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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pro Dia Nascer Feliz (2006)


O documentário "Pro Dia Nacer Feliz", dirigido por João Jardim é com certeza, um dos grandes trabalhos recentes da cinematografia brasileira, captando com precisão e técnicas apuradas, todos os ambientes que envolvem a escola, seus alunos e professores, bem como a relação entre si, em várias cidades do país.

Não é de hoje que filmes, documentários ou novelas tratam da precariedade do ensino público brasileiro, mas da forma como foi registrada e produzida, "Pro Dia Nascer Feliz" vai mais longe, alcançando talvez o que as outras obras não conseguiram, ou seja, mostrar a intimidade real do que acontece onde o diretor e sua câmera são um novo elemento dentro da instituição, captando de perto todos os detalhes de alunos e professores, como também abordar temas conflitantes que existem dentro da escola. Alunos que possuem envolvimento com drogas, a falta de transporte escolar, a relação delicada entre professor e aluno, dificuldades financeiras, preconceito e falta de oportunidades são apenas alguns elementos bem trabalhados neste documentário.

A educação brasileira funciona muito bem no papel, porém a realidade é outra. Não é preciso ir muito longe para ver crianças que vão as escolas porque os pais não tem com quem deixá-las enquanto trabalham, ou que vão as escolas porque é a única chance de comerem algo durante o dia. Alunos que são excelentes, mas que por falta de oportunidade não terminam os estudos porque precisam trabalhar para ajudar a família em casa ou que somente se matriculam nas escolas para conseguirem o primeiro emprego e abandonam os estudos no meio do caminho.



A realidade dos professores também não ajuda. Trabalhando em três períodos para conseguirem ganhar um salário decente, o professor não tem tempo para planejar a aula, o que a torna desinteressante para o aluno. A estrutura das escolas, principalmente as públicas, é um caso a parte. Há regiões do país que os professores dão aulas em casebres, sem banheiros, sem água, sem quadro, giz, ou o material essencial.

A relação aluno-professor abordada nesse documentário nos revela as mãos atadas das escolas diante das diversas realidades dicentes. O aluno que se envolve nas drogas e abandona os estudos, ou não abandona e ameaça o professor a aprová-lo no fim do ano, para não ter represálias, bem como a dificuldade encontrada pelo corpo docente em aprovar ou não tal aluno. Caso reprová-lo, a instituição estaria apenas reproduzindo mais uma vez o problema enfrentado. O diretor filma um interessante conselho de classe, onde professores discutem o que farão com um determinado aluno problema. Os professores perderam a autoridade dentro da própria sala. Não raro vemos noticiários de alunos que agrediram professores por várias razões, e o professor não vê outra alternativa senão aprová-lo e esperar que ele termine os estudos por ter medo de possíveis reações dos mesmos.

Sem dúvida um documentário para se refletir ainda mais sobre as circunstâncias adersas em que o Ensino brasileiro se encontra, além de comparar o ensino público com o privado, de forma eficiente. Este documentário não possui a finalidade de apontar caminhos e possíveis soluções para uma mudança no Brasil, mas sim mostrar a realidade nua e crua enfrentadas, onde o mesmo pede a reflexão do telespectador sob as condições oferecidas, de instituições e trabalho escolar no país. 

Nota: 9.0




3 comentários:

  1. Texto bem interessante, tinha vontade de assistir esse doc, agora aumentou mais. Já estou até baixando. Abs!

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  2. Assisti a esse filme faz muito tempo, mas lembro que as impressões que ele me deixou foram muito positivas...

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  3. É um documentário excelente e obrigatório. Vi há dois anos e estou precisando dar uma olhada novamente, mas o adoro. É a realidade de alunos de todo o Brasil, onde a única diferença entre eles é se são de pública ou particular. É toda uma masse pedindo por uma educação decente. Ótimo texto, viu?
    Abraços!

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