Encontre seu filme!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tempos Modernos (1936)


Charlie Chaplin conseguiu através de sua forma de se fazer arte, documentar seu nome na história do cinema em geral. A cada capítulo de sua filmografia, Chaplin nos transporta aos muitos paralelos de sua criatividade, seja uma viagem pela comédia (pela qual tornou-se famoso), ou pelo drama, a qual o diretor sabia guiar igualmente com maestria. Tempos Modernos é uma comédia suave que nos remete ao início do período industrial americano, o diretor faz uma análise do domínio das máquinas e da modernização sobre a vida dos humanos, através de um humor leve (para uns considerado até ingênuo) e sofisticado.

Tempos Modernos é um dos filmes mais conhecidos e queridos do cineasta, e mesmo parecendo para alguns uma comédia pueril, Chaplin imprime neste, a força de sua crítica social, mostrando a alienação que a industrialização trouxe durante aquela época a mente das pessoas, estas, que queriam viver suas vidas sobre influência do desenvolvimento mecânico e conseqüente esquecem aos poucos que a simplicidade é o bastante para tornar a vida qualificada.

Aqui, Chaplin vive um humilde operário de uma fábrica (que esta entrando num processo acelerado de industrialização), que em conseqüência do ritmo de trabalho, acaba por enlouquecer, então é demitido, vindo em decorrência a parar em um hospital, em seguida, a ser confundido com um líder comunista (mais uma sacada crítica) e indo parar na prisão. Neste ciclo de desastres, ele então encontra uma jovem órfã, por quem se afeiçoa e passa a querer ajudar.

Embora tenha sido realizado a mais de 70 anos atrás, Tempos Modernos mantém seu humor preservado e seguro, a comédia e irreverência não mostram-se desgastados pelo tempo, pelo contrário, reforço que foi com o tempo que essa obra passou a receber seu devido valor e sua consideração perante o cinema e a arte, pois além de ser um trabalho cativante e terno, Tempos Modernos é responsável por momentos marcantes e as algumas cenas mais antológicas da memória do cinema.


É crível que Chaplin é um dos maiores criadores de imagens da história, multifacetado, o humorista tinha o dom de contagiar o público com produções mudas, refletindo apenas as cenas com ausência som, e mesmo dessa forma, o espectador consegue captar todo o sentimento e o brilho que ali foi passado, sem perder um milímetro de força e beleza.

Mesmo sobre uma capa cômica, a análise de Chaplin sobre o período da industrialização é contundente e coerente, pois este personaliza em seu personagem todas as mensagens e resoluções que procurou repassar, mostrando através das singelas figuras do operário maluco e da pequena órfã, que a vida pode ser bela se vivida com simplicidade, sem esquecer jamais de seus valores ou se hipnotizar com a chegada da modernidade, então, visivelmente, está mensagem deixada pelo filme continua viva até hoje, pois mesmo tempos após a realização deste, a situação parece não distinguir-se muito se analisarmos o nosso prisma social contemporâneo.

Tempos Modernos é isso. Um clássico que ainda se mostra atual; um puro e distinto exemplar do cinema de Chaplin, e de sua suma importância diante dessa arte. Um dos poucos artistas que conseguiu - e consegue - como ninguém, através de seus muitos triunfos e façanhas, trazer alegria e emoção aos seus espectadores, e por fim, estampar um sorriso em cada um destes.

Nota: 9.0

Trailer do Filme:


4 comentários:

  1. Ótimo texto. Você homenageia uma autentica lenda!

    ResponderExcluir
  2. Está entre meus filmes favoritos *__*

    Na minha opnião, é a melhor realização do Chaplin.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o elogio, Marcelo. Fico lisonjeado por ele, e por sua presença aqui no Blog. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tempos Modernos é o meu preferido do Chaplin. Obra-prima incontestável.
    Belo texto.

    ResponderExcluir