Encontre seu filme!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Titanic (1997)


Embora não seja uma obra-prima, Titanic é sem dúvida um dos filmes mais importantes da história do cinema. Não só pelo o que ele representa atualmente, mas também pelo o que ele conquistou na época de seu lançamento.

Além de um orçamento astronômico, um diretor abusadíssimo, uma arte e técnica divinas e uma bilheteria recordista, 'Titanic' foi o grande responsável pela revoluçãom dos efeitos especiais. Gastos milhões só em cenas digitalizadas pela equipe do diretor James Cameron, os efeitos entraram para a história definitivamente. Segundo os dados gerais do longa, cerca de 80% das cenas de 'Titanic' foram aprimoradas digitalmente, uma marca e tanto, já que 30% do orçamento total do filme foram gastos somente com efeitos especiais de última geração, além de técnicas de filmagem avaçadíssimas e uma direção técnica digna de aplausos.Acho que é como podemos definir o filme em seus aspectos técnicos, que afinal de contas, é sua principal característica.

Todas esses absurdos no orçamento, foram comandados por ninguém mais, ninguém menos do que por um dos diretores mais abusados da história do cinema. James Cameron, além de estourar em milhões o orçamento inicial de 'Titanic', o diretor abriu mão de seu salário e de sua porcentagem na bilheteria , tudo para por seu projeto mais inovador para frente, e provou a todos que seu esforço valeu a pena. Mesmo depois de estudar anos a fio uma tragédia como foi a do verdadeiro navio, entrevistando sobreviventes ainda vivos, pesquisando, mergulhando no frio Atlântico Norte até os destroços do transatlântico, gastando milhões para trazer às telas o filme mais caro já feito na história. E foi esse o resultado, tão comentado no mundo inteiro. 1,8 bilhão de dólares, o primeiro lugar absoluto entre as maiores bilheterias de todos os tempos. Mais um recorde para o filme, que ficou mais de um ano na lista dos dez mais assistidos nos EUA, além de permanecer 15 semanas como o mais visto da semana.


Mas nem tudo são flores no filme de Cameron. O homem, além de dirigir, produzir e editar Titanic, foi o responsável também pelo roteiro do filme. O roteiro, embora baseando-se em um fato real (a tragédia do navio), criou-se uma história fictícia em cima da história verídica. Duas personagens, uma o oposto da outra. É assim que vemos Rose Dewitt Bukater (a fantástica Kate Winslet), uma menina mimada rica, que se vê acorrentada a sua classe social. Ela, obrigada a se casar com um homem poderoso e arrogante, cujo nome é Caledon Hockley, vivido pelo atrapalhado Billy Zane, embarca no transatlântico em direção à America, onde em uma semana, se casaria em uma cerimônia luxuosa e tumultuada. Ela, em seu estado mais melancólico e depressivo, conhece um passageiro bem diferente daqueles queela costuma conviver. Jack Dowson é um homem simples e humilde, que logo passa a compreender a confusa Rose. Os dois logo se tornan amigos e ela, admirada com o modo de viver de Jack, sonha em um dia poder ser igual a ele, partir para onde lhe der na telha. Claro que com a vida que Rose tinha, nada disso seria possível. A partir daí, começa a história de amor vivida pelos dois personagens, uma pura cópia de Romeu e Julieta. Um amor impossível, separado por classes sociais opostas, cujos inimigos são justamente da classe social mais alta, e obviamente, fariam de tudo e usariam de todas as artimanhas que o poder lhes garante para separar o casal amoroso. Embora a história seja incrivelmente bem montada, tanto que agradou completamente o público, o roteiro possui inúmeras falhas, cujos acontecimentos que jamais poderiam ser omitidos em uma história que você se baseia a partir de um determinado ponto, foram dispensados. Detalhes que poderiam não fazer tanta diferença, mas que seriam de vital importância para uma narrativa mais bem contada, detalhes que foram contados pelos próprios sobreviventes.

Na verdade, o uso do flashback no filme foi equivocado, na minha opinião. Embora, não possarmos imaginar Titanic sem a Rose velha seja absurdo, se não ouvesse essa técnica, quem sabe o roteiro seria mais bem contruído, uma vez que todo ele gira em torno de um diamante, chamado "coração do oceano". O uso desse diamante só prova como Cameron estudou para fazer o filme, pesquisando cada fato.

O roteiro é porém, por vezes divertido, por vezes chato e por vezes absurdo demais. Cenas como a corrida de Jack e Rose para longe da água invadindo o navio é criativa, porém muito artificial. Entretanto, o roteiro construiu outras cenas que entraram para a história, nem que sejam pelos mravilhos efeitos como na cena do naufrágio, mas como pela excelente interpretação dos atores, como na cena que Rose pula do bote novamente ao navio, para não ficar longe do homem que ama, essa cena, para mim, é uma das mais lindas de todo o filme. Outra cena que é completamente inútil é a que Jack ensina Rose a cuspir, muito incoveniente, além de constrangedora.


O roteiro na verdade, é praticamente esquecido por trás de tanta coisa bela que Titanic nos oferece. A belíssima direção de arte é uma verdadeira obra-de-arte. Junto com uma equipe talentosíssima, reconstruiram a parte da frente do navio de forma perfeita, inspirando-se em todos os detalhes. É como se o transatlântico original tivesse voltado à superfície. A maravilhosa fotografia, contruida perfeitamente, com um oceano perfeito na paisagem e a luz do luar, relatada pelos próprios sobreviventes são excepcionais e dão uma luz aind amaior ao filme. Os figurinos também são mais do que excelentes, muito bem desenhados e detalhados, a parte técnica do filme é uma obra-de-arte sem tamanho. Além de contar com uma trilha sonora maravilhosa, orquestrada pelo competente James Horner, as canções instrumentais couberam como uma luva para o filme, assim como as diversas variedades da canção "My Heart Will Go On", interpretada por Celine Dion.

'Titanic' é dono de inúmeros recordes, além dos já citados lá em cima. Além de ter, junto com A Malvada o maior número de indicações ao Oscar, 14, o filme também é o maior vencedor do Oscard e todos os tempos. Com 11 Oscar, igualou-se a Ben-Hur, que também seria igualado em 2004 com O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. O longa de James Cameron perdeu somente as categorias de Melhor Atriz, injustamente pois Wisnlet, além de linda, estava deslumbrante, e se esforçou bravamente, que inclusive pegou pneumonia por causa das cenas da água, A de Melhor Atriz Coadjuvante, para a veterana Gloria Stuart e a de Melhor Maquiagem. Leonardo DiCaprio merecia pelo menos uma indicação, nem que não fosse páreo para o excelente Jack Nicholson de Melhor é Impossível, estava felomenal no filme. Billy Zane está muito bem, porém destaca-se somente em algumas cenas, eum outras não prova ser o bom ator que é.

Titanic possui o único defeito de seu roteiro, o resto, tudo é maravilhoso e marcante. James Cameron fez uma ótimo trabalho que é lembrado até hoje e nunca mais será esquecido.

Nota: 9.0


Um comentário: