Encontre seu filme!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Caçada (2007)


Temática interessante e bem reflexiva levam "A Caçada" (The Hunting Party) a ser um filme proveitoso e aconselhável para quem gosta de uma boa aventura em um cenário perigoso de guerra. Mas, como toda aventura, infelizmente, o roteiro é furado e previsível, o que deixa o filme abaixo do nível de seu elenco. A Caçada não conseguiu uma boa renda renda, pelo contrário foi uma decepção total de bilheteria. Com apénas 900 mil dólares de arrecadação nos EUA, o filme não chegou nem perto do orçamento total de 40 milhões de dólares.

Escrito e dirigido por Richard Shepard, um diretor esquecido no mundo cinema que dirigiu outros dois filmes que não foram muito bem aceitos pela crítica, como por exemplo, "24 Horas para Morrer" (Oxigen, 1999) e "O Matador" (The matador, 2005). Porém A caçada é ate hoje a "obra-prima" desse diretor, mesmo com um roteiro furado e previsível e com uma diração que poderia ser, no minímo, melhor, o filme tem um ar de suspense e até que saibemos o que irá acontecer a seguir, fica uma uma pulga na orelha se é realmente o que penssemos que vai acontecer. Entendeu? Não? Tudo bem, vou lhe contar esta trama.

Uma rede de televisão tem como principal correspondente de locais de guerra e conflitos no mundo o jornalista Simon (Richard Gere), um homen de personalidade forte e que tem muitas dívidas no mundo todo, que junto com o seu cameraman Duck (Terrence Howard), vai até a guerra da Bósnia e conhece o amor de sua vida, porém, ela é morta, vinte minutos antes dele entrar ao vivo, pelos rebeldes do chefe do crime organizado Boghdanovic, que tem o apelido de "A Raposa". Na transmissão ele perde a postura e acaba decepcionando a todos e com isso perde o emprego.


Após anos ele volta a Bósnia à procura de vingança e se reencontra com, o agora jornalista Duck e seu cameraman Benjamin Strauss (Jesse Eisenberg), e diz ter a maior matéria de sua vida, pois, segundo Simon, sabe onde está o chefe da guerra "Raposa". Com isso, os três vão em busca de apénas uma entrevista com "Raposa", só que depois Simon diz que quer mata-lo por vingança e por querer os cinco milhões de recompença que a ONU afirma dar para quem trouxer "Raposa" vivo ou morto. A partir daí eles passam por momentos de perigo, risadas, emoções em geral, e acabam sendo comfundidos com agentes da CIA por todos, mas eles acabam aceitando o disfarçe para poder continuar a caçada pelo "Raposa".

O final é esperado, como já disse o roteiro é previsível, porém, é bom e coerente e de uma perspectiva forte, quando se olha o filme por inteiro. É também gostoso, pois Simon conseguiu novamente o emprego na rede de televisão, pagou algumas de suas dívidas.

POR QUE NÓS (TRÊS HOMENS) DESCOBRIMOS ONDE "RAPOSA" ESTAVA EM DOIS DIAS E VOCÊS (CIA, ONU E OTAN) NUNCA DESCOBRIRAM EM TODOS ESSES ANOS?...
É. Essa foi uma pergunta chave no filme de Shepard. E o que vem em nossas cabeças são dúvidas e uma grande aceitação: realmente isso aconteceu, fatos reais, então, Por quê? Segundo o filme são valores que estão em jogo, dinheiro, poder, fortunas, medo... Por isso o trio teve que fazer todo o trabalho de pegar "Raposa" sozinhos e conseguiram pega-lo no único lugar onde ele ficava só: Na caça de animais, pois o barulho de muitos homens faria os animais se esconderem e a equipe o encurralou e o pegou e o amarrou, porém, não o entregaram para a ONU e sim O colocaram em uma cidade que ele destruíra com a guerra e todos desta cidade queriam mata-lo.


Em A Caçada também extraímos fortes temas, da vida em geral, que nos ensinam muito. A primeira é: a procura de vingança de Simon. Ele foi atrás de "Raposa". Passou por muitos perigos e sofrimentos, estavam sempre sozinhos, mas, foi atras de "Raposa" e com determinação deixou de ganhar cinco milhões de dólares, só para ver "Raposa" sofrer como a sua namorada sofreu. O segundo é: a amizade que surgiu entre eles. Pois em momento algum, mesmo com as dificuldades e com os perigos, eles pensaram em desistir e deixar o outro sozinho, era sempre um apoiando o outro. E claro, não podemos esquecer que tudo começou por causa de uma busca por entrevista com "Raposa" o que nos leva a imaginar aonde um jornalista vai pela informação. Ou seja, o filme é bastante rico em reflexões.

A Caçada pode não ser um ótimo filme, mas é um filme que nos ensina muito história e nos faz refletir sobre momentos de nossas vidas e nas vidas de pessoas como nós, porém, que ficaram em meio à uma guerra. Nos ensina até onde vai uma sede de vingança e sobre amizade e busca por matérias de televisão.

Nota: 7.0


Nenhum comentário:

Postar um comentário