Encontre seu filme!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pequena Miss Sunshine (2006)


Uma Viagem. Um destino. Um prol. Muitas aventuras. Pequena Miss Sunshine concretiza uma velha e honesta mensagem através de uma linguagem arrojada e uma trama divertida e original. O filme é uma longa jornada de uma desajustada família em prol da realização de sua caçula, esta que será o fator principal a interligar todos eles, para que entendam os problemas um dos outros e dessa forma passem a cultivar mais e mais a principal semente da estrutura familiar: A união.

Além de agregar o público em mensagens ternas de perseverança e confiança, Pequena Miss Sunshine conseguiu somar um relevante sucesso comercial e aderir a isso a fama e o reconhecimento que conquistou. O filme consegue algo não muito corriqueiro nas produções cinematográficas atuais, pois ele mantém através de uma linguagem arrojada, uma história concreta, mas que flerta com o inimaginável e o imprevisível. Pequena Miss Sunshine utiliza de um diferente método de entreter o espectador, isso porque, ele descarrega temas fortes em tela e trata-os com honestidade e maestria, sem que em nenhum momento pareça forçado ou impalpável. De modo algum. Os assuntos densos (depressão, homossexualismo, drogas, relações familiares) que o filme abrange enriquecem a história como um todo, interna (por aderir estes a sua mensagem central) e externamente (por contribuir com uma imagem mais madura).

Conta a história da pequena Olive, uma esperta e meiga garotinha que é convocada a participar de um concurso de beleza para pré-adolescentes, sendo assim realizar seu grande sonho de estrear nas passarelas. Então sua desengonçada família embarca numa Kombi junto com a garota para a longínqua Califórnia onde o evento será realizado. Então, durante essa frenética jornada, eles passaram por provações e barreiras, fazendo com que cada qual reflita sobre o que realmente importa para suas vidas.


Mesmo que atmosfera agradável do filme possa imprimir um tom mais pueril ao filme, não se engane, Pequena Miss Sunshine é um filme triste, por tratar da personalidade do ser humano a fundo, suas falhas, seus problemas e seus conceitos. Entretanto, ao final de toda a projeção temos para arredondar qualquer provação que a família Hoover passou, uma mensagem de recuperação e amadurecimento, tanto para os personagens da trama quanto para o público, por ter sido cúmplice durante todo este longo e denso caminho.

Além da eficaz direção e das belas interpretações, um dos quesitos de mais destaque nesta inusitada produção é seu fissurante roteiro, este honrado com o prêmio de melhor roteiro original pela academia, além de várias outras indicações e prêmios que o filme foi reconhecido em merecer. Sua história mescla todos os fatores que agradaram o grande público, desde suas deliciosas passagens de humor a sua pesada carga dramática, tudo numa mixagem estrema que une o conteúdo útil ao entretenimento agradável.

Mais do que apenas um road-movie, Pequena Miss Sunshine encaminha seu público a uma viagem de sentimentos, onde existe apenas as pessoas como elas são, tentando sempre buscar o melhor para as pessoas que amam, onde estão inconscientemente amadurecendo e se aprimorando mais e mais com isso. O filme mostra que mesmo sobre os altos e baixos das relações pessoais, um único e válido propósito, onde através deste eles descobriram a importância da união familiar e concluíram juntos, uma jornada de verdadeira superação.

“O verdadeiro fracassado não é alguém que não vence. O verdadeiro fracassado é aquele que tem tanto medo de não vencer que não chega a tentar.” (Little Miss Sunshine)

Nota: 8.0


2 comentários:

  1. Adoro esse filme! A cena da apresentação dela é sensacional, foge do óbvio e ainda nos passa uma puta lição.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Existem muitos filmes sobre famílias disfuncionais, mas esse aqui ganha de todos com méritos. Adoro a história e as performances de todo o elenco!

    ResponderExcluir