Encontre seu filme!

sábado, 16 de abril de 2011

Uma Linda Mulher (1990)


Podem dizer o que for sobre Uma Linda Mulher, que é bobo, clichê, forçado..., mas não se pode negar uma coisa: é um filme delicioso. Poucos filmes tem tantas cenas boas e divertidas de se ver e ouvir tão sucessivamente. A cada nova cena, uma nova e agradável surpresa. O diretor Garry Marshall acertou em cheio nesse romance arrebatador, que levou milhões ao cinema, faturando alto em público e crítica.

Conta a história da prostituta Vivian (a linda Julia Roberts), contratada pelo milionário Edward Lewis (Richard Gere) para passar uma semana ao seu lado em eventos de negócios. Toda atrapalhada e sem nenhum pingo de noção de bons modos, Vivian aprenderá da forma mais luxuosa possível a viver na alta sociedade, nem que seja por uma semana. E, claro, como todo bom romance, os dois se apaixonam aos poucos nessa semana.

O filme só agradará em cheio aqueles que aceitarem embarcar numa história de contos de fada moderno, caso contrário não é recomendado. Mas para aqueles que embarcarem, não se arrependerão. Cheio de momentos agradáveis, o filme passa tão rápido que nem parece durar 1 hora e vinte minutos.

É repleto de momentos inesquecíveis, como as sequencias de Vivian fazendo compras na glamorosa Beverly Hills ao som da música-tema do filme "Pretty Woman". Há também os momentos cômicos, como quando Vivian tentar comer escargot num restaurante fino, ou quando choca a todos com sua postura pouco ortodoxa. Igualmente belas são as cenas românticas, como o primeiro beijo de Edward e Vivian.

Além de ser um mega sucesso, alcançando bilheterias na casa dos 400 milhões, Uma Linda Mulher definiu novos rumos em Hollywood. Nesse filme a atriz Julia Roberts foi catapultada ao estrelato, tornando-se uma das atrizes mais importantes da década de 1990, sendo que até hoje é uma grande figurona em Hollywood. O filme também serviu para ressuscitar a carreira de Richard Gere, que andava dando umas patinadas. Mostrou também um lado desconhecido do ator, já que foi sua primeira (e umas das poucas) comédias românticas. Juntando Roberts e Gere, Garry Marshall criou uma química arrebatadora, um dos grandes motivos para o filme ter dado tão certo.

Alguns anos depois, Marshall juntou o casal de atores novamente em "Noiva em Fuga" (Runaway Bride, 1999). Infelizmente, não conseguiu repetir a grande química do primeiro filme, mas conseguiu alcançar outra boa bilheteria. Marshall e Roberts vieram a trabalhar juntos mais uma vez recentemente no fraco "Idas e Vindas do Amor" (Valentine's Day, 2010), que não acrescentou nada no currículo de ambos.

De qualquer forma, Uma Linda Mulher é um filme marcante em muitos sentidos, além de ser responsável pelo estrelato de uma das atrizes mais respeitadas hoje em dia. Garry Marshall fez tão bem, que não se mostrou capaz de se superar em nenhuma outra obra posterior. Mas isso não importa, o que ele fez em Uma Linda Mulher já é mais do que suficiente.

Nota: 9.0

7 comentários:

  1. Este clássico eu vi há muitos anos. Ainda bem que seu blog avivou minha memória!

    ResponderExcluir
  2. ''Podem dizer o que for sobre Uma Linda Mulher, que é bobo, clichê, forçado..., mas não se pode negar uma coisa: é um filme delicioso.'''
    Eu que o diga, poderia assistir todos os dias e não iria cansar hehehe(vergonha )
    Mas Noiva em Fuga eu também não gostei muito,
    Belo texto!! =D

    ResponderExcluir
  3. O filme é lindo, ingênuo, sem maldade, um conto de fadas da modernidade mesmo.
    É de uma época em que ainda acreditava inocentemente na magia do beijo, tanto é que fiquei impressionado. A prostituta se entregava inteira com uma exceção, não beijava na boca. Fazia isso porque embelezava muito o beijo e era muito influente para o amor. E outra, uma disciplina moral como essa vindo de uma garota de programa, que não hesitava em fazer sexo oral ou qualquer sacanagem que lhe propusesse, com isso, ironicamente, uma mulher que vendia o corpo, mostrava a sua dignidade. O filme chega a ser um maravilhoso sonho. Entretanto, os tempos mudam, hoje em dia as meninas já chegam beijando qualquer um, sem nunca terem visto na vida.

    ResponderExcluir
  4. É um filme encantador, que se assiste com gosto, e ele passa aos olhos, que nem percebemos, além de Julia Roberts está sensacional!

    ResponderExcluir
  5. O casamento do meu melhor amigo é BEM melhor!

    ResponderExcluir
  6. Nunca revi esse filme desde a primeira vez que eu o conferi em VHS, mas lembro de ter adorado! Um dos papeis mais emblemáticos da carreira da Julia Roberts!

    ResponderExcluir
  7. Saudade do tempo em que as comédias românticas eram bem mais deliciosas do que repetitivas...

    ResponderExcluir