Encontre seu filme!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Primeira Noite de um Homem (1967)


"Mrs. Robinson, você está tentando me seduzir. Não está?"

Considerado um dos melhores filmes já feitos, "A Primeira Noite de um Homem" faz parte do legado dos filmes de comédia, criando um gênero que mistura sexo, romance, adolescência e drama, o filme se tornou uma lenda, pois possui tudo que um filme perfeito deveria colocar: roteiro bem escrito, atuações cativantes, direção dedicada, inteligente e inspirada, trilha sonora perfeita para cada situação.A história é assim: Mrs. Robinson é casada, e por algum motivo não gosta do marido, conhece então Benjamin, um rapaz que acabou de completar a faculdade e ela o seduz e ele se torna seu amante, mas a situação recebe várias reviravoltas, pois ele se apaixona pela filha de Mrs. Robinson, e depois os conflitos são gerados a partir das ações e reações da história.

As Atuações

A atuação dos atores corresponde a cada situação, pois o filme envolve várias situações de gêneros diferentes: o romance, a comédia e até o drama. Dustin Hoffman foi lançado para o cinema com este filme, digamos que começou muito bem que até foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, vemos as características de Benjamin, o personagem de Dustin, nas diversas situações, ele é preocupado com seu futuro e muito inseguro nos rumos que toma, Dustin consegue atuar de formas diferentes, mas consegue continuar sendo o mesmo. A atuação de Anne Bancroft corresponde as minhas expectativas, pois ela é sensual, mas também é triste e precisa de Benjamin para esquecer isso. Katharine Ross faz Elaine Robinson, a filha de Mr. e Mrs. Robinson, ela aparece no meio do filme, mas se torna importante com sua atuação muito boa, ela não parece estar 100% perfeita no papel, mas consegue atender todas as expectativas, ela não foi perfeita, pois não apareceu tanto no filme, mas acaba tendo um papel OK.


NOTA: 10

A Direção

A direção de Mike Nichols foi a vencedora do Oscar de 1968, não sei se foi justa, pois não vi todos os filmes que foram indicados a essa categoria, mas ao meu ver ela é perfeita. Como Rodrigo Cunha diz em sua crítica, é uma aula de fazer cinema, o filme é obrigatório para futuros diretores, por causa da direção de Mike Nichols, as cenas estão muito bem elaboradas, Nichols fez com que tudo se misturasse perfeitamente, desde a fotografia até as cenas onde vemos "takes" com mudanças de cenas rápidas, esse foi o tipo de cena que influenciou muitos diretores a fazerem o mesmo que Nichols fez. A direção é o ponto mais alto da produção dos filmes, a de Nichols se mostrou a melhor direção de um filme de comédia já feito.

NOTA: 10

A trilha sonora é o acessório mais importante para construir o clímax e as cenas com emoções fortes, a trilha foi cantada por Simon & Garfunkel, as canções são divertidas de escutar e são muito boas, pois foram feitas para cada situação do filme, a canção "Mrs. Robinson" deve ser a mais conhecida, por causa da regravação do Lemonheads, a crítica que Rodrigo Cunha fez mostra bem como a trilha sonora deixou o filme mais interessante, como a cena de quando a gasolina acaba, quando a trilha acompanha a velocidade do carro de Benjamin, a cena do aeroporto tem um trilha com uma ótima sincronia, quando eu falei sobre os momentos de romance, drama e comédia na minha crítica podemos citar que a trilha sonora colabora com essas situações, o diretor deve ter adorado fazer essas montagens com as músicas, colocando-as em diversos locais tornando o filme mais divertido. A trilha sonora ganhou 2 Grammys.

NOTA: 10

Conclusão

"A Primeira Noite de um Homem" é uma obra-prima da comédia, tudo é positivo no filme até o que parece ser negativo, é uma pena que não fazem mais filmes de comédia como esse.

Nota: 10.0


Um comentário:

  1. A Primeira Noite de um Homem foi um dos primeiros filmes que eu comprei, obra - prima, perfeito em todos os sentidos!!! 10,0

    ResponderExcluir