Encontre seu filme!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Primeira Página (1974)


Baseado numa peça teatral de Hecht e McArthur, a história versa sobre como seria o fechamento de uma edição de jornal. Visão esta vista do ponto de vista de quem só imagina o que acontece. Teve outras duas versões para o cinema.

A ação se passa na Chicago de 1929, quando um atrapalhado anarquista assassina acidentalmente um policial negro e recebe como punição a pena máxima. O editor de jornal Bursns encarrega seu melhor repórter para cobrir a história. Esse está prestes a casar e resolve mandar as favas o chefe e o assunto. Burns no entanto é persistente e usa de vários argumentos e expedientes para que seu réporter - hildy Jonhson; não abandone o barco. A filosofia de trabalho de Burns aproxima-se do pregado por Maquiavel: O fim justificam os meios, ou seja, é necessário que se traga a informação, não importa os meios para se obte-la.

Wilder foi um dos maiores roteiristas da história do cinema. Primeiro serviu a outros grandes (Howard Hawks para citar um), posteriormente passou a filmar sua idéias. Enveredou pelos dramas com tal capacidade que após "A montanha dos sete abutres" foi obrigado a dirigir e criar comédias : "As pessoas aceitam as verdades quando riem com mais facilidade", disse. Esse filme quase liquidou sua carreira de tão brilhante: o povo americano não apreciou a forma crua com que foi retratado nas telas.

Genial como era, Wilder sabia como ninguém reconhecer a genialidade alheia. Conservou vários diálogos da peça original, diálogos estes cortantes e maliciosos, que mesmo escritos na década de 20 permanecia atualizadissimos. Se o filme soa por demais datado, talvez seja o fato de que saibamos que as duas outras versões (as quais não possuímos acesso) talvez guarde com mais viço o frescor da originalidade. E que o mestre Wilder, esse austríaco "avant la lettre" ainda que genial, não possuia a leveza para a comédia de um Lubitsch, carregando por demais nas tintas. O final do filme é humor puro: Johnson torna-se uma estrela no jornalismo e Burns um conceituado professor de ética em uma faculdade da cidade.

Nota: 7.5



Nenhum comentário:

Postar um comentário