Encontre seu filme!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Rei Leão (1994)


Uma das melhores animações já produzidas, "O Rei Leão" chegou aos cinemas em 94, tornando-se rapidamente um grandioso sucesso de crítica e de público, arrecadando mais de R$ 300 milhões apenas em sua terra natal. O longa tornou-se sucesso por onde passou, conquistando milhares de fãs pelo mundo todo. Sua magnífica animação, suas trilhas de impacto, um roteiro bem elaborado e conduzido, tudo isto e muito mais foram elementos que o fizeram ser o sucesso grandioso que foi.

"O Rei Leão" conta com muitos personagens carismáticos, marca quase infalível da Disney, além de estabelecer uma relação sólida entre os mesmos. A construção, aos poucos, de quem são, o que fazem, é perfeitamente bem orquestrado pelos diretores Roger Allers e Rob Minkoff. Cada personagem possui seu espaço dentro do universo do filme, além de todos contarem com personalidades únicas, divertidas e interessantes.

A forma como o roteiro trata de assuntos, como perda e culpa, nunca foram tão bem trabalhados outrora pelos estúdios da Disney. O aprofundamento de seus personagens é algo marcante, presente durante toda a projeção. A cada momento, os personagens estão em movimento, prosseguindo em sua jornada, sem que a trama perca tempo com algo desnecessário. Claro que existem algumas gorduras no longa, mas nada que atrapalhe o resultado final.


A relação tão bem construída entre Pai e Filho, no início do filme, sem dúvida é um dos pontos fortes da trama, bem como a chave-mestra para o desenrolar do roteiro e desenvolvimento dos personagens. Mufasa revela-se um dos personagens mais interessantes, quando o mesmo demonstra seu lado protetor de Pai, como por exemplo de quando o mesmo adverte seu filho Simba, mas em seguida, mostra todo seu lado amoroso para com o filho. É inegável a beleza e plasticidade da cena e o relacionamento de ambos, tão bem realizado. Todos estes fatores iniciais são de suma importância para que, em determinado momento do longa, quando acontece um incidente provocado por Scar, o público se pege com o coração na mão, devido a empatia tão bem construída no início, ao presenciar Simba ao lado de seu pai, morto.

Quem rouba a cena lliteralmente, é a dupla Timão e Pumba. Ambos são de longe os personagens mais engraçados do longa, e são com a presença de ambos, os momentos mais divertidos da projeção. O grande sucesso dos personagens, lhe renderam um próprio desenho animado, tão divertido quanto suas participações no longa, bem como um capítulo só deles nos cinemas, com o terceiro filme da franquia "O Rei Leão".

A trilha sonora com certeza, é uma das mais marcantes, quando o assunto é animação. A inspiradissima abertura "Circle of Life" é emocionante e imponente, abrindo com chave de ouro a animação, bem como seu tema estar ligado diretamente com o contexto do longa. Outra canção de sucesso do filme, "Can You Feel the Love Tonight?", de Elthon John, marcou presença de forma encantadora.

A qualidade da animação está muito acima da média para a época, onde todo um cenário de pura beleza, as savanas africanas, foram retratadas de forma perfeita. As árvores, a chuva, tudo foi meticulosamente planejado e construído, como também os próprios personagens. O público pode, facilmente, se sentir naquele ambiente, tamanho o belo trabalho do estúdio.

"O Rei Leão" é uma referência para o gênero. Seus personagens carismáticos, carregados de personalidades diferenciadas e divertidas, suas trilhas emotivas e alegres, uma trama conduzida de forma criativa e inspiradora, a qualidade da animação, são alguns fatores que tornaram este filme, um grande sucesso.

Nota: 9.0



5 comentários: