Encontre seu filme!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fale com Ela (2002)


Uma das grandes obras-prima do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Fale com Ela merece um grande destaque. Totalmente original, forte e dramática, essa obra também conta com uma direção dedicada e personagens bastante intensos.

Para aqueles que ainda não viram, Fale com Ela é basicamente uma história de dramas amorosos. Aliás, o amor é o ponto alto do filme. Benigno (Javier Cámara) é um enfermeiro que nutre um amor platônico pela paciente em coma Alicia (Leonor Watling), cuidando dela com exclusividade e todo o carinho do mundo. Em outra ponta, conhecemos o amor do jornalista Marco (Darío Grandinetti) pela toureira Lydia (Rosario Flores), que depois de ferida gravemente em uma tourada vai parar em coma no hospital onde Benigno trabalha. Benigno e Marco agora se encontram em situações parecidas que os une numa forte amizade. A única coisa que podem fazer agora por suas amadas é falar com elas.

A história é muito boa, contando com personagens de extrema delicadeza. Muito comum em filmes de Almodóvar, os personagens são de certa forma sem sexo. Sim, porque Benigno, apesar de amar loucamente Alicia, tem traços femininos e delicados, já que, entre outras coisas, ele sabe fazer unhas, cortar cabelos além de suas habilidades em enfermagem. Marco, por outro lado, tem uma postura mais máscula, mas se mostra um homem bastante sensível e emotivo, chorando toda a vez que vê algo ruim ou até mesmo belo. Lydia é uma personagem forte, que exerce uma profissão bastante masculina e não aceita receber ordens de homens. Como se pode notar, a diferença entre os sexos é nula nesse filme, fazendo-nos focar apenas nos conflitos emocionais de cada personagem.

Ainda a respeito da forma como Almodóvar montou seus personagens, nunca o diretor foi tão inovador, criando protagonistas praticamente mortas. Alicia e Lydia passam a maior parte do filme deitadas em coma. Mas isso não as torna menos importantes. Pelo contrário, elas são as personagens centrais e tudo acontece em volta delas. As diversas posições de câmera filmando as personagens deitadas na cama, nos faz vê-las de muitos ângulos, o que acaba nos mostrando todo o cuidado do diretor com elas. Com isso acabamos por entender também o carinho de Benigno por sua amada.


O filme contém diversas manifestações artísticas. No começo e no final vemos mulheres numa coreografia dramática, no espetáculo da grande bailarina Pina Bausch. Há também uma super bem feita e real cena de tourada. Vemos também um trecho com a participação de Caetano Veloso, mostrando o apreço de Almodóvar pela nossa música. Mas o que mais chama a atenção em tudo é o curta em preto e branco que Almodóvar cria na metade do filme, Amante Minguante. O curta é de extrema importância na história, desencadeando uma série de acontecimentos na vida de Benigno e Alicia.

O filme conta com a participação de grandes atores, como por exemplo Geraldine Chaplin na pele de Katerina, dedicada professora de balé de Alicia. Também há a participação da bela Paz Vega no curta Amante Minguante. Outros personagens também são tratados com carinho por Almodóvar. A própria Katerina mostra um amor demasiado dedicado por Alicia, assim como Rosa (Mariola Fuentes), uma enfermeira do hospital, tem uma paixão secreta por seu colega de trabalho Benigno. Até em histórias menores, se pode ver um carinho do diretor por seus personagens.

Em suma, Fale com Ela é um filme tocante, que trata de temas profundos como o amor, a solidão e a comunicação. Um belíssimo trabalho vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Mesmo não vencendo nessa categoria, Almodóvar com certeza provou mais uma vez com essa obra ser um dos mais importantes diretores da atualidade.

Nota: 9.5

Um comentário:

  1. Esse filme é simplesmente fantástico. Merece nota 10. Interpretação, fotografia, direção, roteiro... TUDO. Almodovar é gênio.

    ResponderExcluir