Encontre seu filme!

domingo, 17 de abril de 2011

Prenda-me Se For Capaz (2002)


Steven Spielberg. 10 em cada 10 cinéfilos conhecem esse nome. Muitos por terem adentrado em sua filmografia, e outros simplesmente por saberem que este é um autentico diretor de Blockbusters. Esta fama deu-se início em 1975, quando este termo foi criado (respectivamente, “arrasa-quarteirões”) para designar o sucesso de seu filme Tubarão, que se tornou um sucesso arrebatador de bilheteria, e por fim, lançaria o nome do cineasta aos holofotes internacionais. A fama dos Blockbusters de Spielberg não parou por aí, vindo a lançar outros fenômenos lucrativos, passando desde a saga de Indiana Jones ao estrondoso Jurassic Park. Seja para o bem ou para o mal, Spielberg é de fato, um diretor de produções comercialmente cotadas, e mesmo por vezes usando um pano de fundo dramático e mais sério em suas obras, estas adquirem querendo ou não, status e sucesso.

O filme em questão não se eleva lucrativamente ao patamar dos grandes nomes já citados, mas por sua vez conseguiu conduzir um considerável sucesso comercial, tanto pelo nome do cineasta em sua marca, quanto pela dupla de atores que encabeça seu elenco. Prenda-me Se For Capaz é uma inteligente e refinada comédia guiada por Steven Spielberg, tendo como premissa a história de um real trapaceiro e de um agente instigado em seu caso. O roteiro é costurado a partir duma autobiografia escrita por Frank Abagnale Jr., contando o período de sua juventude, no qual se tornou um dos bandidos mais procurados dos Estados Unidos, tendo fraudado cheques, assumindo identidades falsificadas e com isso engordando sua conta bancária.

A trama narra a história do esperto Frank (DiCaprio), um jovem que passa a viver de trambiques, onde aplicava golpes em hospitais, aeroportos e bancos. Sua fama aumenta, e a polícia fecha o cerco para prendê-lo, eis que é escalado um agente do FBI (Tom Hanks) que fará de tudo para acabar com essa onda de golpes e não descansará até que Frank seja detido. Inicia-se um jogo fissurante de gato e rato, onde armadilhas, trapaças e muita perseguição recheiam esta deliciosa e sofisticada comédia policial guiada por um diretor competente e um elenco de primeira linha.


Por ser baseado em uma história verídica, os eventos presentes em Prenda-me Se for Capaz tornam-se ainda mais instigantes, induzindo ao rapidamente o público através de sua trama fascinante e deliciosa de se acompanhar. Outro quesito que atrai a atenção do público para si é sua forma diversificada de adaptar-se para uma comédia, tendo em vista que se trata de uma trajetória criminosa e, em seu pano de fundo (relação de Frank e seu pai), um drama consistente. Spielberg conseguiu moldar de forma (no mínimo) original, um fato real da história americana e condensá-lo numa aventura cômica, de personagens e situações inteligentes e divertidas.

O elenco possui uma gama admirável em cena. Os sempre ótimos Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, dão vida os protagonistas da história, mais uma vez, imprimindo a seus papéis uma autenticidade incrível, e mesmo que estes não exijam muito deles (pelo menos, não tanto quanto outros em suas carreiras), a dupla de atores modela grande interpretações, aderindo ainda mais força ao filme em si. Outro grande destaque é a atuação de Christopher Walker, como o pai do vigarista Frank, sua magistral interpretação rendeu a ele a indicação de melhor ator coadjuvante na noite do Oscar.

Direção esplêndida. Roteiro consistente. Atuações grandiosas. Situações impagáveis... Essas e outras inúmeras virtudes preenchem esta divertida e agradável comédia, aderindo a sua lista de recomendações que a torna um entretenimento de qualidade a qualquer espectador, seja este cinéfilo ou não. Prenda-me Se For Capaz é mais um exemplar da capacidade de Spielberg comandando uma obra de puro entretenimento (com conteúdo), a qual representará maravilhosamente bem seu gênero, e será por fim, bem vinda aos amantes do bom e delicioso cinema pipoca.

Nota: 8.0



Nenhum comentário:

Postar um comentário