O grande retorno do Homem de Aço demorou 20 anos para acontecer, onde  dezenas de roteiros, diretores e atores foram testados a fim de dar nova  vida ao herói, mas foi com a chegada do cultuado diretor de X-Man Bryan  Singer, que o projeto tornou-se realidade e levou milhões de fãs aos  cinemas em 2006!
Com um orçamento astrônomico, cerca de R$ 250 milhões, os produtores  tinham como objetivo transpor toda a magia do super-herói novamente para  as telonas, e contariam com o máximo da tecnologia oferecida por  Hollywood. Este filme foi o primeiro a ser totalmente filmado com a nova  câmera Gênesis, possuidora de uma resolução maravilhosa, que remete as  cenas do filme a um ar dos anos 40.
Se criou uma atmosfera de grande expectativa em relação ao filme, após  uma enxurrada de marketing do super-herói pelos quatro cantos do mundo,  mas Superman O Retorno não atingiu a arrecadação que a Warner desejava, o  que acabou as chances de uma possível continuação. O filme arrecadou  "apenas" R$ 200 milhões na sua pátria, levando em consideração que é um  mito pop por lá e considerado um herói exclusivamente americano!
Bryan Singer optou por não reiniciar a série, mas sim realizar uma  continuação a partir de Superman II (1980), o que foi um erro. Se era  para começar novamente, deveriam contar os fatos outra vez, para que os  novos fãs conhecessem mais a fundo a história do personagem. Além disto,  a maneira como Synger contou sua história, ela não possui cara de  continuação momento algum.
A ação foi deixada de lado e o romance entre Superman e Lois foi  destacado, deixando o filme muito arrastado e monótono por várias vezes.  Suas 2 horas e meia não passam rapidamente como um filme deste porte  deveria passar. Com um orçamento destes, Synger deveria ter aproveitado  melhor o que tinha em mãos, concentrando sua narrativa no herói.
Ao sair do cinema em 2006, tive a impressão que vi um filme fantástico,  mas ao caminho de casa você percebe que não foi assim. Foram quase 3  horas de filme que deixaram sua cabeça cheia de informações e efeitos  especiais, apenas isso.
Superman o Retorno já começa mal, se o destaque do filme é a tal viagem  que Superman fez ao espaço, porque não mostrar nada, nem ao menos  mencionar nada? Ficou muito superficial. Para dar certo realmente, o  filme deveria começar mostrando como era a Terra com ele, em seguida  mostrar como ele viaja e volta desanimado, após não encontrar vestígios  algum e agora sim mostrar como os habitantes estão aprendendo a viver  sem ele.
A impressão que fica é que Synger não soube como aproveitar de uma  maneira melhor o orçamento que possuia em mãos. Ele impos sua visão e  não se "importou" muito com os fãs. Não é preciso ser muito inteligente  para saber que os fãs iriam ao cinema para ver Superman voando pelos  céus, salvando a população, lutando contra vilões incríveis e por ai  vai.

O diretor deu enfoque ao seu romance que perdeu sua chance de entrar  para a história. O Cavaleiro das Trevas (2008) é um exemplo disto, mesmo  que a ação existe a todo instante, por trás está um grande roteiro bem  amarrado e que funcionou para os fãs, onde o mesmo já não pode se dizer  de Homem Aranha 3 (2007) que apesar de ter uma ação desenfreada (para  deixar os fãs loucos de emoção) não possuia um roteiro de peso e acabou  se perdendo na metade de sua projeção.
Acredito que isto deixou os fãs um pouco decepcionados, pelo fato de muitas expectativas terem sido destruídas. Superman O Retorno apesar de não possuir grandes cenas de ação, ainda  possui um roteiro legal dentro do mundo proposto por Synger. A trilha  sonora é um deleite de nostalgia para todos os fãs, e o que dizer da  fotografia, maravilhosa e esplêndida.
O filme é mais de Kevin Space do que de Brandon Routh, onde o vilão, bem  interpretado por Space, rouba a cena literalmente, oferecendo ao  público, um misto de diversão com maldade. Suas expressões faciais  revelam a personalidade do vilão a cada cena, sem necessitar de fala  alguma.
Kate Bosworth como Lois Lane não está legal, afinal, quando teremos uma  Lois que seja bonita e que se encaixa no papel? Margot era boa, dinâmica  e eficiente, porém não tinha um visual digno para Lois, agora Bosworth é  bonita porém não possui qualidade alguma para o papel..
Routh é muito parecido com Christopher Reeve, o eterno Superman dos anos  80, porém falha muito no quesito diferenciar as personagens. Qualquer  um poderia perceber que Clark é Superman, diferentemente de Reeve, que  mudava sua voz, sua postura, seu cabelo e personalidade. Brandon se  limita a ficar um pouco menos "atento" as coisas, um pouco bobo afinal,  muito pouco.
Apesar de muita polêmica em volta do filme, que ia do Cristianismo até  temas como a homossexualidade, a película recebeu mais críticas  positivas do que negativas.
Um novo projeto do homem de aço será anunciado neste próximo ano, por  obrigação de uma lei judicial, onde o herói alçara vôo novamente, e fãs  como eu esperamos um filme que realmente mostre o que é o Superman  realmente.
Saudoso Christopher Reeve...
Nota: 7.0
 

 
 
Superman - O Retorno não foi um erro.....foi o pior de todos.
ResponderExcluirAcompanho quadrinhos desde criança e digo: é a pior adaptação feita dos gibis para o cinema.
Lois Lane casada com outro? Kevin Spacey poderia ter sido um bom Lex Luthor....não foi devido a um roteiro fraco e que não empolga em momento algum.
Péssima adaptação.
Abraços
Belo texto Daniel, eu já tinha lido no CP, mas vc sabe que eu tenho uma visão diferente desse filme rs.
ResponderExcluirEu espero que o Zack Snyder não transforme o Superman em um filme pipocão, quero ver uma boa história =D