Encontre seu filme!

sábado, 27 de agosto de 2011

Sunshine - Alerta Solar (2007)


Alguns cineastas vão melhorando com o tempo. Talvez até comecem com um bom filme, mas vão melhorando cada vez mais. Porque isso não aconteceu com o britânico Danny Boyle?

Após vários trabalhos para a TV, seu filme de estréia foi o fenomenal "Cova Rasa" de 1994 indicado ao BAFTA de melhor filme britânico. Me lembro que o cartaz do filme no cinema alertava: "Atenção fãs de Pulp Fiction". E realmente, sou fã de "Pulp Fiction" mas "Cova Rasa" tem um frescor incrível. Uma história que seria banal nas mãos de outro diretor se tornou uma obra prima nas mãos de Boyle e ainda revelou o fantástico Ewan McGregor.

O próximo filme de Boyle foi outra obra prima com Ewan: "Trainspotting". Sensação em Cannes e finalista ao Oscar de Roteiro Adaptado. Causou muita polêmica por tratar de forma imparcial o uso de drogas. As frases que abrem o filme viraram bordões: "Choose life..." lembra?


Daí a carreira de Boyle foi em curva descendente. Não vou falar sobre os fracassos que se seguiram. Vou me ater ao último fracasso: "Sunshine" que no Brasil ganhou o subtema "Alerta Solar". Foi útil dar esse subtema pois existe outro "Sunshine" de 1999: o excelente filme de István Szabó (finalista de 3 golden globes, incluindo melhor filme Drama).

Aluguei o "Sunshine" de Danny Boyle para conferir os efeitos sonoros, som e direção de arte que estavam sendo preditos pelos sites como concorrentes ao Oscar. (Maldita hora que fui fazer isso). Que roteiro horrível. Fotografia pretensiosa. Até o assunto do filme é lastimável e a forma como é tratada é ridícula. Que final patético. E tinha que ter um vilão, é verdade, mas de onde ele surge é surreal (no mau sentido). E é um vilão canhestro. O elenco é mau distribuído e os talentos de Cillian Murphy e Michelle Yeoh são desperdiçados. E o não tão talentoso Chris Evans é não tão talentoso neste filme também.

Leia a sinopse do filme e não se engane se achar interessante. O filme é ruim de doer. Duvida?? Então veja a bilheteria: estreou nos EUA em 20/7/07 amealhando pífios $3,675,753 em 91 longos dias de exibição.

Ah, sim. Os tais efeitos sonoros existem e são regulares, o som também, idem para a direção de arte. É por esses fatores que leva nota 6. Os efeitos especiais até que enganam, mas quando a gente sabe a que se destinam: ai, ai, ai. Melhor ficar na ilusão. Só que com este "Sunshine" não tem ilusão, é ruim. Ainda bem que loquei o filme em vez de assistí-lo no cinema. Economizei grana mas não ecomizei o principal: meu tempo e minha paciência.

Nota: 6.0



3 comentários:

  1. Vi esse filme sendo vendido por 5 reais outro dia e até pensei em comprar pelo nome de Boyle. Acho que agora, depois de ler seu texto, vi que tomei uma boa decisão em não comprar.

    ResponderExcluir
  2. Este filme passa sempre na tv a cabo, mas ainda não tive vontade de conferir.

    Pelo seu texto o filme não deve ser grande coisa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. o filme é legal, prende a atenção apesar de que FISICA é chato pra caralho !
    vale a pena conferir ! não é o melhor filme do mundo mas é um que te prende dou nota 8.0

    ResponderExcluir