Encontre seu filme!

sábado, 23 de abril de 2011

Superman - O Retorno (2006)


O grande retorno do Homem de Aço demorou 20 anos para acontecer, onde dezenas de roteiros, diretores e atores foram testados a fim de dar nova vida ao herói, mas foi com a chegada do cultuado diretor de X-Man Bryan Singer, que o projeto tornou-se realidade e levou milhões de fãs aos cinemas em 2006!

Com um orçamento astrônomico, cerca de R$ 250 milhões, os produtores tinham como objetivo transpor toda a magia do super-herói novamente para as telonas, e contariam com o máximo da tecnologia oferecida por Hollywood. Este filme foi o primeiro a ser totalmente filmado com a nova câmera Gênesis, possuidora de uma resolução maravilhosa, que remete as cenas do filme a um ar dos anos 40.

Se criou uma atmosfera de grande expectativa em relação ao filme, após uma enxurrada de marketing do super-herói pelos quatro cantos do mundo, mas Superman O Retorno não atingiu a arrecadação que a Warner desejava, o que acabou as chances de uma possível continuação. O filme arrecadou "apenas" R$ 200 milhões na sua pátria, levando em consideração que é um mito pop por lá e considerado um herói exclusivamente americano!

Bryan Singer optou por não reiniciar a série, mas sim realizar uma continuação a partir de Superman II (1980), o que foi um erro. Se era para começar novamente, deveriam contar os fatos outra vez, para que os novos fãs conhecessem mais a fundo a história do personagem. Além disto, a maneira como Synger contou sua história, ela não possui cara de continuação momento algum.

A ação foi deixada de lado e o romance entre Superman e Lois foi destacado, deixando o filme muito arrastado e monótono por várias vezes. Suas 2 horas e meia não passam rapidamente como um filme deste porte deveria passar. Com um orçamento destes, Synger deveria ter aproveitado melhor o que tinha em mãos, concentrando sua narrativa no herói.

Ao sair do cinema em 2006, tive a impressão que vi um filme fantástico, mas ao caminho de casa você percebe que não foi assim. Foram quase 3 horas de filme que deixaram sua cabeça cheia de informações e efeitos especiais, apenas isso.

Superman o Retorno já começa mal, se o destaque do filme é a tal viagem que Superman fez ao espaço, porque não mostrar nada, nem ao menos mencionar nada? Ficou muito superficial. Para dar certo realmente, o filme deveria começar mostrando como era a Terra com ele, em seguida mostrar como ele viaja e volta desanimado, após não encontrar vestígios algum e agora sim mostrar como os habitantes estão aprendendo a viver sem ele.

A impressão que fica é que Synger não soube como aproveitar de uma maneira melhor o orçamento que possuia em mãos. Ele impos sua visão e não se "importou" muito com os fãs. Não é preciso ser muito inteligente para saber que os fãs iriam ao cinema para ver Superman voando pelos céus, salvando a população, lutando contra vilões incríveis e por ai vai.


O diretor deu enfoque ao seu romance que perdeu sua chance de entrar para a história. O Cavaleiro das Trevas (2008) é um exemplo disto, mesmo que a ação existe a todo instante, por trás está um grande roteiro bem amarrado e que funcionou para os fãs, onde o mesmo já não pode se dizer de Homem Aranha 3 (2007) que apesar de ter uma ação desenfreada (para deixar os fãs loucos de emoção) não possuia um roteiro de peso e acabou se perdendo na metade de sua projeção.

Acredito que isto deixou os fãs um pouco decepcionados, pelo fato de muitas expectativas terem sido destruídas. Superman O Retorno apesar de não possuir grandes cenas de ação, ainda possui um roteiro legal dentro do mundo proposto por Synger. A trilha sonora é um deleite de nostalgia para todos os fãs, e o que dizer da fotografia, maravilhosa e esplêndida.

O filme é mais de Kevin Space do que de Brandon Routh, onde o vilão, bem interpretado por Space, rouba a cena literalmente, oferecendo ao público, um misto de diversão com maldade. Suas expressões faciais revelam a personalidade do vilão a cada cena, sem necessitar de fala alguma.

Kate Bosworth como Lois Lane não está legal, afinal, quando teremos uma Lois que seja bonita e que se encaixa no papel? Margot era boa, dinâmica e eficiente, porém não tinha um visual digno para Lois, agora Bosworth é bonita porém não possui qualidade alguma para o papel..

Routh é muito parecido com Christopher Reeve, o eterno Superman dos anos 80, porém falha muito no quesito diferenciar as personagens. Qualquer um poderia perceber que Clark é Superman, diferentemente de Reeve, que mudava sua voz, sua postura, seu cabelo e personalidade. Brandon se limita a ficar um pouco menos "atento" as coisas, um pouco bobo afinal, muito pouco.

Apesar de muita polêmica em volta do filme, que ia do Cristianismo até temas como a homossexualidade, a película recebeu mais críticas positivas do que negativas.

Um novo projeto do homem de aço será anunciado neste próximo ano, por obrigação de uma lei judicial, onde o herói alçara vôo novamente, e fãs como eu esperamos um filme que realmente mostre o que é o Superman realmente.

Saudoso Christopher Reeve...

Nota: 7.0



2 comentários:

  1. Superman - O Retorno não foi um erro.....foi o pior de todos.

    Acompanho quadrinhos desde criança e digo: é a pior adaptação feita dos gibis para o cinema.

    Lois Lane casada com outro? Kevin Spacey poderia ter sido um bom Lex Luthor....não foi devido a um roteiro fraco e que não empolga em momento algum.

    Péssima adaptação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Daniel, eu já tinha lido no CP, mas vc sabe que eu tenho uma visão diferente desse filme rs.
    Eu espero que o Zack Snyder não transforme o Superman em um filme pipocão, quero ver uma boa história =D

    ResponderExcluir