, características como estas me permite dizer que este é um dos piores filmes já feitos para o cinema. Um Novo Começo foi um erro desde o inicio, e mesmo que a intenção fosse boa, faltou qualidade e personalidade ao diretor e roteirista para criar uma história que ao menos fosse interessante, ou que divertisse. Ridículo do inicio ao fim. 
 
Nota: 0.5



Nenhum comentário:

Postar um comentário