Encontre seu filme!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Lenda dos Guardiões (2010)


Me lembro da primeira vez em que assisti o trailer de A Lenda dos Guardiões. Me parecia apenas mais uma animação de visual bonito, mas quando vi que Zack Snyder era o responsável pelo comando do longa, minhas expectativas foram para as alturas. E não é pra menos, já que este diretor, além de ser um grande ententedor do cinema pop, foi responsável por duas surpreendentes adaptações de HQ, 300 e Watchmen – O Filme.

E apesar de ser uma animação (o que, logo de cara, irá chamar a atenção dos pequenos), o filme é claramente voltado ao público adulto. Debaixo da alcunha de “filme infantil”, vários assuntos mais sérios são abordados, como a guerra entre o bem e o mal, ou mais especificamente, a guerra entre as diferenças. A forma com que Snyder filma o assunto não é nem um pouco adequado para as crianças, já que as cenas de batlha apresentam um considerável nível de violência e mortes. Mesmo que o filme já tenha chegado em DVD, fica o aviso.

Soren é uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas de uma grande ameaça. Enquanto Soren sonha em algum dia unir-se a seus heróis, seu irmão mais velho, Kludd, zomba da ideia. Mas a inveja de Kludd tem consequências terríveis - fazendo com que seus irmãos mais novos caiam de seu ninho no topo da árvore direto para as garras dos Puros. Agora é preciso que Soren realize uma fuga audaciosa com a ajuda de outras jovens corujas.


Como visto no trailer, o melhor que o filme tem a oferecer é o seu visual. Aqui, Snyder enriquece a tela com pequenos detalhes, que deixam tudo mais bonito e admirável de ser visto. O design das corujas é fantástico, e embora elas se pareçam muito uma com as outras, fica impossivel não se deslumbrar com a perfeição técnica alcançada pelo filme. De fato, existem momentos em que as corujas parecem ser de carne e osso.

O problema é que, excluindo os pequenos, que deverão se divertir com as cenas de vôo, o filme pouco empolga no resto. A trama é por demais desinteressante, e trabalhada de forma apressada. O heroísmo de Soren, por exemplo, não anima o espectador em momento algum, e fica difícil se importar com o desfecho que a situação irá tomar. As cenas de batalha são muito boas, isso não se nega, mas se houvesse uma conexão maior com os personagens, poderia ter sido algo muito mais animador.

Tudo o que resta é deixar se encantar pelo fantástico visual e a ótima trilha sonora, que até traz grande beleza a certas imagens (o vôo de Soren na chuva é lindo). Enfim, A Lenda dos Guardiões é uma experiência visual altamente satisfatórias, mas é desinteressante em todo o resto. E isto faz deste o pior trabalho de Zack Snyder até agora.

Nota: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário