Encontre seu filme!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gran Torino (2009)



Segundo Kirby Ferguson, autor da série de vídeos Everything is a Remix, existem, além dos gêneros convencionais como drama, comédia, terror, diversos subgêneros que podem ser combinados, distorcidos, transfomados na realização fílmica. Um deles é o subgênero chamado “Sorry About Colonialism” (ou “Desculpe pelo Colonialismo”), do qual fazem parte filmes como Dança com Lobos (1991), OÚltimo Samurai (2004) e tantos outros que tratam de uma certa imersão norte-americana em uma cultura “estranha” que, aos poucos, se torna familiar ao protagonista antes arredio com os integrantes desta cultura.

Gran Torino (idem, 2008, Clint Eastwood) bebe bastante desta fonte ao contar a história de Walt Kowalski, veterano da Guerra da Coréia que, após a morte de sua esposa, recebe como novos vizinhos uma família de coreanos que tem problemas com uma gangue de delinqüentes. Estes almejam levar o caçula da família, Thao, para o mundo do crime, enquanto o rapaz  de 14 anos ainda está à procura de si mesmo. Os mundos ocidental e oriental se unem quando o rapaz, como um ritual de iniciação à gangue, recebe a missão de roubar o Gran Torino que preenche a garagem de Kowalski, que impede o furto e ainda consegue ameaçar os vândalos que importunam a rotina do jovem Thao. A partir disso, a família começa a se aproximar de Walt, que, mesmo a contragosto, começa a se transformar com o tradicionalismo e a generosidade orientais frente ao individualismo e a truculência do seu americanismo exacerbado.


Eastwood, por mais que trabalhe bem com o roteiro de Nick Schenk, não consegue surpreender muito, já que segue uma linha bem cartesiana de seu trabalho, repetindo até mesmo seus próprios clichês: o diretor, mais uma vez, interpreta um sujeito durão, rancoroso que não almeja se relacionar com as pessoas ao seu redor e muda ao longo da narrativa (de forma praticamente idêntica a Menina de Ouro), encontrando sua redenção ao final. Os coadjuvantes são competentes e ganham bastante espaço na narrativa, o que oferece um ar fresco à narrativa que poderia se concentrar somente na figura turrona de Eastwood disparando grosserias a esmo. Os enquadramentos, montagem, fotografia e trilha sonora estão coesos com a proposta do diretor, mas, repito, não são difíceis de acertar pois atendem a uma fórmula que o diretor tende a manter nos seus trabalhos mais recentes.

Embora esbanje competência em todos os passos de seu trabalho, Eastwood ousa muito pouco - o que fica mais explícito sem uma presença marcante como a de uma Hilary Swank ou um Morgan Freeman - ao realizar um drama à moda antiga que tenta se retratar de uma culpa estadunidense diante das desgraças infringidas sobre outros povos, como manda os ‘ditames’ do “Sorry About Colonialism”.

Nota: 7,0


8 comentários:

  1. Não conhecia este nome criativo de subgênero, mas não deixa de ter sentido.

    O roteiro apesar de não ser ousado, é competente ao mostrar em parte os problemas dos imigrantes na atualidade.

    Clint faz sempre e bem o mesmo personagem, um sujeito durão com passado complicado ou mesmo sem passado, no caso dos westerns.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com seu ponto de vista, mas respeito. Acho GRAN TORINO uma pequena joia, repleta de sentimentalismos delicados. A figura falsa-grosseira de Walter Kowalski serve como um contraponto com o publico, o q torna a interação maior ainda. E o epilogo, acho q ninguem esperava aquilo. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Hugo e Celo. Obg pelo coment. Realmente, é sempre bacana encontrar pessoas com pontos de vista diferentes dos nossos.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que tanta gente enxerga em "Gran Torino", que é um filme que desenvolve o protagonista de forma previsível. Trabalho decepcionante do Clint...

    ResponderExcluir
  5. É, Matheus. Antes de assistir, sempre via excelentes comentários e ele em tops de melhores do ano. Mas, quando assisti, não vi realmente muita coisa para fazer alarde. Acontece, hehe. Abs

    ResponderExcluir
  6. Grande filme e grande atuação de Clint Eastwood;

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc no sentido de Eastwood nao ter ousado na história. Alias, ser uma pessoa rancorosa com magoas do passado é bem cliche já em seus filmes.

    De qq forma, eu gostei mto desse filme. Acho o final interessante. Apesar de tragico como muitos outros do diretor, ele passa uma mensagem interessante e - pelo menos no meu caso - foge do óbvio...

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Preciso ver mais filmes de Clint Eastwood!

    ResponderExcluir