Encontre seu filme!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

17 Outra Vez (2009)


Existem filmes e filmes. "17 Outra Vez" é daqueles que é o que espera-se que seja: uma produção voltada para um público alvo (adolescentes - em especial meninas na puberdade - que por algum motivo querem passar 2 horas descomprometidas ou babar por um "astro" teen) com uma história previsível ao extremo, clichês de longas anteriores do mesmo exploradíssimo gênero e situações que agridem o bom gosto do espectador com um QI um pouco mais alto. "17 Outra Vez" possui todos os problemas que deduzidamente haveria de ter, mas também pode-se dizer que não é um desastre por completo.

A história dispensa qualquer criatividade: Mike (vivido por Matthew Perry, esforçado comediante de Friends que tenta ser ator) é um trintão desiludido com sua atual vida. Sua mulher o largou, e seus filhos adolescentes pouco ligam para ele. É nesse estágio que Mike relembra os tempos de escola, em que era um dos mais populares alunos e seu romance com a namorada ia muito bem, obrigado. Interrogado por um misterioso velhinho simpático (uma referência ao Papai Noel?) se desejaria voltar a ter 17 anos, Mike diz que sim, e durante um ato em cima de uma ponte, eis que o tempo faz sua magia e o infeliz Mike-Perry volta aos tempos de adolescente (aqui no corpo de Efron). É uma espécie de Quero Ser Grande ou De Repente 30 ao inverso´; nada complicado demais para não forçar os jovens.

O que não pode-se dizer é que Efron é pouco esforçado. Tentando se livrar do estereótipo de ator juvenil adquirido em "High School Musical", Efron consegue segurar as pontas como estrela principal do filme. Sua atuação em nada é gloriosa, mas é inegável o carisma do jovem diante das câmeras. Entretanto, este personagem em nada o ajudará em sua carreira; Mike em muito lembra Troy Bolton - os dois são atletas principais da equipe de basquete, por exemplo. Semelhanças à parte, o menino consegue bons momentos em que admito ter dado ou outro sorrisinho tímido.


A direção de Burr Steers passa despercebida. O roteiro é fraco (em um momento constrangedor em que Mike e seu melhor amigo Ned lutam inexplicavelmente, ilustrando bem a falta de competência para criar um roteiro mais sobresalente). Por falar em Ned, ele presencia algumas cenas legais para quem conhece um pouco de cultura "nerd", vide a do mago cinzento durante um diálogo com a diretora da escola. Tirando isto, a trama é preenchida com esquemáticas piadas, situações muito pouco inteligentes e lições de moral empurradas à força.

17 Again é olhável. Um filme para a família curtir, ou meninas de 15, 16 anos consumirem. Não é bom, mas pode ser um programa agradável para os com um pouco mais de boa fé, em uma produção que joga todas as fichas em cima de um gurizote com simpatia sobrando (o filme é de fato de Efron), porém ainda sem demosntrar talento que justifique tamanho alvoroço em torno de si.

Nota: 5.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário