Encontre seu filme!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Edward Mãos de Tesoura (1990)


Desde muito, conhece-se a parceria Tim Burton e Johnny Depp, eles são uma das duplas de maior sucesso público perante o cinema, e isso se deve basicamente pela velha equipe que ambos formaram ao longo de seus projetos. Basicamente, isso se concretizou no início da década de 1990, com uma das obras mais sensíveis e belas já criadas aos olhos do cinema. Edward Mãos de Tesoura chegou às telas com várias honras em sua bagagem: Primeiramente, confirmar o talento e criatividade de seu diretor, iniciar uma das equipes mais famosas do cinema, e por fim, marcar seu nome na história do cinema e concretizar-se a um público que cresceu com ele.

O roteiro do filme advém de uma criação do próprio diretor e sua assistente Caroline Thompson (que trabalhou com o cineasta em alguns de seus projetos), que criaram uma fábula contemporânea cheia de brilho e magia, e como não podia deixar de ser, com o estilo sombrio de Burton. Conta a singela história de Edward, um jovem diferente de todos os outros, pois este possui tesouras no lugar das mãos, então ele é acolhido pela simpática vendedora de cosméticos, Pegg, então o mesmo irá trazer alegria e ao mesmo tempo revolta em toda a vizinhança.

Sobre este enredo aparentemente simples, Tim Burton construiu um lindíssimo conto de fadas contemporâneo e firmou com este, seu status e fama no mundo cinematográfico, não só pelas qualidades deste trabalho, mas também pelas projeções que Edward alcançou, tornando-se um dos personagens mais conhecidos e queridos do mundo do cinema e, marcando seu reconhecimento perante público e crítica.



Para ilustrar esta linda história contamos com uma estética arrebatadora, passando por paisagens soturnas aos visuais pra lá de divertidos. Burton é também reconhecido pela cenografia sempre deslumbrante presente em suas películas, Edward não é diferente, possui imagens fabulosas e cria suas características próprias, sem soar pretensioso ou ambicionar sobre suas projeções.

Vivendo a fábula, temos um elenco primoroso, que são elementos-chave para tornarem seus personagens tão marcantes e queridos. Para começar, vamos ao nosso protagonista, o carismático Edward é vivido numa grandiosa atuação de Johnny Depp (sem dúvidas, a melhor de toda a sua carreira), que entrega um personagem virtuoso, divertido e, sobretudo cativante. Completando o casal principal, temos Winona Ryder inspirada, com inocência e carismas ímpares. Aos coadjuvantes vêm os grandes nomes de Diane Keaton e Alan Arkin, respectivamente como o gentil casal Pegg e Bill.

A direção de Burton é leve. Seu compromisso maior era contar a sua história ao público de maneira eficiente e criativa. O objetivo foi concluído. O filme possui tudo a seu favor, desde sua parte técnica fazendo contraste entre o belo e o bizarro a sua narrativa suave e agradável, que faz com que o filme surta um efeito leve para aqueles que o assistem.



Edward sempre marcou presença durante os tempos por ser nome concreto nas sessões da tarde da rede globo, o que fez com que para alguns o filme torna-se desgastante e desvalorizado. Isso em certo aspecto prejudica a imagem do filme. Sendo, porém que suas qualidades reais não são nem um pouco diminuídas ou ofuscadas por este inconveniente.

Estamos diante de um clássico do cinema moderno. Um triunfo irreprochável de seu diretor e indispensável ao público cinéfilo (ou não). Uma obra prima imprescindível que através de sua simplicidade e criatividade consegue manter seu alto valor após tantos anos desde sua realização. Edward Mãos de Tesoura foi um marco definitivo na carreira de Tim Burton, e que mantém-se vivo até hoje na memória e no coração de seus apreciadores, e assim continuará por muito, muito tempo.

Nota: 10.0



2 comentários:

  1. Melhor filme do Tim Burton, sem comparação. Lindo de doer.

    ResponderExcluir
  2. Uma das fábulas mais inventivas do cinema. Não é o melhor do Burton, mas é um grande filme, isso não se nega.

    ResponderExcluir