Encontre seu filme!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

5 Trilhas Sonoras Espetaculares de 2011

Aqui vai mais uma lista pessoal de fim de ano. Desta vez, eu trago os cinco filmes cujas trilhas sonoras me impressionaram mais; a lista abaixo vale apenas para as trilhas originais e para a obra completa (ou seja, todo o conjunto). Para cada trilha, eu destaquei a música (ou músicas) que mais me agradou.


5. Os Muppets
por Christophe Beck
Música destacada: "Life's a Happy Song"



A parte original fica escondida no meio das muitas músicas de terceiros e remakes para o filme, mas é difícil fechar os ouvidos para as canções originais propositalmente clichês e exageradas, porém cheias de ternura!

4. Gato de Botas
por Henry Jackman
Música destacada: "The Puss Suite"


Nenhuma surpresa na escolha da trilha estilo "faroeste macarrônico", identificando-se perfeitamente com o ambiente da trama e o "cafajestismo" de seu personagem principal. Mas que trilha bem executada! A música-tema é memorável e as cenas de dança ganham um tom ainda mais picante graças a esta orquestra muito bem arranjada. É uma das poucas obras recentes em que a DreamWorks não recorre ao seu (fantástico) porto-seguro Hans Zimmer, mas o resultado compensou o risco.

3. X-Men: Primeira Classe
por Henry Jackman
Músicas destacadas: "Main Theme"
"Magneto"




Antes de "Gato de Botas", Jackman teve que se provar para Hollywood. A chance veio com a excelente trilha de "X-Men: Primeira Classe", que teve uma recepção semelhante à do filme: ninguém dava nada por ela e depois todos a adoravam. Eu não me impressionei muito com a trilha durante o longa, mas adorei ao ouvi-la separadamente. Prova de uma fraca mixagem de som e culpa do filme; Jackman, por sua vez, merece os louros de ter composto uma trilha poderosa, mas sutil e tenra (algo incomum para um filme de ação), e a melhor música-tema para um vilão de filmes de super-heróis.


2. Kung Fu Panda
por Hans Zimmer
& John Powell
Músicas destacadas: "More Cannons!"
"Zen Ball Master"




Tem como algo ficar mais f#da do que os meus dois compositores contemporâneos favoritos  trabalhando juntos? Zimmer e Powell fazem da trilha sonora a melhor coisa, de longe, em "Kung Fu Panda 2", uma seqüência que já se sustenta muito bem por outros méritos. É a melhor trilha sonora de ação do ano - e de muitos anos; a única forma de fazer mais testosterona transbordar é filmar uma história sobre trezentos guerreiros lutando sozinhos contra milhões de inimigos... oh, wait...

1. Rango
por Hans Zimmer
Músicas destacadas: "Theme Song"
"Bats"




Acho que somente a genialidade inata pode explicar o talento de Zimmer para trilhas sonoras, principalmente nesta homenagem mais do que digna ao seu ídolo de infância, Ennio Morricone. O filme não seria nada mais do que "meia-boca", mas sem dúvida foi elevado alguns patamares acima graças a este espetáculo de experimentos musicais de Zimmer: de um lado nós temos uma música-tema absolutamente inesquecível - do outro, "A Marcha das Valquírias" em banjos... sim, esse é o nível de criatividade que o compositor esbanja em sua obra, uma das mais notáveis que ele já produziu na última década (e esta lista inclui "O Cavaleiro das Trevas"...) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário