Encontre seu filme!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Turistas (2006)



Um filme que causou grande polêmica por aqui foi este "Turistas", lançado em 2006. O governo brasileiro reservou-se a polemizar ainda mais o mesmo, tendo em vista seu enredo, que trata de forma nada vangloriante a vida dos turistas que escolhem o país para passar suas férias, ou apenas estarem na procura de diversão. Tirando todo o bafafá que permeou toda a apresentação do longa em nossas terras, vamos ao que interessa.


Para começar "Turistas" é mais um daqueles filmes que pegaram carona no sucesso de "Jogos Mortais" e seu sub-gênero do Terror, Torture Porn, reaproveitando em sua trama todas as já batidas cenas de tortura e mutilação vistas anteriormente. Tudo é pura desculpa para detornar com os mocinhos das formas mais crueis possível, mas aqui, em certo ponto até que torna-se um pouco interessante, apesar de que são poucos estes momentos dentro da trama, mas logo esta sensação é destruída. A direção de John Stockwell apenas se 'destaca' na tradicional perseguição final entre mocinho e vilão, proporcionando ao filme tomadas asfixiantes, devido as cenas se passarem em um local diferenciado, o que é muito pouco para tornar um filme deste atraente para ser assistido.


Mais uma vez temos mocinhos estereotipados, incrivelmente da mesma forma como é encontrada na maioria deste gênero. Todos são bonitos, irritantes, pensam apenas em sexo, bebidas e drogas, e não se importam de fazerem as coisas mais estúpidas em lugares que nunca estiveram anteriormente. Não espere em NENHUM momento algum tipo de aprofundamento de suas personalidades, como também da relação existente entre si. Temos no grupo de adolescentes deste filme, como em todos os outros, os que são mais 'cabeça', que pensam um pouco mais antes de fazerem alguma loucura e os demais, que só pensam em detonar tudo. Fica claro esta diferença bem antes dos primeiros 10 minutos de filme, consequentemente sabemos quem morre e quem vive...e adivinhem, aqui não existe surpresa alguma com isto..morrem os mais irritantes...os mais 'legais' sobrevivem...





O filme se passa em uma floresta no Rio de Janeiro, onde o diretor busca criar um clima pesado e sufocante, porém este não consegue fazer isto. No máximo, o público se pega mais atento quando os mocinhos se encontram com o vilão da trama, e só...O momento de maior tensão do filme dura pouco mais de 10 minutos. Após alguns conseguirem fujir, a tensão que deveria aumentar ao longo que a projeção se encaminha para seu desfecho, termina ali...O que resta são apenas algumas boas tomadas e uma boa edição na perseguição final, que ocorre em uma gruta.


O roteiro de Michael Ross é o maior culpado por uma história sem maiores toques de tensão, tendo em vista que a trama envolvendo a correria de mocinhos e vilões é totalmente batida. A cena onde um dos 'capangas' do vilão o trai, lá pelo desfecho do filme, já era esperada, devido ao comportamento abordado entre o vilão e seus subordinados, até provocando, em certos momentos do filme, risos, encobrindo a tensão.


Os motivos do vilão aqui, pelo menos, são melhores que muitos outros apresentados por ai. Suas intenções são mais 'compreendidas' pelo público, apesar de que entender a cabeça de um psicopata, que retira os órgãos de turistas, em vingança aos mesmos, de sempre terem aproveitado e sugado o que temos de melhor, não é nada fácil. Mas o problema mora aqui. O vilão deste filme não é carregado de surpresa. É apenas(?) um cara que se vinga de turistas de uma forma cruel, usando como desculpa ajudar as milhões de pessoas que morrem nas filas de hospitais esperando uma doação. Mesmo não sendo um mostro sádico, que dificilmente morre, seu personagem poderia ter sido mais interessante. A tensão que existe quando o mesmo dá as caras desaparece logo em seguida. Apenas as cenas em que corta uma garota consegue chocar, mas em nenhum momento sua personalidade de vilão se sobressai. Da mesma forma que o roteiro lhe confere uma aparição fraca, o mesmo acontece com o seu destino, totalmente sem criatividade e sem clímax algum.





"Turistas" poderia ter se tornado um bom filme, caso o diretor possuisse melhor controle de sua trama e a tensão existente no mesmo. O que ocorre é que uma premissa interessante se perdeu, após o vilão aparecer, dizer o que pretende fazer, e em seguida os mocinhos fujirem dele. Nada é novo, tudo que está em tela já foi visto pelo público. As interpretações não ajudam em nada também. Com uma trama destas, o diretor poderia ter usado várias idéias interessantes, mas não o fez, não se sabe porque. Só existe o tradicional: A perseguição de vilão e mocinhos. Temas como preconceito, o estereotipo existente do país e dos brasileiros, por exemplo, poderiam ter ganho maior espaço, mas são apenas mencionados rapidamente, sem aprofundamento algum. Como filme de carnificina, também não se dá bem, pois não há quase cenas deste tipo, apenas uma pra falar a verdade. Não possui clima de suspense muito menos tem momentos descontraídos. Caso este filme não tivesse tratado do Brasil, o que provocou toda a polêmica envolvendo o turismo do país, seria apenas mais um dentre muitos, que rapidamente passaria batido e seria esquecido da mesma forma.


Nota: 1.5






Um comentário:

  1. Uma porcaria de filme que serve apenas para denegrir a imagem do Brasil. Eles inventam coisas que não existem aqui, mostram que é uma zona mesmo... coisa que não é verdade. Pena. Mas os primeiros a malharem o Brasil são os próprios brasileiros, então... u.u

    Abs!

    ResponderExcluir