Encontre seu filme!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Superman IV - Em Busca da Paz (1987)


Após o fracasso de crítica recebida por "Superman III" (1983), chegava em 1987 mais um filme do herói kryptoniano nos cinemas! Mais um fracasso e desta vez massacrado até mesmo por fãs!

Quando era criança, meu pai me levava na locadora, até então de VHS, e me lembro que só locava esta Parte 4! Eu gostava muito da luta no espaço, do Superman carregando a Estátua da Liberdade, enfim....! Hoje em dia, analisando bem, este filme é infinitamente inferior aos outros 3, em termos técnicos, porém não siginifica que seja tão pior em relação aos outros!

Sem dúvida alguma, seus efeitos especiais são deprimentes, a música não ajuda em nada e até algumas vezes só prejudica o material, sem contar a edição, que ACABOU com a história e o roteiro!


Como todos já sabem, o filme sofreu um drástico corte no orçamento, prejudicando o roteiro e tendo que jogar no lixo muitas cenas que iriam ser filmadas e outras que já tinham sido. O diretor Sidney J. Furie praticamente mutilou o filme tirando mais de 50 min. da película. O resultado são cortes de cenas absurdos, algo como o vôo de Lois com Superman, ou a interminável luta do Homem Nuclear contra o Superman! Como Superman sabia que o Homem Nuclear desejava a senhorita LacY Warfield? Algo que o telespectador entenderia caso o editor colocasse a cena em que Superman a usa como isca para pegar o Homem Nuclear, cena esta que pode ser conferida nos extras do DVD lançado no BOX.

O argumento de Christopher Reeve é algo interessante, e não bobo como o roteiro pastelão da parte III! A luta final na lua foi até legal, porém é difícil de engolir a trajédia de ver ele empurrando a lua e depois a Lacy Warfield respirando no espaço! Credo, como eles não perceberam isto? Desta vez Lois participa mais que na Parte III, tendo em vista que os Salkinds, que detentiam a produção dos longas sairam de cena para entrar a Cannon Group.! O vilão é horrível mas qualquer coisa é melhor que Richard Pryor!

Suponhamos que este "Superman IV" tivesse o mesmo tratamento técnico que "Superman III" por exemplo....seria um Sucesso estrondoso! Vejamos....com o roteiro e as atuações de "Superman IV" (tirando o Homem Nuclear) aliados a grande equipe técnica, com efeitos especiais, ótima edição, ótimo áudio...."Superman IV" seria visto com ótimos olhos também! O ator Christopher Reeve torcia muito para que este filme fizesse sucesso como os os 2 primeiros. No Making Of do longa, está alegre e ansioso em estar filmando esta 4ª parte, imaginando como seria a recepção do público! Foi muito injusto como este filme foi concebido! Mas enfim...é um filme ruim de se assistir porém prefiro este que "Superman III" onde é muito chato de se ver.

Nota: 7.0

2 comentários:

  1. Infelizmente as partes III e IV foram equívocos.

    O filme original é ótimo e foi um grande sucesso, lembrando que ele e a parte II foram filmadas juntas, porém o diretor Richard Donner que filmou quase tudo, brigou com os produtores e foi demitido, sendo substituído por Richard Lester que terminou o segundo longa.

    Com o sucesso, resolveram manter Lester para o terceiro filme e mudaram o foco para a comédia, o que se mostrou um grande erro.

    A parte IV tem melhor história, porém a produção da Cannon (Golam & Globus) acabou com o filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grandes equívocos mesmo. Este aqui ainda é melhor que a parte III (que é um dos piores de super-heróis que vi na vida), mas ainda é ruim pacas. Christopher Reeve não sabia mesmo o que estava fazendo.

    ResponderExcluir