Uma das grandes obras-prima do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Fale  com Ela merece um grande destaque. Totalmente original, forte e  dramática, essa obra também conta com uma direção dedicada  e  personagens bastante intensos.
Para aqueles que ainda não viram, Fale com Ela é basicamente uma  história de dramas amorosos. Aliás, o amor é o ponto alto do filme.  Benigno (Javier Cámara) é um enfermeiro que nutre um amor platônico pela  paciente em coma Alicia (Leonor Watling), cuidando dela com  exclusividade e todo o carinho do mundo. Em outra ponta, conhecemos o  amor do jornalista Marco (Darío Grandinetti) pela toureira Lydia  (Rosario Flores), que depois de ferida gravemente em uma tourada vai  parar em coma no hospital onde Benigno trabalha. Benigno e Marco agora  se encontram em situações parecidas que os une numa forte amizade. A  única coisa que podem fazer agora por suas amadas é falar com elas.
A história é muito boa, contando com personagens de extrema delicadeza.  Muito comum em filmes de Almodóvar, os personagens são de certa forma  sem sexo. Sim, porque Benigno, apesar de amar loucamente Alicia, tem  traços femininos e delicados, já que, entre outras coisas, ele sabe  fazer unhas, cortar cabelos além de suas habilidades em enfermagem.  Marco, por outro lado, tem uma postura mais máscula, mas se mostra um  homem bastante sensível e emotivo, chorando toda a vez que vê algo ruim  ou até mesmo belo. Lydia é uma personagem forte, que exerce uma  profissão bastante masculina e não aceita receber ordens de homens. Como  se pode notar, a diferença entre os sexos é nula nesse filme,  fazendo-nos focar apenas nos conflitos emocionais de cada personagem.
Ainda a respeito da forma como Almodóvar montou seus personagens, nunca o  diretor foi tão inovador, criando protagonistas praticamente mortas.  Alicia e Lydia passam a maior parte do filme deitadas em coma. Mas isso  não as torna menos importantes. Pelo contrário, elas são as personagens  centrais e tudo acontece em volta delas. As diversas posições de câmera  filmando as personagens deitadas na cama, nos faz vê-las de muitos  ângulos, o que acaba nos mostrando todo o cuidado do diretor com elas.  Com isso acabamos por entender também o carinho de Benigno por sua  amada.
O filme contém diversas manifestações artísticas. No começo e no final  vemos mulheres numa coreografia dramática, no espetáculo da grande  bailarina Pina Bausch. Há também uma super bem feita e real cena de  tourada. Vemos também um trecho com a participação de Caetano Veloso,  mostrando o apreço de Almodóvar pela nossa música. Mas o que mais chama a  atenção em tudo é o curta em preto e branco que Almodóvar cria na  metade do filme, Amante Minguante. O curta é de extrema importância na  história, desencadeando uma série de acontecimentos na vida de Benigno e  Alicia.
O filme conta com a participação de grandes atores, como por exemplo  Geraldine Chaplin na pele de Katerina, dedicada professora de balé de  Alicia. Também há a participação da bela Paz Vega no curta Amante  Minguante. Outros personagens também são tratados com carinho por  Almodóvar. A própria Katerina mostra um amor demasiado dedicado por  Alicia, assim como Rosa (Mariola Fuentes), uma enfermeira do hospital,  tem uma paixão secreta por seu colega de trabalho Benigno. Até em  histórias menores, se pode ver um carinho do diretor por seus  personagens.
Em suma, Fale com Ela é um filme tocante, que trata de temas profundos  como o amor, a solidão e a comunicação. Um belíssimo trabalho vencedor  do Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado ao Oscar  de Melhor Diretor. Mesmo não vencendo nessa categoria, Almodóvar com  certeza provou mais uma vez com essa obra ser um dos mais importantes  diretores da atualidade.
Nota: 9.5
 


 
 
Esse filme é simplesmente fantástico. Merece nota 10. Interpretação, fotografia, direção, roteiro... TUDO. Almodovar é gênio.
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