É início do século XIX e a Sra. Bennet só quer saber de casar o mais depressa suas cinco filhas com homens de posses e reconhecimentos. O Sr. Bennet, por outro lado, só quer saber da felicidade de suas filhas, independente delas casarem ou não com homens poderosos. Sendo assim, Elizabeth, a filha mais velha, é muito mais apegada ao pai do que com a mãe, já que é portadora de uma personalidade livre e indomável. No entanto, ao conhecer o arrogante e preconceituoso Sr. Darcy, Elizabeth se descobre inexplicavelmente encantada por tal homem rico e prepotente. Sr. Darcy, por outro lado, também não consegue esconder uma forte atração pela orgulhosa Elizabeth, mesmo sabendo de sua pobreza e da fama de sua família.
De uma forma quase divina os personagens centrais irão revezar ao longo do filme o cargo de "orgulho" e "preconceito". A princípio, Sr. Darcy se mostra preconceituoso a respeito de Elizabeth, mas logo percebe seu engano e parte em busca de reconciliação. Mas Elizabeth é orgulhosa demais para aceitar o desprezo que Sr. Darcy tem por sua família, se recusando a reconhecer que também gosta dele, tornando-se preconceituosa com ele por causa da arrogante família Darcy. Dessa forma, Elizabeth acaba caindo na própria armadilha, ao demonstrar o mesmo sentimento que a repugnou em Darcy. Darcy, por outro lado, deixa de ser preconceituoso, mas passa a ser orgulhoso depois de chutado por Elizabeth.
Outros personagens também dão um gás diferente à história, mostrando em muitos momentos idênticos sentimentos de orgulho e preconceito. As irmãs de Elizabeth, apesar de um pouco desesperadas, são boas pessoas, mas são completamente rejeitadas pelo preconceito contra sua classe social. Da mesma forma, o orgulho é a razão principal para os pretendentes das irmãs Bennet não as aceitarem.
Através desse romance, Joe Wright acabou marcando uma grande presença em Hollywood. Em seu trabalho inicial ele já provou ser um excelente diretor, vindo alguns anos mais tarde a dirigir o supremo "Desejo e Reparação" (Atonement, 2007). Sua grande competência em dirigir de forma exata cada detalhe de cada cena, lhe deu a oportunidade de reconhecimento. Esse reconhecimento com certeza o levará longe daqui alguns anos, e quem sabe um Oscar não o espera em breve.
Cheio de leveza e conteúdo, Orgulho e Preconceito é um dos filmes mais importantes dos últimos anos, sabendo mostrar com beleza e louvor a fórmula exata de uma belo romance. O final delicioso com certeza fará muitos corações derreterem em plena satisfação. Excelente!
Nota: 9.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário