Encontre seu filme!

sábado, 22 de janeiro de 2011

5 Trilhas Fantásticas de 2010

É incrível o poder que uma trilha sonora pode ter sobre uma cena. Uma cena meia-boca ou mesmo medíocre pode ser engrandecida por uma trilha bem executada, criativa e magistralmente conduzida. Imagine, então, o poder que uma grande trilha exerce sobre uma grande cena! É assim que nascem as obras-primas...


Se você é um daqueles que, como eu, assistem ao filme às vezes usando mais os ouvidos do que os olhos, este artigo traz as minha seleção pessoal das cinco trilhas sonoras mais espetaculares do ano passado.  Embora um único filme tenha tido mais de uma composição memorável, restringi-me a melhor trilha, na minha opinião, de cada filme. Note, ainda, que as trilhas abaixo não estão em ordem de preferência, mas em ordem alfabética.


Espero que seus ouvidos adorem as músicas abaixo.


1. Coming Back Around (Como Treinar seu Dragão)
                                                                                         por John Powell


John Powell, cuja grande reputação em Hollywood condiz com seu talento, fez da trilha de Como Treinar o seu Dragão uma das mais belas do ano, e uma das melhores da animação contemporânea. Não é muita surpresa se o filme for indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, que foi ganho por uma outra animação no ano passado, o sensacional Up - Altas Aventuras. Este Coming Back Around sintetiza todo o espírito da trilha geral, concluindo-se de forma genial com uma salva de tambores. A inspiração céltica de Powell para a trilha acrescenta-lhe um charme impressionante. Simplesmente divina!

2. Dream is Collapsing (A Origem)
                                                 por Hans Zimmer


Zimmer, outro compositor que já firmou uma sólida e invejável carreira na Hollywood contemporânea, dividiu opiniões quanto à trilha de A Origem. Por vezes descrita como frenética demais, esta tecno-trilha é expoente máxima da vertente eletrônica das trilhas sonoras no cinema. Sim, para alguns ela pode soar perturbadora, mas o seu espírito elétrico e incansável aguça a mente do ouvinte. Combina perfeitamente com o clima do filme, engrandece suas cenas de ação e literalmente energiza quem a ouve. Vale por umas dez latas de Redbull.

3. In Motion (A Rede Social)
                                     por Trent Reznor
                                          & Atticus Ross


A dupla, pouco conhecida pelo grande público, compôs uma das raríssimas trilhas que combinam em absolutamente tudo com o filme que acompanham: suas batidas fortes e seu som tecnológico lembram uma corrente de bits e bytes em constante movimento. Este In Motion, na cena em que o pervertido Zuckerberg hackeia toda Harvard, é simplesmente o exemplo máximo de como se conduzir uma trilha sonora.

4. The Son of Flynn (Tron - O Legado)
                                                                por Daft Punk


Quem disse que trilhas sonoras geniais são exclusivas de filmes geniais? Daft Punk talvez tenha sido a única mente verdadeiramente criativa neste meia-boca Tron - O Legado. Os efeitos sonoros do filme, aliado à trilha sensacional de Punk, conseguiram salvar a produção da Disney da mediocridade; como dito, uma ótima trilha sonora faz uma santa diferença! Em destaque, a música The Son of Flynn, um momento verdadeiramente inspirador.

5. You've Got a Frient in Me - Espanhol (Toy Story 3)
                                                                                         por Randy Newman
                                                  em conjunto com a banda The Gipsy Kings


A letra original da lendária canção indicada ao Oscar foi adaptada para uma animada e rica versão latina, numa inspiração ao hilário Buzz Lightyear "modo espanhol". Coroa uma das melhores cenas do filme, exibida durante os créditos, com Buzz mostrando todo o seu espírito latino.

Dois destaques especiais:

Elas não apareceram nos CD's oficiais dos filmes, mas talvez tenham brilhado mais do que as trilhas propriamente ditas. Foram músicas compostas para ou usadas exclusivamente nos trailers promocionais dos filmes A Rede Social e A Origem. Quanto ao primeiro, seu trailer se tornou um dos mais lindos do ano graças ao uso de Creep, clássico do Radiohead adaptado pelo coral Scala & the Kolacny Brothers.


A outra grande jóia do ano foi a soberba trilha para A Origem, composta por Zack Hemsey para acompanhar um dos trailers mais eletrizantes do ano. A música em questão chama-se Mind Heist:


Uma prova de que os trailers, e não somente os filmes, também podem se transformar em obras de arte.

4 comentários:

  1. Gostei da matéria, Diogo! Trilhas sonoras realmente possuem grande importância na condução de um filme.

    ResponderExcluir
  2. As trilhas sonoras de A Origem e A Rede Social são mesmo ótimas - principalmente a do filme de Fincher. Tron eu não vi, mas me falaram que o Daft Punk fez um trabalho incrível.

    =]

    ResponderExcluir
  3. Cisne Negro tem uma trilha excepcional também, com excessão de Tron que não curti tanto, as outras são mesmo incriveis.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito da trilha de A Origem, achei pouco original (ao contrário do filme) e melembrou muito The Dark Knight. Tron eu só quero ver por causa do Daft Punk :)

    ResponderExcluir