Encontre seu filme!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001)


Musical divertido e contagiante. Nicole Kidman se destaca em meio a cenários brilhantes.

Moulin Rouge - Amor em Vermelho marcou a volta dos grandes musicais no século XXI. Depois de nos deliciarmos com musicais maravilhosos como os clássicos do século passado, entre eles Cantando na Chuva, O Mágico de Oz, A Bela e a Fera e A Noviça Rebelde, o primeiro grande sucesso do gênero vem com tudo, incluindo cenários magníficos e luxuosos, interpretações fantásticas e um roteiro muito bem elaborado. 'Moulin Rouge' tem um ótimo tema, cujo cenário principal é a sempre bela e romântica Paris e uma das casas de shows noturnas mais famosas do mundo. É lá que a sua estrela principal apresenta seu corpo escultural e bela voz, enfeitiçando todos os homens que passam por lá. Seu nome é Satine, a bela e deslumbrante Satine. Seu caminho é cruzado por um pobre escritor, Christian que está escrevendo uma peça curiosa, que será financiada por um duque poderoso, que exige exclusividamente sobre a dançarina Satine. O jovem escritor logo se apaixona pela mulher e ela por ele, e os dois começam um romance escondido das garras do duque, que até o último momento é enganado pelo eterno amor dos dois.

Satine e Christian, Nicole Kidman e Ewan McGregor, respectivamente possuem uma entrosação rara entre ator-atriz, ainda que ele não esteja bem (aliás, ele está péssimo, como sempre), ela está soberba. Os dois têm uma conexão maravilhosa que faz com que a cena seja mais aproveitada do que somente pelas suas interpretações. Mas é claro que entre os dois destaca-se Kidman, melhor até que sua Virginia Woolf em As Horas, e nessas horas, nós nos perguntamos, será que a atriz não deveria ter dois Oscar enfeitando a prateleira de sua casa? Sua atuação em 'Moulin Rouge' era sim, digna de um Oscar, porém acabou perdendo para a sofredora Halle Berry de A Última Ceia. Seus cabelos ruivos, seu humor inesgotável e carisma apaixonante. Tudo se revela uma jóia para os espectadores que se divertem com os ótimos números musicais, a maioria estrelados por ela.

Se formos comparar os números musicias de 'Moulin Rouge' com Chicago, o musical seguinte, poderemos observar que este último leva vantagem pela criatividade e não pelo uso excessivo de cenários que chamam mais a atenção que a própria letra da música. Na verdade, o que mais falta em 'Moulin Rouge' são músicas feitas para o próprio filme. "Complainte De La Butte" pode ser uma das músicas mais divertidas feitas para o cinema dos últimos anos, mas ela é única. Outros grandes sucessos como "The Sound of Music" de 'A Noviça Rebelde' entre outros foram usados no longa, sendo adaptadas para a respectiva cena.


Os figurinos e cenários são perfeitos. Os detalhes são o que mais impressionam no filme, desde os trajes super exagerados, mas nem por isso não são belos até os cenários mais do que caprixados são a marca registrada do filme, que se não fosse por eles, 'Moulin Rouge' não seria o mesmo.

O final é marcante também. O desfecho que a história desenvolve é de arrepiar. O show seguido de tentativa de homicídio, a reconciliação e a morte. Perfeito para um musical do gênero melodramático, a,ém de ser muito conveniente. 'Moulin Rouge' é um ótimo filme, muito bem feito e que tem, como destaque, a atuação de Nicole Kidman. Foi marcado pela volta do gênero bem produzido aos cinemas e vale a pena ser conferido por quem aprecia um cinema cheio de misturas e contrastes, ainda que o roteiro não seja lá essas coisas, nem a direção.

Nota: 7.5



2 comentários:

  1. Pra mim e uma poesia em forma de filme. Tudo faz parte, desde os dialogos, aos cenarios, figurino, enfim...

    Aquela adptaao de Heroes tb e sensacional. Acho que e minha cena preferida, rs.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Supr show este filme..adoro!! e este blog tbm,super 10..adro filmes,tbm posto..bora ser parceiros..vlwlw!

    ResponderExcluir