Encontre seu filme!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ligadas pelo Desejo (1996)

Um pouco antes de terem realizado o revolucionário e inovador Matrix, os irmãos Andy e Larry Wachowski já havia chamado a atençao com um filme muito peculiar: Ligadas pelo Desejo. O filme, escrito às pressas pelos irmãos com o objetivo de provar que poderiam realizar projetos maiores, chamou a atenção da critica e do publico, trazendo uma nova roupagem ao estilo noir, inserindo uma boa dose de lesbianismo. Lesbianismo esse, que fez a tão famosa união entre Jennifer Tilly e Gina Gershon.

A trama é uma coisa basicamente rasteira: Violet (Tilly) é a mulher de um poderoso chefão da Máfia (Joe Pantoliano), que está cansada de ser espancada pelo rude sujeito. Ela se envolve com uma ex-presidiária, Corky (Gershon), e ambas trocam juras de amor. Mas para conseguirem a liberdade, precisam armar um plano para matar o bandido e fugir com todo seu dinheiro.

Ligadas pelo Desejo é um filme noir dos bons: reviravoltas, visual calcado no negro, tatuagens, tiros, enfim, tudo o que um filme do tipo exige. Mas como já dito, o filme exala um interessante clima lésbico/sexual no ar, o que convenhamos, deixa tudo bem mais interessante. As protagonistas são limitadas é verdade, mas suas expressõe sensuais e ousadas, o visual e os trejeitos “lesbianicos” deixariam qualquer diretor de filmes pornôs muito orgulhoso.
Claro, todo esse nivel erótico faz o filme ser voltado, principalmente, ao público masculino, ávido por ver duas mulheres sensuais “se pegando”. Não à toa, a cena de sexo entre as duas, cuja câmera faz um provocante giro de 360 graus, se tornou mundialmente famosa entre os homens, justamente por ser o tipo de imagem que permeia a mente do gênero masculino.

Mas fora isso, o filme não apresenta mais nada de espetacular. A narrativa é básica, quadradinha, sem maiores rodeios. Os personagens são ocos, e só fazem exibir sua ambição pelo dinheiro e pelo poder (e pelo sexo, é claro). E o desfecho, obviamente, não deixa de ser previsivel, embora exista uma grata dose de tensão no ato final.

Ligadas pelo Desejo ainda acarretou uma boa fama em festivais alternativos, como o Fantasporto, realizado anualmente na cidade de Porto, Portugal, e até uma indicação ao MTV Movie Awards (pff) de melhor beijo. No geral, é um filme simples, mas que gera interesse, não apenas pela fama que possui, mas também pela curiosidade de ver o filme que alavancou a carreira de Andy e Larry Wachowski.

Nota: 7.0


Nenhum comentário:

Postar um comentário