Encontre seu filme!

domingo, 17 de julho de 2011

Shrek 2 (2004)


Uma continuação de peso! É assim que podemos definir este estrondoso sucesso de crítica e bilheteria, lançado após o boom feito por seu antecessor, em 2001. O Ogro Shrek é um personagem carismático que roubou a cena naquele ano, juntamente com sua trama diferenciada e interessante. Contando com personagens super engraçados, conseguiu alcançar seu objetivo fugindo um pouco do lugar-comum da maioria destes filmes, apresentando um protagonista nada convencional, apesar de que a estrutura da trama ainda esteja ligada com os contos de fada tradicionais do gênero.

"Shrek 2" é uma continuação muito bem realizada. Seus cenários, a montagem, tudo está melhor, mais dinâmico, bem como a interação de seus personagens em sua trama. Com a entrada de novos personagens, o longa ganhou mais dinamismo e características marcantes, onde Shrek é auxiliado por um time de peso, tão interessante quanto o mesmo. Um dos grandes méritos da produção é manter-se fiel ao original, tanto na estrutura de sua trama quanto de seus personagens. O personagem Burro, que sem dúvida foi o maior atrativo cômico do longa original ganhou um parceiro, aqui o Gato de Botas. A dupla está afiada com as melhores piadas e tiradas rápidas do filme, roubando novamente a cena.

A trilha continua ótima, com muitos títulos de sucesso passeando pelos ouvidos do público, sendo que cada uma em seu ritmo e momento certo dentro da trama. Se no primeiro longa músicas emotivas tinham um espaço maior reservado, aqui músicas agitadas e animadas dão o clima ao filme, contribuindo para a ação desenfreada dos personagens. O Ogro, ao visitar o reino de sua amada Fiona, e de seus pais, o Rei Harold e Rainha Lilian, é sem dúvida uma estratégia excelente feita pelos roteiristas, tendo em vista o leque de possibilidades de ação e desenvolvimento de seus personagens que poderiam ser abertos.


A continuação de suas vidas juntas, o desenvolvimento de seus personagens e suas relações, tudo foi mantido, acertadamente pelos roteiristas (como feito também na bem sucedida saga Toy Story), onde não optaram em realizar apenas mais um filme caça-niqueis, que não acrescenta nada à mitologia da história e de seus personagens (como no terceiro capítulo da saga "O Rei Leão", que apesar de ser quase tão bom ao original, não possui motivos para existir).

Este segundo capítulo começa a dar sinais da mudança, que viria a ocorrer, bruscamente em sua trama, a partir do terceiro capítulo. Aqui Shrek chega ao Reino Tão Tão Distante, onde conhece os pais de Fiona, como também possui seu relacionamento com ambos sendo desenvolvido ao longo da projeção. Porém a trama deste não fica presa somente nisto, apresentando novos personagens cômicos que 'afastam' o ogro desta realidade, deixando-o mais com cara do primeiro filme. No Terceiro longa, estas características 'reais' iriam se sobressair, mostrando Shrek como se fosse um homem de verdade, com seus problemas mundanos e conflitos, ao mostrar o mesmo prestes a ser pai e todas as responsabilidades que isto traz consigo. Mais chato impossível.

Continuação que vale o ingresso, "Shrek 2" é tão bom quanto o seu antecessor, perdendo apenas na originalidade, tendo em vista que o universo do ogro já fora revelado, bem como sua estrutura de narrativa. Os personagens estão engraçados, a trama dinâmica e a qualidade dos efeitos estão primorosos. É diversão garantida.

Nota: 8.5


2 comentários:

  1. Shrek é um dos meus personagens favoritos das animações. As histórias são bem divertidas.

    ResponderExcluir
  2. ola!Sou um dos escritores do blog sitonização cinefila!Adorei seu blog e ja estou seguindo segue o meu tambem:
    http://sintonizacaocinefila.blogspot.com/

    ResponderExcluir