Encontre seu filme!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fargo - Uma Comédia de Erros (1996)

No cinema, quando se fala em humor negro, os primeiros que vêm à mente de todos no mesmo instante é o de Joel e Ethan Coen (Queime Depois de Ler; Matadores de Velhinhas), ou simplesmente os irmãos Coen. Se hoje atribuímos esta fama a dupla nesta área, o prelúdio de todo este reconhecimento ocorreu no ano de 1996, onde eles criaram um símbolo do que viria ser marca registrada de suas carreiras. Fargo - Uma Comédia de Erros canalizou e amadureceu ainda mais o talento já visível dos diretores, eventualmente, tornou-se um dos filmes mais elogiados e bem vistos de sua filmografia, e até hoje é querido e estimado pelo grande público.

Fargo impulsionou todas as ousadias e os projetos posteriores dos irmãos, pois foi através da consagração deste filme que a carreira deles deslanchou de vez aos olhos do público e da crítica mundial. Os elementos empregados neste filme fizeram com que sua qualidade cinematográfica continuasse preservada (mais de 15 anos após sua realização), e seu humor sarcástico divertisse até hoje, sem que em momento algum durante sua projeção possa parecer datado. Mesmo com os passar dos anos, Fargo conseguiu proezas incríveis, em manter-se na memória de seu público, consagrar ainda mais a trajetória dos Coen e moldar definitivamente seu lugar não apenas em uma década, mas na história geral do cinema.

A trama de Fargo é inicialmente simples, entretanto com os eventos e situações inesperadas que ocorrem diante da partida inicial, o que antes era uma bola de neve torna-se uma irreversível avalanche. Conta a história de um homem que ambiciona a fortuna de seu sogro, e para isso planeja o seqüestro de sua esposa, para que o preço que o pai dela pagar pelo resgate vá parar em suas mãos, mas tudo toma dimensões imprevisíveis quando os criminosos contratados para o ato passam a se meter em situações inesperadas, e uma honesta policial passa a adentrar na investigação do caso, tornando o que parecia o plano perfeito numa enxurrada de imprevisibilidades.


O filme toma lugar em uma ambientação polar, num cenário imerso pelo branco e pela climatização gélida. De fato, Fargo é uma cidade verídica situada na Dakota do Norte, EUA, e todos os acontecimentos ali apresentados fazem parte de uma história real que aconteceu na cidade durante os anos 80. É diante desta verossímil trama policial que os Coen mesclam a sua capacidade cinematográfica, e da soma destes fatores resultou num dos filmes mais improváveis da filmografia deles, que figura hoje como um perfeito exemplar no que diz respeito ao humor negro e a tragicomédia.

Os Coen (mais uma vez) demonstram sua engenhosidade em lidar com tramas simples e montá-las de uma forma inesperada e incrivelmente eficiente. Fargo seria o precursor deste talento, não apenas por ter sido um dos mais premiados, mas sim por conseguir apresentar ao mundo a capacidade da dupla, que posteriormente viria a nos presentear com mais e mais trabalhos que fazem valer seu reconhecimento na área cômica. Este seria o filme decisivo a qual os fatores que explicam a qualificação dos Coen neste ramo. Fargo possui em sua essência elementos (inteligência, irreverência, ironia, sarcasmo...) que preenchem a carreira dos irmãos, explicando o porquê destes receberem o atestado de genialidade.

Toda a sátira cômica e amarga aos acontecimentos corriqueiros de toda a sociedade funciona para canalizar de vez o poder e a relevância de Fargo. Com seu humor atípico e sua história dotada de venturas e desventuras típicas dos trabalhos da dupla, Fargo concretiza-se como um grande representante da genialidade dos irmãos Coen, e do quão importante são suas respectivas presenças perante do cinema, tornando este um meio de entretenimento ainda mais eclético, e por assim dizer, mais qualificado.

Nota: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário